Estes são os projetos finalistas do Desafio de Impacto Social do Google no Brasil

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Há algum tempinho, falamos aqui no TB do Desafio de Impacto Social do Google, que estava vindo em sua terceira edição para o Brasil. A iniciativa irá premiar com 1 milhão de reais quatro projetos de ONGs que tenham a intenção de melhorar a sociedade em larga escala, para que consigam colocá-los em prática.

Os dez finalistas foram apresentados hoje pelo Google. Boa parte dos projetos tem relação com meio ambiente e procura ajudar a população que depende dele para se sustentar. É o caso da Associação O Eco, que planejou uma rede sensores que monitoram a qualidade da água do rio Amazonas, do Instituto Mamirauá, que pensou numa máquina de gelo movida a energia solar que ajude a preservar o pescado na mesma região, da Conservation International do Brasil, também focada no pescado, com a intenção de desenvolver tecnologias para rastrear e certificar os peixes, e do Instituto Socioambiental, que pretende construir mini usinas open source para produzir bens de origem florestal de maneira sustentável.

Também há projetos nas áreas de segurança e saúde: o Geledés Instituto da Mulher Negra quer montar um app para ajudar mulheres que sofram violência doméstica, o Instituto Igarapé tem foco em  implementar o Child Security Index no Brasil para medir a violência sofrida pelas crianças, e o Instituto Zero a Seis tem um projeto de enviar informações via SMS para gestantes e mães de bebês sobre saúde e cuidados com os filhos.

Por fim, há os voltados para informações públicas e relações com o governo, onde se enquadram o projeto da Open Knowledge Foundation Brazil, que mostrará como o dinheiro público é gasto, promovendo assim a consciência cidadã, e do Meu Rio, que pretende criar uma série de apps que conectem o governo e os cidadãos em 20 das maiores cidades brasileiras. Ainda no lado cidadão, a Associação Juntos com Você quer criar uma plataforma de crowdfunding voltada para projetos sociais.

Uma apresentação de cada um dos projetos pode ser vista no site do Desafio de Impacto Social, onde também dá para votar nos seus preferidos. Três dos escolhidos vencedores serão assim nomeados por um júri formado por Luciano Huck, MV Bill, Jacqueline Fuller, Viviane Senna e Josué Gomes da Silva; o quarto será por voto popular. Os vencedores serão anunciados no dia 8 de maio; você tem até o dia 7 para votar no que achar que tem mais chances de melhorar a sociedade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados