Início » Celular » Os dois jogos mais baixados e jogados do Steam são free-to-play, aponta pesquisa

Os dois jogos mais baixados e jogados do Steam são free-to-play, aponta pesquisa

Já os que a gente só compra e nunca joga totalizam 37% das listas de jogos.

Por
5 anos atrás

O formato free-to-play tem crescido cada vez mais no mundo dos jogos e, pensando bem, não deveria ser exatamente uma surpresa que os dois jogos mais “pertencidos” do Steam sejam desse formato. Afinal, sendo grátis, a chance de alguém baixar, nem que seja só para ver se gosta, é bem alta.

Prova disso é que, segundo um estudo feito pelo Ars Technica nos últimos dois meses, dois títulos dominam os demais no Steam: em primeiro lugar, Dota 2, com estimados 25,93 milhões de contas, seguido por Team Fortress 2, com 20,3 milhões, de acordo com o estudo. Depois deles dois, Half-Life 2: Lost Coast aparece em terceiro com uma diferença grande: 12,77 milhões de contas.

A maior parte do Top 20 feito pelo Ars Technica pertence à Valve – assim como o Steam, diga-se de passagem: 16 dos títulos que mais aparecem nas listas de jogos individuais foram criados pela empresa.

steammeter-graphs-0404.001

A lista acima mostra em quantas contas o jogo aparece, mas isso não quer dizer que ele foi, de fato, jogado – essa cena deve ser comum para você: uma compra por impulso (um beijo, mega promoções) que vira um jogo eternamente encostado na sua biblioteca de jogos. A pesquisa mostrou que 37% de todos os jogos vinculados a contas nunca foram jogados, o que nos leva ao gráfico abaixo (note que somente os free-to-play têm 100% de “aproveitamento”):

stacked-sales-update.001

A pesquisa foi feita com base em informações disponíveis abertamente na plataforma, como a lista de jogos de cada usuário e o tempo de jogo de cada título em cada conta. Se trata de uma estimativa, mas serve para dar uma noção dos números reais – esses são mais difíceis de analisar, já que a base de usuários cresce a cada dia. O Ars Technica diz que, eliminando perfis inválidos ou trancados, chegou a obter os dados de entre 80 e 90 mil páginas por dia para fazer sua estimativa.

A pesquisa completa, incluindo sua metodologia, pode ser vista aqui.

Com informações: Gamespot

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.