Grata surpresa para quem vive tentando aumentar a sua produtividade: o IFTTT (If This Then That) está disponível oficialmente para Android a partir de hoje (24). É verdade que a ferramenta demorou uma eternidade para chegar à plataforma, mas pelo menos fez sua estreia em grande estilo: em comparação à sua versão para iOS, o IFTTT para Android parece estar mais completo.

O IFTTT ganhou notoriedade por permitir ao usuário integrar recursos de vários serviços online, podendo também, no caso de apps, interagir com funções do sistema operacional. Cada pessoa pode criar as suas próprias “fórmulas” ou “receitas” para, por exemplo, automatizar tarefas sob determinadas circunstâncias ou mesclar informações de vários serviços.

É possível fazer com que o smartphone fique em modo silencioso ao acessar determinada rede Wi-Fi, por exemplo. De igual forma, o usuário pode configurar o serviço para enviar fotos novas automaticamente para o Flickr e vídeos para o Google+, assim como receber notificações por SMS de menções no Twitter.

IFTTT para Android

As conexões e integrações possíveis são tantas – há compatibilidade com mais de 50 serviços online, só para você ter uma ideia – que os usuários podem inclusive acessar as receitas (recipes) de outros utilizadores e compartilhar as suas.

As chances de o IFTTT ser tão ou mais popular no Android em relação à versão para iOS são realmente grandes por causa da natureza mais “aberta” da plataforma do Google, que tende a facilitar o acesso a recursos que podem ser aproveitados pelos usuários do aplicativo. É daí que vem a impressão inicial de a versão para Android estar um pouco mais completa.

Mas, se é assim, por que o IFTTT tardou tanto para chegar ao sistema do robozinho? Ao TechCrunch, Linden Tibbets, CEO da empresa que mantém a ferramenta, explicou que houve limitação de “recursos”: há muitos desenvolvedores para iOS que são realmente apaixonados pela plataforma, mas é bem mais difícil achar pessoal com o mesmo nível de entusiasmo em relação ao Android. Felizmente, eles encontraram um programador de nome Jordan Beck que preencheu a lacuna.

IFTTT para tablet Android

De fato, a chegada oficial do IFTTT ao Android foi ensaiada várias vezes, mas os responsáveis sempre recuavam por entender que a ferramenta ainda não estava devidamente preparada para a plataforma.

Bom, tarde ou não, agora a ferramenta está pronta: você já pode baixar o IFTTT 1.0 no Google Play, de graça. O aplicativo é compatível com Android 4.0 ou superior. Para quem usa iOS, o download pode ser feito aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Araújo
Paulo Cezar Teilor Junior HAHAHAHA
Luis Henrique Martins
Achei bem ruim!! Tudo que eu faço dá erro. Até usar as paradas prontas que outros usuários criam. Sem falar que ele flerta com o inútil no android né? A grande maioria das coisas que ele faz no iphone, já dá pra fazer nativamente no android. Tipo, pra que fazer backup de fotos no dropbox ou outro app de armazenamento se o proprio dropbox te permite fazer isso?
Alan Silva
APP do inferno, criei uma conta, e não entra já redefibi a senhua 5 vezes e na hora de entrar não entra
Vitor
Olha o foda aqui: http://www.linkedin.com/in/jordansbeck
Rodolfo Gutman
Do modo que a Microsoft esta dando atenção ao WP acho que não.
Eleude Batista
Agora pra WP a espera será eterna.
Paulo Cezar Teilor Junior
Izzy Nobre Bom saber senhor Izzy Nobre... Gravar 99vidas que é bom nada!
Izzy Nobre
Eita porra, nem troquei ainda.
Alda Rocha Mjcoffeeholick
lembrando que o IFTTT foi listado como um dos sites para "trocar sua senha" por conta do bug Heartbleed. Acho uma mão na roda o IFTTT <3