Os criadores do Foursquare decidiram mudar tudo – aparentemente, numa tentativa de salvar o próprio negócio. Eles anunciaram nesta quinta-feira (1º) que o aplicativo/serviço será desmembrado em dois, para atender duas funcionalidades distintas. O aplicativo Swarm ainda não foi publicado, mas chegará nos próximos dias ao Android e ao iOS, com previsão de futuramente também pintar no Windows Phone.

A história é a seguinte. O Foursquare não quer mais ser reconhecido como “o aplicativo para fazer check-in”. Eles vêm tentando se vender de uma maneira diferenciada desde o ano passado, mas as coisas não progrediram conforme o esperado. Para acelerar a mudança, vão relançar o aplicativo de mesmo nome.

Swarm: aplicativo para fazer check-in, dos mesmos criadores do Foursquare
Swarm: aplicativo para fazer check-in, dos mesmos criadores do Foursquare

Vai ficar assim: o aplicativo Foursquare, na nova versão, será uma central para descobrir lugares legais perto de você. Seja uma cafeteria ou uma balada, o sistema será capaz de recomendar estabelecimentos. Tudo leva a crer que a startup está tentando derrubar o Yelp, muito popular nos Estados Unidos. Em viagem recente ao Peru, também usei bastante o TripAdvisor para descobrir os melhores locais da região. O Foursquare quer ganhar força nesta área. Por isso mesmo, optaram por abandonar o botão de check-in no aplicativo oficial.

Em vez disso, o tal botão ficará no aplicativo Swarm. O pessoal do Verge conseguiu colocar as mãos no software. Veja abaixo a reportagem em vídeo explicando o conceito do novo aplicativo.

Ele permitirá saber onde os seus amigos estão, acompanhar os checkins e também a obtenção das tão desejadas badges.

“Ah, o Foursquare é aquele aplicativo para check-ins!” Muitas pessoas pensam dessa forma. Para o co-fundador da startup, Dennis Crowley, isso é apenas 1% de tudo o que o aplicativo é capaz de fazer. Ele explicou que a diferença em relação ao Yelp está justamente no sistema de busca. Numa pesquisa por pizza no aplicativo concorrente, aparecem os 10 locais mais indicados. O Foursquare é capaz de relacionar as melhores pizzarias com as indicações dos seus amigos e ainda considerar, por exemplo, que a sua pizza de calabresa preferida é aquela com queijo – em São Paulo o mais comum é que esse sabor de pizza venha sem o queijo (um pecado, eu sei).

Em resumo, o Swarm é para as pessoas que querem saber onde os amigos estão e contar ao mundo sua localização geográfica. O Foursquare, por sua vez, deixa de ser o app de check-ins para se tornar um centro de referências e recomendações (alimentado por uma base de dados com mais de 40 milhões de usuários, 60 milhões de locais registrados e 6 bilhões de check-ins).

Com informações: The Foursquare Blog, The Next Web e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados