Início » Brasil » Ibope vai medir a audiência da TV no Twitter

Ibope vai medir a audiência da TV no Twitter

Ibope Twitter TV Ratings será capaz de analisar se o tweet é positivo ou negativo

Paulo Higa Por

Atualmente, o Ibope mede a audiência da TV com base nas informações geradas por aparelhos chamados peoplemeter, que estão espalhados por todo o Brasil. Até o fim do ano, a empresa de pesquisa também vai monitorar a repercussão dos programas de TV na internet, por meio do ITTR (Ibope Twitter TV Ratings), uma ferramenta que analisa em tempo real as conversas feitas no Twitter.

Isto não é novo para o Twitter: a rede social já fez parcerias semelhantes com empresas de pesquisa em outros países, como nos Estados Unidos, onde há um acordo com a Nielsen para medir a repercussão na internet dos programas da TV americana desde dezembro de 2012. Recentemente, as medições se expandiram para países como Japão, Itália, Reino Unido, Espanha, Austrália e Alemanha, com a ajuda da Video Research, GfK e Kantar.

O funcionamento do ITTR parece bem simples: a ferramenta vai monitorar todos os tweets publicados pelos brasileiros e analisar o conteúdo da mensagem para procurar por palavras-chave que fazem referência a algum programa que está passando na TV. O índice de audiência será fornecido em tempo real.

Mas o Ibope diz que o algoritmo é avançado o suficiente para detectar se o tweet representa uma opinião positiva ou negativa sobre o programa. Além disso, ele consegue entender o contexto da mensagem: o ITTR não deverá confundir informações de trânsito com tweets sobre a novela Avenida Brasil, por exemplo.

O que as pessoas estão comentando no Twitter?

O que as pessoas estão comentando no Twitter?

Tudo isso é uma estratégia do Twitter para se firmar como uma "segunda tela" — 54% das pessoas assistem TV enquanto navegam na internet, de acordo com o Ibope. No aniversário de oito anos, a rede social fez um evento no Brasil e chegou a afirmar que 90% das conversas públicas sobre TV acontecem no Twitter. Na ocasião, o Twitter foi apelidado pelos executivos de "maior sofá do mundo".

O Ibope Twitter TV Ratings estará disponível no Brasil até o fim do ano, mas o Ibope e o Twitter não acreditam que a ferramenta esteja pronta a tempo de ser usada na Copa e nas eleições presidenciais. Em 2015, o ITTR deverá ser lançado na Argentina e Colômbia.

Com informações: O GloboFolha.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Surian Sinner
Diego F. Duarte É, se vc tem uma empresa e quer anunciar, vc acaba recorrendo às pesquisas para saber aonde investir seu dinheiro e ter um retorno. Infelizmente não há saída. Então vc atira no escuro de qualquer jeito, mas pelo menos tem um palpite de onde arriscar. Se houvesse um mecanismo confiável de pesquisa, seria melhor para se ter uma direção, não apenas um palpite..
Diego F. Duarte
Pesquisas hj servem no maximo, pra se ter uma idéia da temperatura do item medido, mais nada.
Diego F. Duarte
Fora q resultados de internet são facilmente manipulaveis, dae a minha trollada acima sobre os bots. Em tempos de Sensus e Datafolha, não dá pra acreditar mto em pesquisa, seja de qual lado ou produto for.
RamonGonz
pro twitter é uma ótima ideia isso ai
Surian Sinner
Minha teoria de conspiração: Cheira a manobra para aumentar a relevância da Globo, já que a audiência tem caído, e manter o bom futuramente da emissora tucana com receita publicitária. Apesar de tudo, eu acho a Globo o melhor canal de TV brasileiro, os outros são muito piores do que ela em vários aspectos, inclusive no aspecto aonde a Globo é a pior: a manipulação. Porém a medição de Internet é uma coisa que qualquer um pode fazer é o anunciante vai poder contestar os resultados do Ibope facilmente, então tomara que eles façam um bom trabalho de medição dessa vez, porque a medição por pontos da audiência da TV é uma zona muito escura no trabalho deles..
Luan Borges
O Ibope só está começando a fazer isso porque o GfK chegará ano que vem ao Brasil oferecendo esse serviço.
Diego F. Duarte
Behold: Bots flodando sobre a novela do ráquer das 19 horas estão chegando!