Início » Aplicativos e Software » Shazam troca o Spotify pelo Deezer no Brasil

Shazam troca o Spotify pelo Deezer no Brasil

Paulo Higa Por

O Shazam, popular aplicativo para descobrir o nome da música que está tocando com a ajuda do microfone do aparelho, fechou recentemente uma parceria com o serviço de streaming de músicas Deezer. Era esperado, portanto, que houvesse uma integração entre os dois serviços. O que pegou alguns de surpresa foi que, em alguns países, incluindo o Brasil, o botão para ouvir música no Spotify foi removido em favor do francês Deezer.

A mudança afeta as versões gratuitas do Shazam para Android e iOS no Reino Unido, Alemanha, México e Brasil. No nosso país, onde o Spotify ainda não foi lançado oficialmente e o Deezer faz sucesso, a mudança não deve causar tanto impacto, mas a estratégia foi bastante criticada pelos britânicos: na terra da rainha, o Spotify é significativamente mais popular que o Deezer. Por lá, os usuários acusam o Shazam de ter tomado uma decisão puramente comercial, acima dos interesses de quem usa o aplicativo.

Rdio ou Deezer?

Rdio ou Deezer?

A partir de agora, quando você descobrir uma música pelo Shazam no Brasil, o aplicativo oferecerá três botões: comprar no iTunes, ouvir no Rdio e ouvir no Deezer. A integração com o Rdio é boa: ao procurar uma música com o Shazam, ela é automaticamente adicionada a uma lista de reprodução no Rdio, permitindo que você a encontre facilmente depois.

Em resposta, o Shazam afirmou que o mercado de serviços de streaming de músicas está extremamente competitivo e que é necessário tomar decisões de acordo com as diferenças de cada país. A empresa diz que a integração com o Spotify "poderá voltar em uma data futura". Em outros locais, como nos Estados Unidos, onde o Deezer não opera, o Spotify continua disponível.

Em fase de testes há vários meses, o Spotify está perto de ser lançado oficialmente para todos os usuários no Brasil — antes tarde do que mais tarde. Na semana passada, a empresa enviou um email à imprensa brasileira pedindo aos jornalistas que reservem o dia 28 de maio em suas agendas, quando o Spotify fará um evento em São Paulo.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor Domiciano
O Deezer roda direto no browser e o Spotify precisa instalar - tipo iTunes. Achei mais simples o Deezer - favorito uma música no PC e no celular é só sincronizar que baixa direto po Wifi (Spotify até onde fucei, tem que baixar no PC e conectar o celular na USB).
Gonçalo Gomes
O Soudhound é excelente também, relativamente ao Spotify e Deezer, utilizo os dois e apesar de o Spotify ter um visual mais bonito, sinto maior praticidade no deezer.
William Bannach
Haha, obrigado, mas aqui no Tecnoblog o pessoal é bem mais tolerável com as opiniões alheias, sempre tem um ou outro que gosta de flame mas só ignorar.
Fernando Braz
William Bannach Uma discussão civilizada na internet. Tão raro que é bom de ver!
Eric Viana
Já tentei várias vezes usar o Shazam e em pouquíssimas oportunidades ele me mostrou a música certa. Hoje estou usando a rede social Sountracking que conta com o GraceNote como mecanismo de reconhecimento. Funciona sempre (pelo menos até o momento) :-)
Cássio Oliveira
Soundhound manda abraços!
William Bannach
Questão de gosto Rafael, eu prefiro o Spotify por n motivos do qual ele me atende melhor, mas eu respeito seu gosto, provavelmente o deezer deve lhe servir melhor.
Rafael Santos
deezer é bem melhor
Wellington Gabriel de Borba
Prefiro o SoundHound... as pessoas usam o Shazam só porque a outras pessoas também usam, não porque é o melhor.
William Bannach
Notei isso ontem usando o Shazam, não consigo gostar do Deezer.