Imagine só, você abre o seu navegador preferido – no caso, o Google Chrome –, digita o endereço do seu blog predileto – no caso, o Tecnoblog! – e começa a navegar pelas notícias mais relevantes do mundo da tecnologia. Encontra uma matéria tão interessante que decide mandar para um amigo por email. Eis que, quando clica na barra de endereços do navegador, percebe que a URL não está ali. O endereço da página sumiu!

Chrome Canary deixa de mostrar a URL completa

Chrome Canary deixa de mostrar a URL completa

Acredite se quiser, mas os criadores do Chrome estão cogitando justamente remover a barra de endereços como nós conhecemos. Em vez de exibir a URL completa da página aberta, o Chrome passaria a mostrar somente o domínio: tecnoblog.net, globo.com ou nytimes.com. Qual a necessidade disso? Ainda não temos uma resposta concreta, mas especula-se que os responsáveis pelo browser chegaram à conclusão de que mostrar a URL não é bonito, muito menos prático.

Para ver a URL completa é necessário clicar na caixa cinza em que aparece o domínio do site. Não que seja absurdamente intuitivo, mas também não é como se o Google estivesse sumindo completamente com o endereço da página no navegador.

O programador Paul Irish, que faz parte do desenvolvimento do Chrome, disse que o teste começou a ser feito com um número limitado de internautas. Estão em busca de métricas para demonstrar como as pessoas adotam a nova OmniBox sem a URL. Entretanto, ele próprio se diz contra a medida. Irish está torcendo para que os dados façam o Google desistir da ideia.

Os internautas iniciaram uma discussão a respeito do assunto no fórum do Hacker News. Deu pra observar que muitos são contra a implementação. Pelo menos ela criaria mais uma chance para os internautas saberem se estão sendo vítimas de alguma tentativa de fraude. Uma vez que o navegador exibe somente o domínio, fica difícil de mascarar algo como itau-unibanco.wwwcombr.atendimentoaocliente.siteporcaria.com.

De qualquer forma, o canal Canary é o primeiro passo para que qualquer recurso chegue às milhões de pessoas que usam o Chrome no planeta. Caso seja aprovada, a nova Omnibox deveria passar ainda pelo canal Beta, antes de se tornar oficial.

Chrome Canary - URL completa

O Chrome tá cada vez mais lento, pesadão. Ainda assim, é o navegador preferido de muita gente. Ao longo do tempo, o Google foi adicionando ou popularizando recursos que, mais tarde, tornaram-se algo comum na indústria. Por exemplo, ter uma única barra para digitar o endereço ou fazer uma pesquisa. Bem mais prático! Da mesma forma, o Chrome conversa com a busca do Google para pré-carregar as páginas que provavelmente serão abertas pelo internauta após uma pesquisa.

O Safari para iPhone e iPad já esconde a URL. O browser para computador mostra o domínio com uma tipografia preta, enquanto o que vem depois da barra aparece num tom mais fraquinho, cinza.

No Chrome para celulares e tablets, repare que o navegador automaticamente some com a barra de ferramentas no topo, para dar espaço à página em exibição – como se fosse um modo de tela cheia. Pode ser que o comportamento das pessoas nos dispositivos móveis facilite a transição para um navegador de computador que não mostra o endereço completo.

Alguns leitores apontaram nas redes sociais que o Opera oferecia um recurso similar. Entretanto, quando fui fazer o teste, reparei que o navegador se comporta de maneira similar ao do Safari no Mac. O domínio aparece numa cor mais forte, enquanto o restante do endereço fica cinza.

Opera 20.0

Opera 20.0

Vale lembrar que as URLs fazem parte da filosofia por trás da internet. A capacidade de linkar qualquer coisa – e os próprios hyperlinks – transformaram a web nesta maravilha que conhecemos.

Como testar a Omnibox sem barra de endereços do Chrome

  1. Baixe a versão Canary Build do navegador.
  2. Abra o endereço chrome://flags/#origin-chip-in-omnibox.
  3. Marque a opção “Enabled; hides on click in the Omnibox”.

Você pode rodar tanto o Chrome regular quanto o Chrome Canary simultaneamente na sua máquina (pelo menos no Mac é assim).

Com informações: ExtremeTech e blog do Allen Pike. Atualizado às 15h33.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Barros
Desinstalei o beta e voltei para a versão oficial. Gosto muito do Chrome, porque mexer no que já está bom. Poderiam se concentrar em coisas realmente úteis.
Tecnodroid
A princípio me parece uma ideia nada legal, aliás, como a grande maioria. Mas quem sabe com o tempo vamos descobrir que é isso mesmo, que o Google tinha razão. Já nos acostumamos com tantas coisas que hoje achamos bem legal. Mas a princípio não me parece o caso. Eu gosto de ver todo o endereço da página que estou visitando, me deixa com uma sensação de segurança e transparência muito maior. Espero que essa ideia não vá pra frente. Vamos aguardar.
Guilherme MacLeod
Bruno Cabral Peixoto , eu tô até mostrando. E tem outros resultados: http://media.bestofmicro.com/L/5/390857/original/memuse.png
Bruno Cabral Peixoto
Guilherme MacLeod Se eu to falando é pq eu já experimentei caramba!
Guilherme MacLeod
Bruno Cabral Peixoto , não, não é. Chrome sempre gastou mais memória, desde versões antigas: https://dl.dropboxusercontent.com/u/753368/Ubuntu_chrome_firefox.jpeg
Marcelo Barros
Como desenvolvedor e usuário comum estou odiando. Isso atrapalha muito o trabalho, pois quero copiar as urls rapidamente, e agora tenho que clicar na barra para exibir. Eu também costumo enviar links para outras pessoas, introduzindo em minha opinião um passo desnecessário. Acho que vou tornar o firefox meu browser principal.
Arch
Mostrar a URL não é bonito?! Google quer imbecilizar seus usuários, eu fico longe disso. Não deixo o Firefox esconder nem o "http".
EFG
Não teve outro navegador que fez essa bobagem e voltou atras? Não lembro se foi o Opera ou o Firefox.
Fer
"Uma vez que o navegador exibe somente o domínio, fica difícil de mascarar algo como itau-unibanco.wwwcombr.atendimentoaocliente.siteporcaria.com." Eu vi uma vez um artigo falando que em dispositivos móveis as pessoas ficam mais vulneráveis a phishing justamente por eles não mostrarem a url ao acessar uma pagina, daí ao invés de resolver o problema nos mobiles, resolvem levar pro PC. O Opera tem uma função parecida, mas ele não exibi só o domínio, a ideia é mostrar o principal da url, sem os #ancora, &source=batata, etc. Por isso a url do Tecnoblog continua sendo exibida por inteiro, mas olha uma das muitas urls demasiado extensas do Facebook> http://i.imgur.com/cMdyWMH.jpg (URL simplificada) e http://i.imgur.com/1G3Uk02.jpg (URL completa, ao clicar na caixa de endereço)
Vitor Salvatore Petrova Mikaelson
Rafael Luik Antes era um pouco diferente...
Rafael Luik
Não tiraram não, está funcionando da mesma forma que sempre funcionou, foi entre a versão 11 e 12 que começaram a ocultar a URL inteira pra fazer ela mais legível.
Rafael Luik
Vitor Salvatore Petrova Mikaelson antigamente não eram suportados tantos padrões HTML5 e as páginas também eram desenvolvidas pra serem bem mais leves do que são hoje em dia. E você pegou no conta-gotas 2 testes pra tentar provar alguma coisa? Tá...
Vagner Alexandre Abreu
Só que infelizmente os usuários comuns não atenham só na url. Esta tática é usada por usuários avançados para cima.
Leanderson Souza Silva
Ja acontece no chrome mobile
Vitor Salvatore Petrova Mikaelson
Tarcisio Lima Agora no novo Opera tiraram. Opera foi inovador em muitas coisas. Se tivesse "patenteado". hahahahaha
Exibir mais comentários