O Steam liberou hoje para todo mundo o In-Home Streaming, funcionalidade da plataforma que permite rodar o jogo em uma máquina e jogar em outra via streaming; basta que as duas estejam conectadas na mesma rede. Essa função estava em beta fechado desde janeiro.

Com o In-Home Streaming, você pode deixar o jogo rodando em um computador potente e jogar no conforto do seu notebook levinho no quarto, por exemplo. Também será possível “burlar” as restrições de sistema operacional, jogando num Mac um título que só tem versão para Windows, por exemplo.

Outra possibilidade é que, no fim do ano, quando comprar uma Steam Machine, poderá rodar o game nela e jogar em qualquer outro computador da casa – acredito que seja essa a real intenção da Valve com o In-Home Streaming: trazer essa espécie de versatilidade para as Steam Machines, que não surpreenderam tanto em suas primeiras aparições.

InHomeStreamingDiagram

Para fazer a bruxaria, é bem simples: basta ter o Steam Beta instalado nos dois computadores, logar em ambos com a mesma conta e jogar.

Recomenda-se utilizar um computador com processador pelo menos quad-core para rodar o game e uma rede conectada por fios em vez de Wi-Fi. Diminuir a resolução também pode ajudar a melhorar a experiência. Mais detalhes estão disponíveis no site da Valve.

Há um bom tempo já há empresas que oferecem jogos por streaming. Mais recentemente, também ouvimos a Sony prometer algo assim, depois o Ouya. Será que são indícios de que o streaming será a próxima melhor forma de distribuição digital de games?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Romario Araujo

Eu gostava do Serviço OnLive dava pra jogar games sem precisar instalar, Streaming. Só que foi desativado. Jogos de corrida, e alguns simples não da pra perceber muito latencia, eu tenho internet banda larga 10Mb. Eles recomendavam conexão de uns 4mb

Romario
Eu gostava do Serviço OnLive dava pra jogar games sem precisar instalar, Streaming. Só que foi desativado. Jogos de corrida, e alguns simples não da pra perceber muito latencia, eu tenho internet banda larga 10Mb. Eles recomendavam conexão de uns 4mb
Jesus R. Nunes
vai da muito lag e travamentos
Jonny Takagaki
Esse serviço já tem lá fora desde 2010 (onlive . com)
Wagner Albuquerque Filho
Prevejo servidores de games, compramos pequenos cpu e rodamos games via streaming.
Luis Henrique Torres Bigode
Deve funcionar. Mas tbm deve dar um delay danado
Luis Henrique Torres Bigode
Cara. Se tiver delay pode ter certeza que a culpa não é da rede interna, pode ser que esse esquema da Steam ainda não esteja muito amadurecido e pode melhorar futuramente. Eu não sei quem usaria isso, se eu tenho uma máquina parruda em casa pq não uso logo ela pra jogar? Se der pra pelo menos jogar com 2 players em 2 telas diferentes ia ser massa.
Lucas Medina
Será que também funcionaria com redes virtuais, digamos, utilizando Hamachi, ou mesmo num VMWare das ideias? De qualquer forma, é uma proposta bastante interessante!
Ernâni Machado Alvarenga
Talvez pra quem tenha uma rede wireless toda no AC e uma máquina parruda fazendo stream pra outra máquina parruda pra jogar na sala... mas aí qual é o sentido? Melhor comprar um suporte pra CPU, com rodinhas, e levar pra sala. Ou, melhor, comprar uma boa TV e usar como TV/Monitor (é o que faço). A ideia não é de todo mal, como a matéria mostra, algumas coisas são jogáveis. Mas jogo de precisão e de resposta rápida é tenso... imagine uma partida de Street Fighter dando atraso nos comandos? Não rola.
Ernâni Machado Alvarenga
Pesquisa rápida no Google... http://www.pcgamer.com/2014/05/21/steam-in-home-streaming-tested-remotely-play-games-from-any-pc-in-the-same-network/
Ernâni Machado Alvarenga
Josy Vieira - Bom, em todos os testes que li a respeito, antes do lançamento do serviço, foi relatado atraso entre o comando a visualização da resposta, o que é algo bem tosco. Mas vamos ver os relatos com o serviço pronto e acabado...
Josy Vieira
Ernâni, pelo seu pensamento streaming pela internet então nem pensar Acredito se estão fazendo isso pela a internet onde a banda é baixa e a latência é alta comparado a uma rede interna, acho que ate pelo roteador vai funcionar bem , a banda minima de um roteador é 56 MB, o ping praticamente o mesmo de uma rede a cabo, só nao pode deixar muito longe
Gregory Kubya
Jacques Braga Szmelcynger Júnior sim sim.. teria que por na pratica pra ver se explode ou se vai de boa.. :D
Ernâni Machado Alvarenga
Jacques Braga Szmelcynger Júnior - Bom, você acabou entendendo meu ponto, mesmo sem querer. Latência próxima de zero em um FPS ou jogo de corrida multiplayer, por exemplo, é o mesmo que desvantagem ou derrota. E, acredito, todos irão querer usar esse esquema em rede wi-fi, que varia bastante a banda, mesmo me padrões G ou N. Pra jogar um XCOM é tranquilo, mas eu não jogaria Titanfall ou Battlefield 4 nesse esquema.
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Gregory Kubya Pode funcionar dai, teria que ver o quanto você tem de download pra isso e a latência entre os 2, mas vale lembrar que o servidor dedicado tem que ter a gpu potente também e não apenas o cpu!
Exibir mais comentários