A agência Millward Brown anunciou o ranking de marcas mais valiosas de 2014, chamado Top BrandZ. Depois de três anos na liderança, a Apple teve que ceder espaço na liderança para outra do ramo de tecnologia: o Google, que teve um belo aumento no valor de sua marca no último ano.

Segundo o relatório divulgado, foi um aumento de 40%, resultando numa marca que vale 158.84 bilhões de dólares. O valor da marca é calculado com base no desempenho financeiro da empresa e sua relevância para os consumidores.

87541-google-glass

A principal motivação para esse aumento de valor é o investimento da empresa em inovação, com o Google Glass como carro chefe, mas não se apoiando apenas nele: os esforços no ramo de inteligência artificial e a quantidade de parceiros de diferentes áreas que conseguiu só nesse último ano – só para o Glass, foram fechadas parcerias com empresas que têm o know-how de fabricação de lentes e armações de diversos tipos.

Enquanto isso, a Apple, normalmente reconhecida por inovar no ramo de tecnologia, especialmente computação, anda estagnada; não são poucas as críticas com esse foco feitas à empresa nos últimos anos (e ainda mais depois do falecimento de Steve Jobs). Isso lhe custou a queda de 20% no valor da marca, parando em 147.88 bilhões de dólares, no segundo lugar.

Em seguida, vêm a IBM, com 107,54 bilhões, e a Microsoft, com 90,19 bilhões, em quarto lugar. Outras duas empresas de tecnologia do top 10 são AT&T, em oitavo, e Amazon, em décimo. Para ver o ranking completo, é só clicar aqui.

Com informações: Business Insider

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Odilon Pscheidt Filho
falta de inovação ?? tem certeza disso
Luis Carlos Santos
Vocês não sabe o quanto eu estou alegre de saber desse resultado. Não gosto da marca Apple pelo seu preço absurdo, pela falta de liberdade do sistema e pela falta de inovação dos seus aparelhos mais estou sempre a favor Google. Google Forever. Parabém..
Tiago Coimbra de Araújo
APPLE ainda tem valor ??? RSrsrsrsrsrs brincadeiras a parte... acho muito normal a Google ultrapassar, afinal de contas, o que a APPLE tem feito nos últimos 4 anos ??? Até onde sei ela pegou o "mesmo" aparelho e mudou apenas a nomenclatura... Acrescentado números e letras... iPhone 4, 4s, 5, 5s, tudo farinha do mesmo saco. Sem NFC, sem um bluetooth decente, tela "pequena", dependência total do iTunes e por ai vai.... Vai pro buraco se não mudar.
William Bannach
>>>
Rodolfo Alves de Abreu
Sua analise foi excelente. Bem imparcial e crítica. Parabéns.
@
Outra coisa bem interessante é que todas as empresas de tecnologia listadas tiveram um aumento significativo de 2013 para 2014, sendo que algumas ultrapassaram os 60%, incluindo Microsoft e Samsung, concorrentes diretos da Apple, enquanto que esta amargou uma queda de 20%. Então, se compararmos as duas grandes rivais, Apple e Samsung, a diferença de crescimento entre elas foi de 41%. É muita coisa.
@
A Apple só tem grande valor de mercado graças aos seguidores religiosos que não conseguem pensar em outro produto que não seja da maçã. Esses seguidores não se importam se existem produtos melhores, pois eles nem chegam a experimentar um. Graças a isso a empresa ainda sobrevive com lucros astronômicos. Só que ela não tem conseguido penetrar no público jovem, que é mais exigente, e por isso está fadada a uma queda que no início será lenta e depois mais acentuada. Isso se continuar estagnada como está nos últimos dois ou três anos.
Ivo Costa
E eu contínuo pobre.