A Microsoft liberou hoje por meio do Windows Update a correção para aquela vulnerabilidade importante no Internet Explorer. Pessoas mal intencionadas poderiam comprometer a segurança da máquina e executar aplicativos, bem como visualizar/apagar arquivos no computador. A correção foi liberada inclusive para quem ainda utiliza o Windows XP.

Inicialmente, a companhia havia informado que soltaria o patch corrigindo o problema, mas quem tivesse o finado XP ficaria a ver navios. Para alegria geral da nação, os softies voltaram atrás na decisão. A correção já está circulando pelos tubos da internet e deve chegar a todos os computadores nos quais o Windows Update está ativado.

Vai mesmo
Vai mesmo

Existia um grande temor a respeito do que poderia acontecer caso os criminosos virtuais começassem a usar a brecha de segurança para atacar os PCs com a combinação IE+XP. Diversos institutos de pesquisa dão números diferentes para a combinação dos dois atributos, mas podemos dizer com bastante tranquilidade que pelo menos 1/5 da internet mundial corria sérios riscos por executar Windows XP como sistema operacional e o Internet Explorer como navegador.

Vale lembrar que a brecha afetava todas as versões do IE, desde a 6 até a mais recente, a número 11. Uma das dicas para evitar problemas foi desativar a execução de componentes ActiveX.

A gerente geral de computação segura da Microsoft, Adrienne Hall, disse que o patch para XP foi feito devido à proximidade do fim do suporte ao sistema. Desde o início de abril, a Microsoft contratualmente não está mais obrigada a fornecer correções para o sistema. Adrienne disse que as pessoas não devem se acostumar, pois a atualização liberada nesta semana é uma exceção à regra. “A realidade é que as ameaças que enfrentamos hoje, do ponto de vista da segurança, ultrapassaram a capacidade de proteção dos consumidores que usam um sistema operacional de mais de uma década atrás”, escreveu em um artigo.

A situação parecia tão tensa que órgãos de segurança de alguns países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido e Suécia, fizeram alertas para que as pessoas evitassem usar o IE enquanto a vulnerabilidade não fosse corrigida. De acordo com a companhia, o frisson em torno do assunto foi maior do que a gravidade da brecha em si.

E mais uma vez o dia foi salvo graças… à equipe de segurança da Microsoft. Entretanto, fica o alerta: se você ainda usa o Windows XP, deveria tomar vergonha na cara e adotar um sistema operacional mais moderno. A possibilidade de novas brechas similares a essa aparecerem é bem grande. Vai saber se a MS, benevolente que é, novamente irá lançar patches para um SO desatualizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados