Início » Demais assuntos » Codecademy é uma boa maneira de aprender programação (agora em português)

Codecademy é uma boa maneira de aprender programação (agora em português)

Por
5 anos atrás

Você quer aprender a programar? Uma boa maneira de começar é usando o Codecademy, uma plataforma gratuita que ensina, de maneira interativa, diversas linguagens de programação e marcação, incluindo PHP, Python, JavaScript e HTML. Nesta quinta-feira (22), o Codecademy oficializou uma parceria com a Fundação Lemann e anunciou que os cursos agora estão em português.

Além de trabalhar com a Fundação Lemann, organização educacional sem fins lucrativos criada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann, o Codecademy fechou parcerias com instituições e governos da França, Argentina e Estônia, além de ter inaugurado um escritório em Londres. Como lembra o The Next Web, o governo britânico incluiu computação no currículo educacional: as crianças vão aprender programação já no ensino fundamental.

As aulas do Codecademy são práticas: ao abrir uma lição, você terá acesso a uma página com instruções para escrever suas próprias linhas de código. No próprio editor de texto, é possível salvar e enviar o código para ver instantaneamente o que ele faz. E uma das partes mais legais do Codecademy é que, à medida que você for completando lições, receberá pontos e medalhas como forma de incentivo.

Codecademy: ótima plataforma para não ser um hacker de HTML de novela

Codecademy: ótima plataforma para não ser um hacker de HTML de novela

Mesmo quem não entende nada de programação pode se dar bem com o Codecademy. As aulas de Python, por exemplo, começam com lições bem simples, de sintaxe e variáveis, para só depois entrar em estruturas condicionais, funções, laços de repetição e assuntos um pouco mais avançados, como programação orientada a objetos e manipulação de arquivos.

Para dar os primeiros passos em programação, acesse o Codecademy. Há cursos de HTML e CSS, jQuery, JavaScript, PHP, Python e Ruby, todos em português. Também há projetos no mínimo interessantes, como criar sua própria galáxia usando HTML e CSS, e tutoriais para aprender a acessar informações usando as APIs do Twitter, YouTube, SkyDrive, entre outros serviços (no entanto, eles ainda estão em inglês).

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.