Início » Brasil » Ibope vai medir a audiência da TV no Twitter

Ibope vai medir a audiência da TV no Twitter

Ibope Twitter TV Ratings será capaz de analisar se o tweet é positivo ou negativo

Por
5 anos atrás

Atualmente, o Ibope mede a audiência da TV com base nas informações geradas por aparelhos chamados peoplemeter, que estão espalhados por todo o Brasil. Até o fim do ano, a empresa de pesquisa também vai monitorar a repercussão dos programas de TV na internet, por meio do ITTR (Ibope Twitter TV Ratings), uma ferramenta que analisa em tempo real as conversas feitas no Twitter.

Isto não é novo para o Twitter: a rede social já fez parcerias semelhantes com empresas de pesquisa em outros países, como nos Estados Unidos, onde há um acordo com a Nielsen para medir a repercussão na internet dos programas da TV americana desde dezembro de 2012. Recentemente, as medições se expandiram para países como Japão, Itália, Reino Unido, Espanha, Austrália e Alemanha, com a ajuda da Video Research, GfK e Kantar.

O funcionamento do ITTR parece bem simples: a ferramenta vai monitorar todos os tweets publicados pelos brasileiros e analisar o conteúdo da mensagem para procurar por palavras-chave que fazem referência a algum programa que está passando na TV. O índice de audiência será fornecido em tempo real.

Mas o Ibope diz que o algoritmo é avançado o suficiente para detectar se o tweet representa uma opinião positiva ou negativa sobre o programa. Além disso, ele consegue entender o contexto da mensagem: o ITTR não deverá confundir informações de trânsito com tweets sobre a novela Avenida Brasil, por exemplo.

O que as pessoas estão comentando no Twitter?

O que as pessoas estão comentando no Twitter?

Tudo isso é uma estratégia do Twitter para se firmar como uma “segunda tela” — 54% das pessoas assistem TV enquanto navegam na internet, de acordo com o Ibope. No aniversário de oito anos, a rede social fez um evento no Brasil e chegou a afirmar que 90% das conversas públicas sobre TV acontecem no Twitter. Na ocasião, o Twitter foi apelidado pelos executivos de “maior sofá do mundo”.

O Ibope Twitter TV Ratings estará disponível no Brasil até o fim do ano, mas o Ibope e o Twitter não acreditam que a ferramenta esteja pronta a tempo de ser usada na Copa e nas eleições presidenciais. Em 2015, o ITTR deverá ser lançado na Argentina e Colômbia.

Com informações: O GloboFolha.

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.