Lumia 930 e 630, os primeiros com Windows Phone 8.1 de fábrica

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses

A Microsoft, agora como dona da Nokia, apresentou os primeiros smartphones com Windows Phone 8.1 de fábrica para o mercado brasileiro. O Lumia 930 é o topo de linha com hardware poderoso que chega às lojas no terceiro trimestre, enquanto o Lumia 630 é um aparelho mais acessível que começa a ser vendido em junho. E com um diferencial para o Brasil: TV digital. Nós fomos dar uma olhada de perto neles.

Lumia 930

nokia-lumia-930-hands-on-abre

O Lumia 930 é o novo todo poderoso da Microsoft. A ficha de especificações técnicas bate de frente com os Androids mais caros do mercado e possui várias semelhanças com a do Lumia 1520: processador quad-core de 2,2 GHz, 2 GB de RAM e a mesma câmera PureView de 20 megapixels. Se você estiver querendo saber sobre o desempenho ou a qualidade das fotos do Lumia 930, terá uma boa ideia ao ler o review do Lumia 1520.

nokia-lumia-930-traseira

A principal diferença em relação ao Lumia 1520 está no tamanho: em vez da gigantesca tela IPS LCD de 6 polegadas, temos um display AMOLED de 5 polegadas, bem mais segurável, mas que mantém a resolução de 1920×1080 pixels. O preto perfeito do visor causa uma ótima impressão em conjunto com o vidro que cobre a tela, que é levemente curvado nas bordas e facilita o deslizar dos dedos.

A Microsoft usou uma combinação de bordas de alumínio com traseira de policarbonato, e o resultado ficou muito agradável. Outro ponto que colabora com o design é que, antes tarde do que nunca, a empresa aproveitou ao máximo todo o espaço do Lumia 930: mesmo tendo uma tela de 5 polegadas, ele é menos largo que o Lumia 1020, que possui visor de apenas 4,5 polegadas. Tela grande não implica, necessariamente, smartphone grande. Samsung e Motorola mostraram isso muito bem nos últimos anos.

nokia-lumia-930-lateral

A única crítica ao design, a meu ver, talvez seja o fato de que o Lumia 930 é espesso (9,8 mm) e pesado (167 gramas) quando comparamos com outros smartphones topo de linha. A pegada não é das melhores, especialmente por causa da moldura com cantos retos, mas não chega a incomodar. Além disso, como estamos falando de algo desenhado pela Nokia, uma gordurinha já era esperada.

lumia-930-notificacoes

Com Windows Phone 8.1, o Lumia 930 é bem gostoso de usar: a central de notificações, os atalhos rápidos para acessar as configurações, o teclado com escrita swipe, a imagem de fundo nas Live Tiles da tela inicial e inúmeras outras novidades deram um belo gás ao sistema. Para nós, só falta a Cortana em português — a palavra oficial da Microsoft é que, por enquanto, não há nenhuma data definida para que possamos conversar com ela em nosso idioma.

O lançamento do Lumia 930 no Brasil está previsto para o ainda distante terceiro trimestre do ano. A Nokia tinha o costume de não divulgar o preço muito antes do lançamento, e não mudou sua estratégia agora que está sob o comando da Microsoft. Mas considere que o Lumia 1520, quase um Lumia 930 esticado, foi lançado no país por 2.599 reais; espere algo não muito mais barato que isso.

Ah sim: no Brasil, ele será vendido apenas nas cores branca e preta, infelizmente. É uma pena que a Microsoft não traga outras opções, algo ruim especialmente em aparelhos que não permitem substituir a tampa traseira. Por aqui, o máximo que teremos serão capinhas coloridas vendidas separadamente, nas cores preta, verde e laranja.

Lumia 630

lumia-630-abre

O Lumia 930 irá demorar meses para chegar ao Brasil, mas poderemos comprar um smartphone com Windows Phone 8.1 de fábrica já nas próximas semanas. O Lumia 630, que será lançado em junho, em ritmo de Copa do Mundo, é o novo smartphone de linha média da Microsoft. No nosso país, ele traz um diferencial que vem se tornando cada vez mais comum em aparelhos dessa faixa de preço: o suporte a TV digital.

Claro, o Windows Phone não possui suporte nativo a TV digital: essa novidade na plataforma foi resultado de um trabalho do Instituto Nokia de Tecnologia, baseado em Manaus. Trabalho que, por sinal, foi muito bem feito.

lumia-630-tv

O aplicativo de TV possui uma interface bastante intuitiva, que é fácil de usar e combina com o estilo do Windows Phone. É possível gravar os programas para assisti-los posteriormente e acessar rapidamente a grade de programação. Nas configurações, tem como restringir a exibição de programas inadequados para determinadas faixas etárias, de acordo com a classificação indicativa brasileira.

lumia-630-tv-guia
lumia-630-tv-restricao

Apesar de não possuir uma resolução tão alta, de 854×480 pixels, a tela IPS LCD do Lumia 630 é de boa qualidade, com cores vivas e bom contraste. A resolução é um pouquinho maior que a de 800×480 pixels do Lumia 620, mas na prática o espaço é o mesmo: é que, além de ser o primeiro Windows Phone dual SIM e o primeiro Windows Phone com TV digital, o Lumia 630 também é o primeiro Windows Phone que exibe os botões (voltar, início e pesquisar) diretamente na tela.

lumia-630-inicio

O hardware dos Windows Phones ficou melhor nos últimos lançamentos, e o mesmo ocorreu com o Lumia 630, que traz um processador quad-core de 1,2 GHz. Mesmo sendo parte de um SoC básico, o Snapdragon 400, esta é uma característica que vende e chama atenção. Na hora do vamos ver, o desempenho também é bom — no evento de lançamento em São Paulo, inclusive, estavam presentes representantes da Gameloft, e foi feito um campeonato de Asphalt 8. Como se trata de um Windows Phone, desnecessário dizer que tudo é bem fluido.

lumia-630-capinha

Um dos problemas do Lumia 630 é a quantidade de RAM: só 512 MB. Sim, o Windows Phone consegue gerenciar bem a RAM. Sim, os aplicativos para Windows Phone rodam bem com poucos recursos de hardware. Mas isso significa que menos aplicativos poderão estar em execução em segundo plano e também significa que veremos um maior número de telas “carregando…” ao alternar entre eles. Em uma época em que as empresas estão dando grande atenção aos aparelhos de baixo custo, a Microsoft poderia ter caprichado mais. A concorrência já oferece 1 GB, afinal de contas.

O Lumia 630 dual SIM com TV digital estará disponível nas lojas brasileiras por 699 reais, um preço de lançamento no mínimo interessante, que o fará competir com o Moto G. A Claro venderá um modelo do Lumia 630 com entrada para apenas um SIM card por um preço significativamente menor (549 reais), mas ele não traz a TV digital, o que pode ser um fator decisivo de compra para muitas pessoas.

Tanto a variante single SIM quanto a dual SIM suportam apenas conexões 3G. Quem quiser 4G terá que comprar o Lumia 635, que é idêntico ao Lumia 630, mas não possui opção de entrada para dois chips e nem TV digital. O Lumia 635 ainda não possui data exata de lançamento; a Microsoft diz apenas que ele chega no terceiro trimestre.

Receba mais sobre Windows Phone 8.1 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados