Início » Aplicativos e Software » Novo motor do PHP deixa WordPress 20% mais rápido

Novo motor do PHP deixa WordPress 20% mais rápido

Paulo Higa Por

O desenvolvedor russo Dmitry Stogov, funcionário da Zend Technologies, empresa que desenvolve aplicações baseadas em PHP, passou os últimos quatro meses trabalhando em uma otimização no motor do PHP. E o trabalho parece ter valido muito a pena: benchmarks mostram que a velocidade de sites baseados em WordPress aumentou 20%. Em um dos cenários, a melhoria de desempenho ultrapassou os 30%.

Nos testes, um servidor que era capaz de processar 211 requisições por segundo no WordPress 3.6 com uma versão anterior do PHP passou a suportar 253 requisições por segundo com uma versão de desenvolvimento do PHP 5.7, já com as mudanças aplicadas. Melhorias semelhantes foram observadas no Drupal 6.1 (11,7%), no script de galeria de imagens Qdig (15,3%) e no aplicativo de teste do Zend Framework (30,5%).

Aumento de desempenho no PHP chega a 30%

Aumento de desempenho no PHP chega a 30%

Stogov testou várias otimizações no núcleo do PHP. Uma delas consistia em um compilador JIT integrado ao cache do PHP. Isso faria com que o código fosse pré-interpretado na memória, aumentando a velocidade de execução dos aplicativos. O desempenho de um script de benchmark melhorou mais de dez vezes em relação ao PHP 5.5, mas o impacto em cenários reais foi bem pequeno.

A outra ideia, a maior responsável pelo aumento de performance, era minimizar a alocação no heap, nome dado a uma parte da memória onde são armazenados dados dinâmicos. O problema é que, para isso ser feito, boa parte do código do PHP deveria ser modificada e não havia nenhuma garantia de que a melhoria seria grande — mas a ideia foi colocada em prática mesmo assim, e deu muito certo.

As otimizações estão disponíveis em uma versão preliminar do PHP 5.7, apelidada de PHPNG ou PHP de nova geração. Se quiser testar a nova versão, você pode ler as instruções nesta página. Ainda não se sabe quando teremos esse aumento de desempenho nos servidores: ainda há falhas que geram incompatibilidade com códigos atuais, e algumas ideias que ainda não foram testadas podem melhorar ainda mais o desempenho.

Com informações: INFO.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josiel Hen
Ele também deve ter entendido, eu também entendi, e não sou da área, mas como ele, não sei, - mesmo entendo o geral do texto, para o que serviria ou no que atuaria qualquer daqueles nomes Lol
Silvio Ney
Tiago De Souza Ribeiro nem todo mundo quer controlar todos os clientes, aliás, nem todo cliente quer ser controlado. VPS é uma maravilha, mas para render dinheiro é melhor fazer o serviço e entregar ao cliente. Ter dor de cabeça por mixaria não rola.
Tiago De Souza Ribeiro
Cara, o negócio é usar no mínimo um VPS. Hospedagem compartilhada é coisa de gente sem noção, iniciando agora na área ou que tem medo de Linux. Não existe vantagem alguma nesse tipo de serviço, nem mesmo para sites iniciantes.
Leonardo Domingues
Eu nem sou da area mas entendi, mas porquesou curioso e acabo lendo de tudo, rs.
Silvio Ney
Aí, claro, os serviços de hospedagens passam meses pra testar tudo, aprovar, disponibilizar para todos os clientes. Começam os bugs com o sistema desenvolvido usando como base o PHP 5.5, daí vão os desenvolvedores corrigir tudo e acharem ruim. Típico, do que adianta um core super otimizado e a galera desenvolvendo usando idéias do tempo da pedra? T__T
Silvio Ney
Você não é da área, é normal não entender.
Valério de Vito
Cara, como eu queria ter entendido ao menos 3 linhas dessa materia :/