Início » Jogos » Políticos suecos disputam o PolitikerStarCraft, torneio de StarCraft II

Políticos suecos disputam o PolitikerStarCraft, torneio de StarCraft II

Avatar Por

Se engana quem pensa que não existem governantes que apoiam os jogos de videogame no mundo. Apesar da cultura do eSport sofrer certa resistência em alguns países - até o momento, ainda existe muita gente recriminando torneios profissionais no Brasil, por exemplo -, em outros os games são inseridos até de forma política.

Prova disso é o PolitikerStarcraft, um torneio criado há quatro anos pelo Partido Pirata da Suécia e que consiste numa competição de StarCraft II, o RTS (Real-time Strategy ou Estratégia em Tempo Real) da Blizzard, entre os membros do partido ultracapitalista. Apesar de ser voltado meramente para o entretenimento, o vencedor da primeira edição do torneio, Mathias Sundin, também levou as eleições de 2010.

2134866-starcraft2

A segunda edição, iniciada neste mês, está sendo disputada por candidatos esquerdistas, democratas, social-democratas, liberais, pacifistas e conservadores.

Segundo  Jonathan Rider Lundkvist, idealizador do projeto e político sueco, a intenção do PolitikerStarCraft (cujo nome é impossível de se soletrar sem consultar o Google) é a de introduzir as questões políticas nos círculos de jogadores do país. O que, indiretamente, acaba por introduzir também os jogos ao público.

Fundado em 2006, o Partido Pirata sueco tem como diretriz a proteção das mídias digitais no país, sendo contrário às leis de direitos autorais, patentes e a favor do respeito ao domínio público. Apesar da bandeira Ultracapitalista dos fundadores, quem levou o torneio de 2014 foi o time da Esquerda.

E por falar em StarCraft, vale lembrar que a WCS Europa está rolando atualmente, e que, pela primeira vez, o torneio está sendo narrado oficialmente em português, pelo youtuber Pedroca. Você pode acompanhar as qualificatórias diretamente no Twitch.tv da WCS Brasil.

Com informações: Polygon

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Bex
Hahahaha movimento joga Starcraft, Dilma!
Tiago Martins Lacerda
Beth Abreu Pois é. Existem muitas vertentes dentro do Partido, especialmente libertarios ou algo proximo de anarco-captalismo. Mas é mais heterogeneo que isso. A bandeira é mais uma questao da era da informacao ou a democracia digital, ai pessoas de ideologias diferentes acabam tendo um aspecto em comum.
Beth Abreu
Bom, o fundador do Partido Pirata sueco se apresenta como ultra-kapitalist. Procura saber sobre as declarações do Rickard Falkvinge que vc vai achar esssa informação. Agora, vincular a proposta de partido com a apresentação do fundador, achei tb um tico demais.
Tiago Martins Lacerda
Partido ultracapitalista? Isso esta no manifesto deles? Gostaria de saber de onde tirou essa informacao.
Vagner Alexandre Abreu
Dá série "comentários 'e se fosse no Brasil'": bem, estamos em um jogo de cartas marcadas...