Início » Gadgets » Samsung revela Galaxy K zoom: 20,7 megapixels, zoom óptico de 10x e ligações telefônicas

Samsung revela Galaxy K zoom: 20,7 megapixels, zoom óptico de 10x e ligações telefônicas

Paulo Higa Por
5 anos e meio atrás

Lembra do Galaxy S4 zoom, o híbrido de câmera e smartphone? A Samsung acaba de anunciar o sucessor Galaxy K zoom, outro aparelho que combina software e hardware de celular com sensor e lente de câmera compacta. Com Android 4.4 KitKat de fábrica, o Galaxy K zoom possui sensor retroiluminado de 20,7 megapixels, zoom óptico de 10x e chip com seis núcleos de processamento.

galaxy-k-zoom

A Samsung criou uma nova série em vez de usar a nomenclatura da linha Galaxy S, que já está saturada de dispositivos. O "K" do Galaxy K, de acordo com o Engadget, significa "kamera" (em alemão é assim que se escreve). A carcaça possui espessura de até 20,2 mm, peso de 200 gramas e uma grande protuberância na região da lente, então o Galaxy K zoom lembra mais uma câmera compacta do que um smartphone.

A câmera possui sensor de 1/2,3 polegada, mesmo tamanho usado na maioria das compactas vendidas para o público em geral. A objetiva vai de 24 mm até 240 mm (com equivalência a 35 mm), o que na prática significa que ela enxerga bem longe. Com abertura máxima de f/3,1 até f/6,3, o Galaxy K zoom não possui uma lente tão clara quanto a dos smartphones mais caros, mas o flash de xenon deve ajudar em más condições de iluminação.

galaxy-k-zoom-lente

De resto, tudo o que estamos acostumados a encontrar em uma câmera básica: ISO de 100 até 3200, modo contínuo de até três fotos por segundo, gravação de vídeos em 1080p a 60 quadros por segundo e fotos salvas em vários formatos, mas nada de RAW. Há alguns recursos extras, como o Selfie Alarm (ajuda a tirar selfies com a câmera traseira usando um temporizador) e o Pro Suggest (sugere cinco filtros otimizados para as fotos).

Na parte do smartphone, temos um hardware um acima dos intermediários. A tela Super AMOLED de 4,8 polegadas possui resolução de 1280x720 pixels. Há 2 GB de RAM, 8 GB de armazenamento (com entrada para microSDXC de até 64 GB) e bateria de 2.430 mAh. O processador é um "hexa-core", sendo quatro núcleos de 1,3 GHz e mais dois de 1,7 GHz. Ele suporta LTE, inclusive na frequência de 2.600 MHz usada no Brasil.

galaxy-k-zoom-frente-branco

A Samsung ainda não informou quando o Galaxy K zoom estará disponível nas lojas. Com hardware atualizado, ele deve se sair melhor que o Galaxy S4 zoom, que tirava fotos com qualidade inferior ao dos smartphones topo de linha do mercado, ruído alto acima de ISO 800 e cores inconsistentes no modo automático, com tendência a saírem lavadas — mas vamos aguardar os reviews antes de tirar conclusões.