A NASA divulgou nesta segunda-feira (12) o resultado de um extenso estudo realizado em parceria com a Universidade de Irvine, na Califórnia, que confirma: a gigantesca geleira que faz parte da Antártida ocidental está não só sofrendo de um colapso lento, mas também irreversível.

Antártida Ocidental

A constatação não descreve (ao menos não agora) o início de um cenário apocalíptico, mas preocupa: em termos práticos, o fenômeno pode fazer com que o nível do mar suba, no mínimo, 1,2 metro. A sorte, se é que podemos usar esta definição, é que níveis alarmantes só serão atingidos dentro de séculos, muito provavelmente não antes dos próximos 200 anos.

O estudo teve como base dados colhidos principalmente a partir de análises do solo da região e de mapeamentos feitos por satélite e aviões durante os últimos 40 anos. Não por acaso, o primeiro alerta sobre o derretimento na Antártida ocidental foi feito pelo cientista John H. Mercer em 1978.

O estudo atual não serve apenas para reforçar um fenômeno descrito há quase 40 anos, mas principalmente para confirmar que não há nada que possa ser feito para parar o derretimento do gelo – algum esforço é capaz apenas de retardá-lo, quando muito.

De acordo com Eric Rignot, professor da Universidade de Irvine que liderou a pesquisa, a geleira está sobre uma depressão no solo, uma espécie de “concha” com a abertura para cima. À medida que as bordas do bloco diminuem, a água resultante deste processo, mais aquecida, acumula ali, dentro da depressão, acelerando um processo de derretimento que já é considerado rápido.

Ainda não se conhece todas as possíveis consequências de uma mudança desta magnitude, mas as principais são não difíceis de estimar: alterações climáticas importantes, aumento nas ocorrências de desastres naturais e até mesmo cidades litorâneas no mundo todo engolidas total ou parcialmente pelas águas, por exemplo.

A melhor maneira de atacar o problema também já é uma ideia conhecida, mas improvável por requerer um esforço global e organizado: maior eficiência no combate à poluição, especialmente no que diz respeito à queima de combustíveis fósseis.

Mas os cientistas não creditam o fenômeno exclusivamente à ação humana: o planeta parece estar entrando em um processo natural de mudanças, a exemplo de vários outros que ocorreram ao longo de sua existência. O que causa certo espanto é a rapidez do processo: do ponto de vista geológico, o aumento do nível do mar em alguns metros dentro de poucos séculos é apenas um instante.

Com informações: NYTimes.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Faria da Silva

KKK Deus matou pecadores durante o Diluvio, duvido que ele será como Noe e a arca, uma simples pessoa dentro de 7 bilhoes

Raphael De Almeida Caetano
essa nasa, como uma religiao, faz de tudo pro planeta aquecer e derreter o gelo. mas pode acreditar, tudo falso e armado. que sigam os fieis de sua igreja dos deuses da nasa. FDP
Victor Lavanhole Guarnier
Sim o LARVA foi mesmo um erro. sei sim a diferença de LARVA para LAVA foi um ligeiro engano e falta de atenção.
Victor Lavanhole Guarnier
Perdoa senhor, mas citei o PT apenas como uma bosta para o brasil, o PT atual, estou desapontado com o governo Dilma motivo por ter criticado. Eu li novamente meus comentários e não encontrei aonde citei que o PT estava derretendo gelo algum de nenhuma forma.
Carlos Soares
"-q" ninguem entende.
Carlos Steter
Rafael Ocaña sou analista fiscal, mas temas relacionadas ao meio ambiente despertam meu interesse. Uma das minhas ideias era reutilizar a água das hidroelétricas fazendo com que a pressão da queda retornasse a água para os tanques e ela fosse utilizada novamente, mas depois de conversar com alguns engenheiros essa ideia foi descartada. Agora essa outra que eu tenho eu gostaria de expô-la para alguma organização engajada nessa causa e fazer de uma maneira formal, pois eu gostaria de (caso ela seja viável, possível e posta em prática) acompanhar o desenvolvimento e conclusão. Você já tem participado de algum projeto? Podemos trocar ideias.
Danillo Silva Ferreira
Isso já aconteceu antes... ficou conhecido como Dilúvio... Por mais catastrófico que sejam nossas ações no planeta, tirando é claro o uso de armas nucleares, elas não são a principal causa para os problemas do degelo...
Vagner Lavanhole Guarnier
Diego Roldão Moura Nas igrejas vocês não pregam um Deus de misericórdia e amor? Por que ele mataria toda a população outra vez?? Onde está a misericórdia e o amor?? Se seu Deus tem coragem de matar desse jeito, ele é que nunca vai merecer o meu amor e respeito..
Rafael Ocaña
Carlos, você menciona ter ideias para parar o desgelo, eu tive algumas ideias para ajudar a resolver o problema, mas não solucionei uma questão: como engajar pessoas dispostas a ter essas ideias e empresas que as viabilizem. Alguém mais? Qual a sua especialidade?
Fernando Ferreira
Victor Lavanhole Guarnier, Cara... Sai um pouco do facebook velho, tu tá ficando muito exaltado com as merdas que andam postando culpando o PT por tudo. Victor says: "O planeta não vai derreter nunca porque no começo era muito mais quente, com larva para todo lado e hoje esta como esta" Esta como parceiro ? Infestado de insetos ? Jesus cristo cara... fica caladinho pra gente pensar q é inteligente Já é ciente da população que devido ao aumento no buraco da camada de ozônio a radiação emitida pelo Sol alterou nosso clima e isto acelerou o processo de derretimento, o que a NASA esta tentando fazer é aquela velha desculpa "A culpa é minha, mas não fiz sozinho" Prefiro não pensar em quando e onde mentiram para nós, esta explicação é mais plausível.
Emerson Alecrim
Halysson Abreu Olha, com uma argumentação tão coerente como essa, admito: eu estou errado (maldita hora que o gramático Oliveira Lima descobriu nosso segredo).
Bruno Di Castro
Victor Lavanhole Guarnier Concordo! Se não fosse o PT os dinossauros ainda estariam vivos. #PTMente #NãoVaiTerCopa
Diego Roldão Moura
Isso é drogas... Para de usar que daqui a pouco não tem mais volta.
Miron Alighieri
Halysson Abreu , pois se engana que este termo foi "criado" pela imprensa para deixar de promover qualquer coisa. O termo Antártida, é o termo em Português Lusitano para o continente, e que por motivos óbvios herdamos. Porém, é pertinente a discussão sobre este termo estar certo ou não, devido a vários fatores, entre eles, a forma desta palavra em latim e outras línguas e a própria etimologia da mesma. Porém, se procurar dicionários atuais da língua portuguesa, encontrará o termo Antártida e nele uma provável citação ao termo Antártica, como sendo uma forma TAMBÉM aceita.
Diego Roldão Moura
Victor Lavanhole Guarnier PT isso, PT aquilo! Cara o PT tem culpa de muita coisa, mas agora tu ta exagerando... Daqui a pouco tu vai dizer que o PT é culpado pela morte de pessoas no Japão.
Exibir mais comentários