Início » Jogos » O Steam já publicou neste ano mais jogos que em 2013 inteiro

O Steam já publicou neste ano mais jogos que em 2013 inteiro

Por
5 anos atrás

Enquanto a oitava geração ainda se esforça para mostrar a que veio no que diz respeito a lançamentos, o PC nada de braçada na oferta de jogos e o Steam é prova disso: segundo um levantamento feito pelo Gamasutra, só entre fevereiro e abril deste ano, mais jogos foram lançados na plataforma que durante todo o ano passado. Se continuar como está, mais de 2 mil jogos podem ser lançados em 2014, contra pouco mais de 600 de 2013.

O gráfico abaixo, feito pelo site, mostra o aumento mês a mês. Enquanto nos anos de 2012 e 2013 não houve crescimento em todos os meses, 2014 atingiu essa marca e bateu de longe os lançamentos mensais, com abril chegando perto dos 200 novos jogos – cerca de 6 por dia:

graph1

A culpa desse grande aumento da oferta de jogos é do Steam Greenlight, meio pelo qual desenvolvedores indies podem colocar seus títulos para votação pelos usuários para, se aprovados, serem publicados pelo Steam.

Enquanto é ótimo que o Steam seja uma plataforma receptiva para jogos independentes, a oferta também dificulta as coisas para os desenvolvedores, que precisam saber como destacar seus jogos dos demais não apenas no game design, mas também no marketing.

Para dificultar ainda mais, a página inicial do Steam deixou de exibir os últimos lançamentos e agora mostra os mais vendidos. Ou seja, antes você ainda tinha a chance de ver seu jogo na primeira página do Steam, mesmo que por pouco tempo; agora, só se for um campeão de vendas.

graph2

Quando o Greenlight foi lançado, cerca de 50 jogos eram lançados por mês no Steam; hoje, chega perto dos 200

E as coisas não ficarão mais fáceis: a Valve já disse que irá acabar com o Greenlight e abrir a plataforma, possibilitando o esquema self publishing, isto é, em que os próprios desenvolvedores publicam seus jogos. Ou seja, ainda mais jogos deverão ser publicados ao mesmo tempo. É uma grande mudança, especialmente para estúdios menores, e em pouco tempo; o mercado pode estar bem diferente daqui a um ano graças à saturação da plataforma da Valve.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.