Início » Aplicativos e Software » Shazam troca o Spotify pelo Deezer no Brasil

Shazam troca o Spotify pelo Deezer no Brasil

Por
5 anos atrás

O Shazam, popular aplicativo para descobrir o nome da música que está tocando com a ajuda do microfone do aparelho, fechou recentemente uma parceria com o serviço de streaming de músicas Deezer. Era esperado, portanto, que houvesse uma integração entre os dois serviços. O que pegou alguns de surpresa foi que, em alguns países, incluindo o Brasil, o botão para ouvir música no Spotify foi removido em favor do francês Deezer.

A mudança afeta as versões gratuitas do Shazam para Android e iOS no Reino Unido, Alemanha, México e Brasil. No nosso país, onde o Spotify ainda não foi lançado oficialmente e o Deezer faz sucesso, a mudança não deve causar tanto impacto, mas a estratégia foi bastante criticada pelos britânicos: na terra da rainha, o Spotify é significativamente mais popular que o Deezer. Por lá, os usuários acusam o Shazam de ter tomado uma decisão puramente comercial, acima dos interesses de quem usa o aplicativo.

Rdio ou Deezer?

Rdio ou Deezer?

A partir de agora, quando você descobrir uma música pelo Shazam no Brasil, o aplicativo oferecerá três botões: comprar no iTunes, ouvir no Rdio e ouvir no Deezer. A integração com o Rdio é boa: ao procurar uma música com o Shazam, ela é automaticamente adicionada a uma lista de reprodução no Rdio, permitindo que você a encontre facilmente depois.

Em resposta, o Shazam afirmou que o mercado de serviços de streaming de músicas está extremamente competitivo e que é necessário tomar decisões de acordo com as diferenças de cada país. A empresa diz que a integração com o Spotify “poderá voltar em uma data futura”. Em outros locais, como nos Estados Unidos, onde o Deezer não opera, o Spotify continua disponível.

Em fase de testes há vários meses, o Spotify está perto de ser lançado oficialmente para todos os usuários no Brasil — antes tarde do que mais tarde. Na semana passada, a empresa enviou um email à imprensa brasileira pedindo aos jornalistas que reservem o dia 28 de maio em suas agendas, quando o Spotify fará um evento em São Paulo.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: , , ,