Google ultrapassa Apple e é a marca mais valiosa do mundo de 2014

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

A agência Millward Brown anunciou o ranking de marcas mais valiosas de 2014, chamado Top BrandZ. Depois de três anos na liderança, a Apple teve que ceder espaço na liderança para outra do ramo de tecnologia: o Google, que teve um belo aumento no valor de sua marca no último ano.

Segundo o relatório divulgado, foi um aumento de 40%, resultando numa marca que vale 158.84 bilhões de dólares. O valor da marca é calculado com base no desempenho financeiro da empresa e sua relevância para os consumidores.

87541-google-glass

A principal motivação para esse aumento de valor é o investimento da empresa em inovação, com o Google Glass como carro chefe, mas não se apoiando apenas nele: os esforços no ramo de inteligência artificial e a quantidade de parceiros de diferentes áreas que conseguiu só nesse último ano – só para o Glass, foram fechadas parcerias com empresas que têm o know-how de fabricação de lentes e armações de diversos tipos.

Enquanto isso, a Apple, normalmente reconhecida por inovar no ramo de tecnologia, especialmente computação, anda estagnada; não são poucas as críticas com esse foco feitas à empresa nos últimos anos (e ainda mais depois do falecimento de Steve Jobs). Isso lhe custou a queda de 20% no valor da marca, parando em 147.88 bilhões de dólares, no segundo lugar.

Em seguida, vêm a IBM, com 107,54 bilhões, e a Microsoft, com 90,19 bilhões, em quarto lugar. Outras duas empresas de tecnologia do top 10 são AT&T, em oitavo, e Amazon, em décimo. Para ver o ranking completo, é só clicar aqui.

Com informações: Business Insider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados