Início » Negócios » Google adquire criadora do Word Lens, app que traduz textos em tempo real pela câmera do smartphone

Google adquire criadora do Word Lens, app que traduz textos em tempo real pela câmera do smartphone

Emerson Alecrim Por
5 anos e meio atrás

Das compras que o Google realizou nos últimos meses, esta provavelmente figura entre as mais interessantes: nesta sexta-feira (16), a companhia tornou-se dona da Quest Visual, startup responsável pelo Word Lens Translator, app que traduz em tempo real textos presentes na imagem que está sendo capturada pela câmera do smartphone.

Word Lens

O aplicativo tem uma proposta tão boa – ainda que passível de falhas - que se torna quase que indispensável em uma viagem internacional. Imagine que você esteja na Rússia, por exemplo, e não faz ideia do que está escrito nas placas de trânsito ou nos avisos do metrô. Basta então abrir o aplicativo, apontar a câmera para o escrito a ser traduzido e aguardar a mágica acontecer, como mostra o vídeo a seguir:

O que o Google vai fazer com a Quest Visual? Como de costume, a empresa mantém o silêncio sobre a aquisição, mas já se sabe que a companhia irá incorporar a tecnologia do Word Lens no Google Translator. Eventualmente, alguma outra ferramenta da companhia também pode ganhar o recurso - já pensou no Google Now fazendo este tipo de tradução?

O Word Lens foi lançado para iOS no final de 2010 e para Android em junho de 2012. Em novembro de 2013, foi a vez do Google Glass ganhar uma versão do aplicativo (vide o vídeo abaixo). Só que a ferramenta completa sempre foi paga. Agora, no entanto, o site oficial informa que é possível obter o Word Lens e seus pacotes de idiomas gratuitamente até a transição para o Google ser concluída.

É uma boa notícia, mas também um sinal de que o pessoal de Mountain View já deve estar planejando descontinuar o aplicativo, o que certamente acontecerá se a tecnologia da Quest for mesmo aproveitada no Google Translator.

Como é frequente nas aquisições do Google, nenhuma das partes revelou os valores envolvidos no negócio.

Com informações: The Next Web

Mais sobre: , ,