Início » Aplicativos e Software » Foursquare muda tudo: um aplicativo para check-in e outro para descobrir estabelecimentos legais

Foursquare muda tudo: um aplicativo para check-in e outro para descobrir estabelecimentos legais

Avatar Por

Os criadores do Foursquare decidiram mudar tudo – aparentemente, numa tentativa de salvar o próprio negócio. Eles anunciaram nesta quinta-feira (1º) que o aplicativo/serviço será desmembrado em dois, para atender duas funcionalidades distintas. O aplicativo Swarm ainda não foi publicado, mas chegará nos próximos dias ao Android e ao iOS, com previsão de futuramente também pintar no Windows Phone.

A história é a seguinte. O Foursquare não quer mais ser reconhecido como “o aplicativo para fazer check-in”. Eles vêm tentando se vender de uma maneira diferenciada desde o ano passado, mas as coisas não progrediram conforme o esperado. Para acelerar a mudança, vão relançar o aplicativo de mesmo nome.

Swarm: aplicativo para fazer check-in, dos mesmos criadores do Foursquare

Swarm: aplicativo para fazer check-in, dos mesmos criadores do Foursquare

Vai ficar assim: o aplicativo Foursquare, na nova versão, será uma central para descobrir lugares legais perto de você. Seja uma cafeteria ou uma balada, o sistema será capaz de recomendar estabelecimentos. Tudo leva a crer que a startup está tentando derrubar o Yelp, muito popular nos Estados Unidos. Em viagem recente ao Peru, também usei bastante o TripAdvisor para descobrir os melhores locais da região. O Foursquare quer ganhar força nesta área. Por isso mesmo, optaram por abandonar o botão de check-in no aplicativo oficial.

Em vez disso, o tal botão ficará no aplicativo Swarm. O pessoal do Verge conseguiu colocar as mãos no software. Veja abaixo a reportagem em vídeo explicando o conceito do novo aplicativo.

Ele permitirá saber onde os seus amigos estão, acompanhar os checkins e também a obtenção das tão desejadas badges.

“Ah, o Foursquare é aquele aplicativo para check-ins!” Muitas pessoas pensam dessa forma. Para o co-fundador da startup, Dennis Crowley, isso é apenas 1% de tudo o que o aplicativo é capaz de fazer. Ele explicou que a diferença em relação ao Yelp está justamente no sistema de busca. Numa pesquisa por pizza no aplicativo concorrente, aparecem os 10 locais mais indicados. O Foursquare é capaz de relacionar as melhores pizzarias com as indicações dos seus amigos e ainda considerar, por exemplo, que a sua pizza de calabresa preferida é aquela com queijo – em São Paulo o mais comum é que esse sabor de pizza venha sem o queijo (um pecado, eu sei).

Em resumo, o Swarm é para as pessoas que querem saber onde os amigos estão e contar ao mundo sua localização geográfica. O Foursquare, por sua vez, deixa de ser o app de check-ins para se tornar um centro de referências e recomendações (alimentado por uma base de dados com mais de 40 milhões de usuários, 60 milhões de locais registrados e 6 bilhões de check-ins).

Com informações: The Foursquare Blog, The Next Web e The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Humberto Batista da Silva
Acho que foi um tiro no pé, vai perder muitos usuários de inicio. Eu mesmo já desinstalei o foursquare e estou usando só o swarm. Nunca o usei para referencial de pesquisa, o boca a boca com amigos ainda é melhor.
Tiago Celestino
Estão buscando um novo modelo de negócios. Acho meio um tiro no pé, mas vamos o que acontece no final.
RamonGonz
esses caras estao loucos... um app só pra fazer checkin e contar as pessoas onde vc esta... pela madrugada
Fernandu Z-luciu
na verdade o #facebook faz da #foursquare de gato-e-sapato. e com certeza quase que a adquire, mas preferiu comprar um similar mais barato. tanto que é uma eternidade para vir atualizações. num aplicativo de terceiro foursquare para windows phone é melhor que o app oficial. creio que os donos caíram na real e ninguém se interessou pagar mais de um bilhão de dólares pela Foursquare e agora vão à luta !!
Fernandu Z-luciu
sem dúvida o usuário da foursquare dá mais valor ao chekin que consultar lugares especiais ou mesmo adicionar dicas. e os criadores querem o lugar como destaque e não um monte de chekins desnecessários, como aqueles chekins de ar-condicionado ou de dentro da geladeira. mesmo assim vejo desnecessário separar serviços. no começo a #foursquare perderá milhares de usuários, sem dúvida nenhuma, mas se superará...............
Flávio Henrique
Bom, pra quem um Windows Phone 8.1, com uma mapa que, por incrível que parece às vezes supera o Google maps, qual o problema em não utilIzar? Até então não me decepcionei com nada.
Renato Oliveira
Das duas, uma: ou todo mundo passa a usar só o Swarm, ou ninguém usa mais nada.
Jéssica Brasil
Eu entendo essa ideia, eles querem desvincular essa imagem de servir apenas para check-in e incentivar as pessoas a participarem mais ativamente do app. Beleza, mas não acho que essa seja a solução ideial, pode inclusive fazer com que o app se torne menos popular.
Guido André Couto Sarti
Certeza. E tenho certeza que vão permanecer se sobrepondo além disso...
Guido André Couto Sarti
Mas é óbvio. E com certeza os dados continuarão se sobrepondo...
Guido André Couto Sarti
Welcome São Paulo
Guido André Couto Sarti
Gente. Quem usa os apps originais da Nokia em pleno século 21?
Rafael José Alves
Pizza de Calabresa sem queijo??? O.o
Fernandu Z-luciu
#foursquare <3 swarm=enxame, multidão, formigueiro (de gente) tem o símbolo daquela abelha, quando se tem freqüentado muito um lugar. no começo será assustador, mas se acostumará com a novidade, no entanto todo esse nominativo poderia ficar sim, num mesmo aplicativo. com certeza os dados históricos permanecerão, caso contrário muitos deixarão o app.......
Caio César
Eu sempre usei o checkin e consultei as dicas de cada local numa boa. Não entendo pq separar os serviços. Por causa dos checkins sempre recebi boas dicas do app, baseado na minha localização e meus gostos. Sempre foi últil! Fora que vc sempre encontra um amigo por perto por causa do app
Exibir mais comentários