Início » Celular » Um grupo de estudantes conseguiu rodar apps para iOS no Android

Um grupo de estudantes conseguiu rodar apps para iOS no Android

Paulo Higa Por

Mesmo sendo o sistema operacional móvel mais usado do mundo, o Android ainda recebe algumas novidades só depois do iOS. Certos aplicativos, inclusive, nunca deverão chegar ao Android, como o Tweetbot. Mas e se fosse possível rodar todos esses aplicativos exclusivos em um dispositivo com Android? Foi o que fez um grupo de estudantes da Universidade de Columbia.

Seis estudantes de PhD de Ciência da Computação desenvolveram o Cider, uma camada de compatibilidade que faz os aplicativos para iOS pensarem que estão rodando em um dispositivo da Apple. Não se trata de um emulador ou máquina virtual: os aplicativos são executados nativamente.

A ideia é parecida com a do Wine, que imita comportamentos do Windows para permitir que sistemas operacionais como o Linux executem o Photoshop e o Microsoft Office, por exemplo. O Cider “copia” as bibliotecas e frameworks do iOS para o Android e então permite que os aplicativos originalmente desenvolvidos para a plataforma da Apple funcionem no robô verde sem nenhuma modificação no código.

Para provar o feito, os estudantes gravaram um vídeo mostrando aplicativos como o iBooks e o Yelp para iOS rodando em um Nexus 7:

O projeto está apenas no começo e os aplicativos rodam bem lentamente, como você deve ter percebido. Os estudantes ainda não terminaram de implementar o OpenGL ES, o que deixou o desempenho gráfico prejudicado. Além disso, os aplicativos rodando com a ajuda do Cider não podem acessar informações do Bluetooth ou da rede de dados do aparelho, então o funcionamento deles ainda é limitado.

Mesmo com as limitações, há potencial para que o Cider seja bem útil em um futuro não muito distante. O Wine, em desenvolvimento há mais de 20 anos, ainda está longe de ser perfeito, mas já quebra um galho enorme para quem precisa rodar aplicativos exclusivos do Windows em outras plataformas. Os estudantes afirmaram que pretendem continuar desenvolvendo e melhorando o Cider — estou ansioso para conferir os próximos capítulos.

Todas as informações técnicas estão neste documento.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lineu Camargo
afterlight, come to me
Lekynus Sama
Apple processando esses estudantes em 3...2....1
Guilherme Bill Costa
Vem ni mim, Garageband!
Jedielson Almeida
Michael Frank Opa! vou checar! obrigado
Michael Frank
Também curtia o Tweetbot e senti falta no começo, mas hoje acho o Fenix bem melhor, não fosse ele já teria abandonado o Twitter: https://play.google.com/store/apps/details?id=it.mvilla.android.fenix
Lucas Marin Cypriano
Sensacional! :D
Jedielson Almeida
Muito bom! se em breve eu puder usar o tweetbot que eu comprei pouco antes de migrar pro Android, já vai valer pra mim esse programa :D