Grata surpresa para quem vive tentando aumentar a sua produtividade: o IFTTT (If This Then That) está disponível oficialmente para Android a partir de hoje (24). É verdade que a ferramenta demorou uma eternidade para chegar à plataforma, mas pelo menos fez sua estreia em grande estilo: em comparação à sua versão para iOS, o IFTTT para Android parece estar mais completo.

O IFTTT ganhou notoriedade por permitir ao usuário integrar recursos de vários serviços online, podendo também, no caso de apps, interagir com funções do sistema operacional. Cada pessoa pode criar as suas próprias “fórmulas” ou “receitas” para, por exemplo, automatizar tarefas sob determinadas circunstâncias ou mesclar informações de vários serviços.

É possível fazer com que o smartphone fique em modo silencioso ao acessar determinada rede Wi-Fi, por exemplo. De igual forma, o usuário pode configurar o serviço para enviar fotos novas automaticamente para o Flickr e vídeos para o Google+, assim como receber notificações por SMS de menções no Twitter.

IFTTT para Android

As conexões e integrações possíveis são tantas – há compatibilidade com mais de 50 serviços online, só para você ter uma ideia – que os usuários podem inclusive acessar as receitas (recipes) de outros utilizadores e compartilhar as suas.

As chances de o IFTTT ser tão ou mais popular no Android em relação à versão para iOS são realmente grandes por causa da natureza mais “aberta” da plataforma do Google, que tende a facilitar o acesso a recursos que podem ser aproveitados pelos usuários do aplicativo. É daí que vem a impressão inicial de a versão para Android estar um pouco mais completa.

Mas, se é assim, por que o IFTTT tardou tanto para chegar ao sistema do robozinho? Ao TechCrunch, Linden Tibbets, CEO da empresa que mantém a ferramenta, explicou que houve limitação de “recursos”: há muitos desenvolvedores para iOS que são realmente apaixonados pela plataforma, mas é bem mais difícil achar pessoal com o mesmo nível de entusiasmo em relação ao Android. Felizmente, eles encontraram um programador de nome Jordan Beck que preencheu a lacuna.

IFTTT para tablet Android

De fato, a chegada oficial do IFTTT ao Android foi ensaiada várias vezes, mas os responsáveis sempre recuavam por entender que a ferramenta ainda não estava devidamente preparada para a plataforma.

Bom, tarde ou não, agora a ferramenta está pronta: você já pode baixar o IFTTT 1.0 no Google Play, de graça. O aplicativo é compatível com Android 4.0 ou superior. Para quem usa iOS, o download pode ser feito aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados