Início » Aplicativos e Software » A rede P2P por trás do Spotify vai ser desativada em breve

A rede P2P por trás do Spotify vai ser desativada em breve

Paulo Higa Por

Nem todo mundo sabe, mas por trás do serviço de música Spotify há uma rede P2P funcionando. Como as músicas não vêm apenas dos servidores do Spotify, a velocidade do streaming pode ser maior e a economia de tráfego ajuda a manter o custo do serviço. Entretanto, o Spotify diz ao TorrentFreak que essa rede está sendo tirada de cena aos poucos e nos próximos meses será desativada.

Atualmente, quando você ouve uma música por meio dos aplicativos do Spotify para desktop, o arquivo é obtido através do cache local no seu disco rígido, dos servidores do Spotify ou de outros usuários do Spotify que tenham a música em cache. Em 2011, menos de 20% das músicas vinham dos servidores do Spotify.

spotify-apps

Trata-se de uma maneira inteligente de descentralizar o tráfego e economizar com servidores, permitindo que o serviço cresça bastante e os custos operacionais não aumentem tanto. Essa ideia faz todo o sentido quando vemos que um dos principais engenheiros do Spotify é o sueco Ludvig Strigeus, o criador do famoso µTorrent, aplicativo vendido para a BitTorrent em 2006.

Mas se a tecnologia ajudou o Spotify, por que ela está sendo removida? Perguntada sobre o assunto, a diretora de comunicação do Spotify na Europa, Alison Bonny, simplesmente afirmou que a tecnologia não era mais necessária. "Estamos agora em uma fase em que podemos distribuir músicas através do nosso crescente número de servidores e garantir que os nossos usuários continuem recebendo o melhor serviço".

O que ainda não está claro é como o Spotify conseguirá lucrar — tirar a rede P2P certamente não ajuda. O serviço sangra dinheiro: em 2011, o prejuízo foi de US$ 60 milhões; no ano seguinte, apesar da receita ter dobrado, as perdas foram ainda maiores, de US$ 77 milhões. Cinco anos após o lançamento oficial, o Spotify ainda sobrevive com o dinheiro dos investidores.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alan Reis
Uso spotify no pc e acho perfeito. Espero que possam lucrar com os anúncios após o lançamento oficial no brasil.
trovalds
Popcorn não tem (tinha) licença sobre o conteúdo que transmite (transmitia). O sistema em si é excelente.
Frederich Martins Paixao
Eu uso o spotify e não tenho nada a reclamar atualmente não funciona no Brasil. O rdio funciona quase da mesma forma porem muitas musicas que ouvia no rdio foram excluidas principal motivo da desistência da assinatura.
Braz Moura Locateli
Vamos ver como vai ficar. Já acho o serviço levemente lento.
Fer
Só sei que quando eu comecei a usar o Spotify, 3 anos atrás, ele era bem mais rápido do que hoje! Continua sendo o mais rápido, mas vamos ver o quanto isso vai durar...
Ademar Abiko Jr.
E nessas o popcorn time podia ser o spotify pra filmes, mas não
Raphael Silva
Fernando Carvalho não é uma dúvida, foi do tipo "quem usa 3G se fode" por que estão compartilhando coisa sem saber que está compartilhando e estourando sua banda em 5 dias. Deveria ser mais explicito isso...
Fernando Carvalho
Raphael Silva Acredito que eles tenham um algoritmo para usar banda proporcionalmente, então, uma conexão 3G vai compartilhar muito menos do que uma fibra, por exemplo; mas não vai deixar de consumi-la. Essa é a sua dúvida?
Paulo Gräbin
Se não me engano, o P2P do Spotify só é utilizado na versão desktop. Os apps mobile tem todo o trafego vindo dos servidores próprios da empresa.
RamonGonz
money laundering? (brincadeirinha!!)
Raphael Silva
Nintendo 64 eu apenas utilizei um "Ou seja pra quem tem um 3G e usa spotify = ?" o cara me responde com cache local, a notícia nunca foi foco em cache local e ele me dá uma resposta mais sem sentido...
Nintendo 64
Aja enrolação para explicar que, mesmo não ouvindo música, existirá o uso da conexão, neste caso realizando o upload dos arquivos em cache. Estava meio confuso o que tu escreveu..... P2P sendo usado de maneira inteligente, pena que irão descontinuar o seu uso.
Raphael Silva
Léo Oliveira tu não entendeu o que eu quis dizer ou fiz de conta que não entendeu... Se é p2p e a pessoa não sabe, no momento que ela abre o spotify no pc dela, mesmo não ouvindo música ela tá compartilhando com outros pcs, ou seja banda está sendo usada.... Difícil explicar algo simples, o cache fica armazenado para ele ouvir futuras transmissões de conteúdo ouvido previamente. Se o usuário X tem tal música no PC e o usuário Y quer ouvir essa mesma música, será transmitido usando a rede P2P em paralelo aos que vem dos servidores da spotify, sendo assim o usuário X está utilizando a baixíssima banda disponível nos seus lindos modens 3G, especialmente no Brasil com planos de 1GB...
Tiago Celestino
Rdio continua sendo a melhor opção pra mim.
Léo Oliveira
Raphael Silva Se eu não soubesse eu não comentava. O app móvel do Spotify usa cache local (somente usuários Premium) e o desktop também usa cache. E se usa 3G no PC é só reduzir a qualidade do streaming _-_
Raphael Silva
Paulo Higa eu sei, estou falando do desktop mesmo, quem usa 3G em casa
Paulo Higa
Os apps móveis do Spotify não usam P2P, só os de desktop mesmo.
Raphael Silva
Léo Oliveira sabe o que significa P2P?
Léo Oliveira
Cache local.
Raphael Silva
Ou seja pra quem tem um 3G e usa spotify = ?