Divisão de smartphones da Nokia se tornará uma empresa da Microsoft em 25 de abril

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Microsoft confirmou que a aquisição da divisão de dispositivos e serviços da Nokia será concluída nesta sexta-feira, 25 de abril. Com o negócio, a Microsoft espera aumentar a adoção de smartphones com Windows Phone e oferecer seus serviços para mais pessoas. A compra foi anunciada em setembro do ano passado em um acordo que, somando a divisão de celulares com as patentes da finlandesa, chegou ao equivalente a 17 bilhões de reais.

Aproximadamente 25 mil funcionários da Nokia se juntarão aos 99 mil empregados da Microsoft. Não apenas a divisão de smartphones da Nokia foi adquirida, mas também o negócio de celulares mais simples, o que inclui a linha Asha. No comunicado, a empresa de Redmond diz que espera “apresentar os serviços da Microsoft para o próximo bilhão de clientes através de celulares da Nokia”.

Em email enviado pela Nokia, a empresa informa que a filial finlandesa da Microsoft, chamada Microsoft Mobile Oy, assumirá a responsabilidade dos dados e contratos dos usuários da divisão de dispositivos e serviços da Nokia. Alguns produtos não entraram no acordo, como o serviço de mapas HERE; as informações geradas por eles continuarão sendo de responsabilidade da Nokia.

Quando a compra foi anunciada, Steve Ballmer ainda estava no comando da Microsoft
Quando a compra foi anunciada, Steve Ballmer ainda estava no comando da Microsoft

Entre o anúncio da aquisição e a finalização do acordo, houve algumas mudanças. O negócio originalmente não envolvia o gerenciamento de recursos online, mas as duas empresas concordaram que a Microsoft é quem será a responsável por gerenciar o domínio nokia.com e os canais da Nokia nas redes sociais por até um ano.

21 funcionários da China, que desenvolvem celulares e continuariam trabalhando na Nokia, serão transferidos para a Microsoft. Além disso, as instalações da fábrica da finlandesa na Coreia do Sul, que se tornariam uma propriedade da Microsoft com a conclusão do negócio, não estão mais no acordo e permanecerão com a Nokia.

Não espere que a marca da Nokia desapareça das lojas de celulares tão cedo. O acordo prevê a transferência das marcas Lumia e Asha para a Microsoft, além do licenciamento da marca Nokia durante os próximos 10 anos — a propriedade da marca Nokia, no entanto, continua sendo dos finlandeses.

Atualizado às 12h44.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados