Início » Brasil » Galaxy S III vendido no Brasil não receberá atualização para o KitKat por falta de RAM

Galaxy S III vendido no Brasil não receberá atualização para o KitKat por falta de RAM

Atualização para o KitKat será restrita ao modelo do Galaxy S III com 4G.
Também com 1 GB de RAM, Galaxy S III mini ficou de fora.

Paulo Higa Por

Lançado no Brasil em junho de 2012, o modelo internacional do Galaxy S III (GT-I9300) não receberá a atualização para o Android 4.4 KitKat por falta de memória. Com 1 GB de RAM, o aparelho não possui hardware suficiente para fornecer uma boa experiência de uso, de acordo com a Samsung. A atualização ficará restrita ao Galaxy S III 4G, que chegou ao país seis meses depois, e ao modelo americano, que possuem o dobro de memória.

A informação foi confirmada oficialmente pela Samsung. Na quarta-feira (7), o SamMobile publicou um documento vazado que apontava que a atualização para o modelo GT-I9300 “foi cancelada devido a problemas não resolvidos”. Um suposto relatório enviado a desenvolvedores indicava que não foi possível integrar com sucesso os aplicativos da Samsung e a interface TouchWiz.

“As versões 3G do Galaxy S III e S III mini são equipadas com 1 GB de RAM, o que não lhes permite receber a atualização da plataforma de maneira eficiente”, de acordo com o comunicado da Samsung liberado nesta quinta-feira (8). Por conta dessa limitação de hardware, os aparelhos “não poderão receber a atualização e ao mesmo tempo continuar proporcionando a melhor experiência para o consumidor”.

galaxy-s3-hero

O Galaxy S III foi lançado no Brasil há dois anos por 2.099 reais com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich e hoje está no 4.3 Jelly Bean. A notícia até causou surpresa, já que o Android 4.4 KitKat ganhou melhorias de desempenho para rodar bem em aparelhos de baixo custo, com 512 MB de RAM. Pelo visto, o dobro disso não é suficiente para rodar o KitKat junto com os vários aplicativos instalados de fábrica nos aparelhos da Samsung.

Mesmo sendo antigo, o Galaxy S III tem hardware de respeito: processador quad-core Exynos 4412 de 1,4 GHz, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 64 GB), tela Super AMOLED de 4,8 polegadas com resolução de 1280×720 pixels, câmera de 8 megapixels com filmagem em 1080p e bateria de 2.100 mAh. Para quem faz questão do KitKat, o jeito será apelar para uma ROM alternativa, como o CyanogenMod.

O problema da limitação de hardware também se aplica ao Galaxy S III mini, que traz os mesmos 1 GB de RAM, mas processador mais simples, um NovaThor U8420 dual-core de 1 GHz, a metade do armazenamento interno e uma tela menor, de 4 polegadas. Nesse caso, a falta da atualização para o KitKat é mais um banho de água fria para os proprietários: o aparelho não havia nem sequer recebido o Android 4.3 .

A versão 4G do Galaxy S III (GT-I9305) deve receber a atualização, que está em fase de testes. A única diferença, além do suporte ao LTE, é a RAM, que vai para 2 GB. Os outros componentes, como bateria e processador, são os mesmos. O modelo foi lançado no Brasil em dezembro de 2012 já com o Android 4.1 Jelly Bean, por um preço ligeiramente maior ao da versão sem 4G: 2.399 reais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Amanda
Nossa nada a ver isso sabem pq , !? Se fosse por isso , como o moto g antigo recebeu a atualização para o kik kat , tanto o s3 Gt-(9300) quando o Moto G tem a mesma memoria RAM
Kadu Souza
e mentira isso a samsung ta lancando aparelhos com 512 de ram e com kitkat o galaxy ace 4 lite e um deles muito inferior ao s3 e tem kitkat
joel
Verdade isso que falou, eu acho que não vão atualizar o SIII pra que as pessoas desistam dele e comprem um novo aparelho mais sofisticado.
Amanda Di Paulla
eu estou precisando de celular, estava pensando em comprar um s3. depois que li os comentários fiquei meio em duvida. por favor alguém pode me informar se e viável a compra desse celular ?
Hénzio Silveira
eu tenho um s3 neo quero saber se vai receber kitkat porque eu soube que o s3 normal na ressebese pq tem 1 GB de ram mais esse tem 1.5 quero saber se vai receber kitkat
André Eliziário Dos Santos
Eu sou fã da linha Galaxy Note da Samsung, gosto da interface TouchWiz... E o motivo da Samsung de não atualizar o Galaxy SIII é simplesmente uma baita de uma desculpa esparrafada. Se o problema fosse realmente memória RAM, ela não teria lançado lá fora o Samsung Galaxy Ace Style, que possui míseros 512 MB de RAM com Android 4.4 KitKat e com a interface TouchWiz Essence, a mesma do S5! Esse aparelho por si só vai de encontro a justificativa da Samsung! Se a culpa é do TouchWiz por ser pesado, o que justificaria esse aparelho rodar KitKat+TouchWiz e o Galaxy SIII, muito mais poderso não ser capaz? Será porque se o SIII receber atualização ele mataria vários modelos, principalmente o SIII Neo, versão requentada do SIII? Falem a verdade, pois essa desculpa não rola.
Bruno Arruda Dos Santos
Amigo me passa o link da onde vc pegou o tutorial e os arquivos pra mudar a Rom do Galaxy S2 Lite pra Cyanogemod 4.4.2. Agradecido!
Lídison Santos
Pelo menos a LG aprendeu alguma coisa com a linha NEXUS, pois a nova linha L III toda vai vir com o KIT KAT, todos os aparelhos com 512 MB de RAM, e com direito a toda interface modificada da LG. Ela deve ter aprendido a optimizar.
Mike Metralha
Só digo uma coisa CYANOGEN NELES!
Bruno Henrique
se meu s3 tivesse android 2.3 eu ainda ia preferir ele haushas
Rafael de Paula
A Motorola se pronunciou mais uma vez e teve uma nota oficial que o KK saíra para o D1 e D3 no final do 2º trimestre. A questão é saber se vai realmente acontecer, pois a atualização foi prometida assim que o aparelho foi lançado com o 4.1.2, ou seja, seria atualizado para a 4.2.2 e não foi, e depois saiu a 4.3 e nada... daqui a pouco sai a 5.0 e continuarão enrolando. Vamos esperar então. Mas isso não tira o mérito do D1 ser o melhor smart de entrada.
Rafael Silva
Rodando CM 11, sem problemas por aqui.
Gustavo Hofer
o S3 é o melhor aparalho da linha galaxy S ... isso é fato e como o thiago disse a samsung precisa matar ele pra vender o S4 e S5 assim que as noticias sobre o lançamento do kitkat sairam a principal preocupação era atender os aparelhos mais antigos. a samsung nao vai atualizar o S3 pq não está conseguindo colocar aquele monte de programa e jogo lixo que vem nas suas atualizações
Augusto Mattos
A velha e boa "obsolescência programada" em ação!
Jean Franco
Jeff Klein Olha, o iOS 7.1 rodava bem no meu iPhone 4... Só troquei ele por um Moto G porque quebrei ele.
Exibir mais comentários