Início » Internet » Facebook lança Newswire, página agregadora de notícias na rede social

Facebook lança Newswire, página agregadora de notícias na rede social

Avatar Por

O Facebook anunciou hoje uma nova empreitada para manter mais gente no site e servir como a fonte de notícias relevantes que ele quer ser: é o Newswire, uma página criada em parceria com o Storyful, que trará notícias de todas as editorias com credibilidade jornalística para a rede social.

Isso porque as notícias serão selecionadas no Facebook e conferidas pela equipe de jornalistas do Storyful, que já fazem isso na agência de notícias: o Storyful encontra seu material em redes sociais de acordo com a quantidade de compartilhamentos e comprova sua veracidade com o trabalho dos jornalistas de cada um dos seus três escritórios, espalhados em três continentes.

Na parceria para criar o Newswire, o Storyful irá encontrar as notícias que estão repercutindo no FB com seu algoritmo (sejam elas vindas de organizações de mídia ou indivíduos) e usar suas equipes para verificar se as histórias são verdadeiras. Então, elas serão publicadas na página do Newswire.

Serão cobertas notícias de todo o mundo dentro das editorias de esporte, entretenimento, tecnologia e política, mas todas as descrições serão em inglês. Não há uma meta de histórias a serem publicadas todo o dia; o foco é na qualidade do conteúdo, segundo Aine Kerr, editora do Storyful.

Apesar de ser voltado para jornalistas, esperando servir como uma espécie de feed, o Newswire poderá ser "assinado" por qualquer pessoa: basta dar um like na página. Mas, em vez da experiência personalizada que o FB faz o favor de deixar no seu News Feed, selecionando para você as publicações que mais poderão lhe interessar, o mesmo não ocorrerá com as do Newswire. Então, você pode receber tanto a notícia de um terremoto no Canadá como a nova polêmica do Justin Bieber.

Se o FB te distrai muito e você prefere pescar notícias no Twitter, também tem Newswire lá: @FBNewswire.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brazlocateli
Ainda prefiro meu querido RSS.
Zilá Nunes de Ávila
Seja bem vindo! Assim tudo num só site rende mais.
RamonGonz
notícias dentro do Facebook... desculpe, mas prefiro direto da fonte, sem mais uma filtragem (além das que já ocorrem nas redações que produzem as notícias)
Emanuel Sousa
Parece uma boa iniciativa. Melhor ainda se tivesse outra página indexando as lorotas falsas que os usuários do Facebook adoram propagar achando que são verdade. Mas a redação responsável não daria conta do enorme volume de baboseira. :P