Início » Antivírus e Segurança » Os melhores e piores antivírus do mercado

Os melhores e piores antivírus do mercado

AV-Comparatives e AV-TEST testaram os principais antivírus entre março e abril

Paulo Higa Por

Leia os resultados mais recentes, de abril de 2015.

Qual antivírus você usa? Entre dezenas de opções, alguns gratuitos, outros muito bem pagos, pode ser difícil escolher um. Periodicamente, institutos independentes de segurança da informação testam a eficácia dos principais antivírus do mercado. AV-Comparatives e AV-TEST liberaram nos últimos dias os resultados dos testes realizados com malwares descobertos entre março e abril.

seguranca

AV-Comparatives

O AV-Comparatives testou 23 antivírus em uma máquina com Windows 7 de 64 bits e softwares totalmente atualizados, com todas as correções de segurança aplicadas. Para simular infecções do mundo real, os resultados são baseados em 1.030 testes, que contêm páginas com exploits funcionais, links para download de malwares e anexos de email maliciosos.

Os dois únicos antivírus que bloquearam 100% das ameaças foram o Panda Cloud Free Antivirus e o Bitdefender Internet Security, mas o último perdeu pontos por detectar três ameaças que não existiam, contra zero do concorrente. O Avira Internet Security apareceu em terceiro, com 99,8% de eficácia.

av-comparatives-abril-2014-zoom

Outros antivírus tradicionais aparecem a partir do sétimo lugar: ESET Smart Security (99,1%), Kaspersky Internet Security (99,0%, em 8º), McAfee Internet Security (98,6%, em 9º), F-Secure Internet Security (98,2%, em 10º), avast! Free Antivirus (96,6%, em 12º) e AVG Internet Security (95,3% em 14º). Chamou a atenção o alto número de falsos positivos das proteções da McAfee e da F-Secure: 26 e 14, respectivamente.

Entre todos, o pior foi a proteção nativa do Windows, no caso o Microsoft Security Essentials, que bloqueou apenas 88,4% das ameaças.

AV-TEST

O AV-TEST também liberou resultados atualizados, mas o método foi um pouco diferente: 25 antivírus foram testados em uma máquina com o recente Windows 8.1 de 64 bits. Além de avaliar a proteção contra malwares, o instituto verifica o impacto do antivírus no desempenho do computador e dá notas individuais para o quesito usabilidade: quanto maior for o número de interrupções por falsos positivos, menor a nota.

Nove softwares alcançaram a pontuação máxima nos quesitos proteção e usabilidade: Avira Internet Security, Bitdefender Internet Security, F-Secure Internet Security, G DATA Internet Security, Kaspersky Internet Security, McAfee Internet Security, eScan Internet Security Suite, Norton Internet Security e Trend Micro Titanium Maximum Security. Com exceção do eScan, todos detectaram 100% dos malwares em março e abril.

av-test-abril-2014

Entre os softwares que atingiram 100% de detecção, apenas o Kaspersky Internet Security conseguiu 6 pontos no quesito desempenho, a melhor nota possível. Três conseguiram 5,5 pontos: Avira Internet Security, Bitdefender Internet Security e McAfee Internet Security.

O Panda Cloud Antivirus, que ficou em primeiro no teste da AV-Comparatives, ganhou nota 5,5 em proteção na AV-TEST. Outros softwares que aparecem na lista são: ESET Smart Security (5 pontos), AVG Internet Security e AVG Anti-Virus Free (4 pontos) e avast! Free Antivirus (3,5 pontos).

O Windows Defender, proteção nativa do Windows 8.1, foi considerado o antivírus de referência e ganhou nota zero em proteção, tendo detectado apenas 67% e 68% dos malwares recém-descobertos em março e abril, respectivamente, contra 94% da média da indústria. Nos outros quesitos, no entanto, ele foi bem: 5 pontos em desempenho e 6 em usabilidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Skrilix Kali
Pergunta dificil rss
Skrilix Kali
Detecta apenas os mais populares...
Maycon Paranhos
Eu uso o Panda Antivírus Pro e é duas a três vezes melhor que qualquer software de segurança da Microsoft.
Will Jack
Mcafee Internet Security não é AV é um sistema de proteção que integra um AV seus ASNOS ! pesquisem antes de escrever ! O AV da Mcafee é o Viruscan !
Will Jack
Mcafee é um dos melhores e não o melhor AV desde 1988 ! Essas matérias compradas pelas empresas pra vender seu produto é ridículo. Qualquer analista de sistemas com experiência sabe o lixo que é o Avira e um monte dessa lista citada na matéria.
Will Jack
Mcafee é um dos melhores e não o melhor AV desde 1988 !
Will Jack
Avira ? kkkkkkkk só pode ser piada essa matéria.
Mafalda
Qual é o melhor antivirus???????????
Flavio Santos
Estou usando o 360 Antivirus...
Alguém sabe se é realmente bom?
Pelo que percebi apesar de ele ser totalmente gratuito, ele oferece os serviços que nos outros anti-vírus são pagos.
Até agora, parece estar indo bem.
Jonas Baumer
Em relação a Antivírus existem diversos fatores uma delas é a atualização das definições de vírus que deve ser diária,, eu trabalho com computadores a 8 anos tenho feito teste com vários antivírus gratuitos,, até o momento quem se saiu melhor foi o Avast,, exelente em todos sistemas operacionais inclusive o windows 10. Se você registrar o Avast gratuito é válido por um ano,, mas importante é baixar sempre no site oficial para não vir com programas indesejados junto. Segue abaixo o link do Avast. Espero ter ajudado.
https://www.avast.com/pt-br/get/sHnssWMP
Carla Almeida
Aqui em casa quem comanda a proteção é o meu filho. Instalou o PSafe nos computadores, tablet e celulares.
Alexandre Santos
Levando em conta os antivírus grátis - que é o que eu uso -, eu indicaria o PSafe Windows. Leve, cheio de funções extras e pra mim funciona muito bem.
José Luiz Santos
Antivírus eu uso o psafe. Acho o mais completo dos que já utilizei, é o que indico pros meus amigos tbm.
Humberto Guilardin
Usei o Avast durante muito tempo mas me falaram que a versão gratuita não era eficiente. Passei a usar o Psafe e acabei acostumando porque achei bem eficiente
Vanessa Machado
O melhor antivírus é aquele que atende as necessidades de quem usa. Até agora o melhor se encaixou pra mim foi o psafe.
Amanda Lazzarini
Uso ele também, comecei por indicação e foi muito bom pra minha necessidade.
Juliana Correia
Uso o Psafe no pc e o navegador deles tbm, ta bem mais rápido. Tive muito dor de cabeça com o AVG, nunca mais eu uso!!
André Campos
Usei por muitos anos o Avast, mas estava sempre formatado o pc, mudei pro Psafe e ta bem melhor!!
Lucas Ramos
Sei que tem muito antivírus ruim, mas com certeza o Baidu ta nessa lista!!! O melhor no momento é o Psafe, uso no pc e no celular!
Ricardo Oliveira
Não conheço todos os antivírus, mas posso responder pelos q já usei. O baidú atrai vírus, é horrível, e o melhor até hj q usei é o da Psafe, ainda é gratuito.
Mariana Dias
To usando o antivírus da Psafe, tbm é gratuito...conhecei usando no cel, as ferramentas são ótimas. O antifurto e o cofre ajudam muito na privacidade e segurança
Gabriela Mendes
O da Psafe é um dos melhores, uso no celular tbm...o Baidú é horrível!!!
Ana Hanitzsch
No notebook eu usava o avast, mas ele deixou passar um cavalo de tróia que excluiu todos meus trabalhos da faculdade. Entendo que foi uma falha, mas por raiva desinstalei hahauha Agora tô com o mesmo que uso no celular, o da Psafe, que tem segurado tudo muito bem aqui
Guest
Ta Ganhando quanto no Merchan
Marcos Teixeira
Os Melhores são Norton , McAfee , Kaspersky que são empresas sérias
Os Piores são "Psafe", "Baidu" , Sujam o lixo , que vem ou já vieram nos instaladores de outros programas .
Rodrigo Cabral
eu uso a psafe e já me livrei de alguns vírus malditos que deixaram meu comput bugadão agora já esta tranq .........
André Fernandes
Também acho que faltou o da Psafe na lista, bem melhor que o Avira em diversos quesitos, principalmente na rapidez.
Guest
Também acho que faltou o da Psafe na lista, bem melhor que o Avira em diversos quesitos, principalmente na rapidez.
José Carlos Brum
Também acho que faltou o da Psafe na lista, bem melhor que o Avira em diversos quesitos, principalmente na rapidez.
Bruno Silva
Opa, eu também, Rodrigo. Sou usuário das antigas. Quanto tempo você usa?
Daniel de Alencar Lima
o psafe "peca" em detecção de softwares maliciosos mais complexos, fiz um teste mandando um pro pc da minha irmã (sem ela saber) e ele não reconheceu. Então fiz ela instalar o kaspersky internet security 2015 (eu já tinha as licenças), ele reconheceu e excluiu o arquivo automaticamente. Por este motivo, para usuários que não tem uma "capacidade maior" de reconhecimento e remoção de arquivos maliciosos é mais recomendável o kaspersky que faz grande parte do trabalho sozinho.
Jonathan Oliveira
Hao132 e ta pronto pra formatar d novo ehuehuehu
Gustavo Garcia Cunha
Um amigo do meu pai comentou outro dia sobre este antivírus Psafe... Vamos experimentá-lo aqui em casa
Rodrigo Sampaio
Não está listado na relação dos antivírus testados, mas uso e gosto muito do Psafe. Tenho instalado no pc e agora tb coloquei no meu smartphone.
Angela Prado
Estou usando o da psafe desde agosto e gostando... vale a pena realizar uma nova pesquisa desta...
Marcondes Peixoto
Eu gosto de usar o antivírus da psasfe. Na minha opinião é o que oferece o melhor equilíbrio entre performance e resultado de todos.
fernando
o que vc acha do advanced system care e do iobit malware fighter?
João Ribeiro
Essa lista ai é extremamente confiável, e tem muitos que eu já usei. Só não curti muito o Avira. Nesta lista não está o PSafe, que foi reconhecido e recebeu boa nota no AV-Test. Me surpreendi muito com algumas notas mais baixas do que imaginava, como a do Avast. Sempre que precisei me safou!
Bruno Fabricio
Matheus Marinho Faz 7 anos que não uso anti-virus, e faz 1 ano e 6 meses que não formato meu pc ve se vai estudar um pouco e aprender alguma coisa. E quando formato é para fazer troca do hd por outro melhor agora minha próxima formatação sera para colocar um SSD no meu pc, e minha ultima formatação a 1 ano e 6 meses foi para atualizar para Win 8. Sou técnico e sei onde vou e se tiver suspeita de virus eu uso combofix, jrt, adwcleaner, malwarebytes e pronto já dou aquela limpeza no pc.
Ricardo Soares Oliveira
Matheus Marinho Melhor antivírus É o usuário! Até porque essa de pendrive não cola mais desde o XP: qualquer um com o mínimo de conhecimento já teria bloqueado manualmente a autoexecução e o Autorun.inf; além de, como disse o Lincoln, colocaria o amigo pra trabalhar numa VM.
Mesmo assim, também concordo que pelo menos um WinDefender rodando não chega a ser exagero...
fernandosg01
Eu sempre usei os antivírus da ESET (NOD32 e ESET Smart Security) e não tenho nada a reclamar dos antivírus, muito pelo contrário. Já usei vários antivírus antes e conheço bem essas ferramentas.
O que me espanta são ferramentas como Baidu e PSAFE que de antivírus não tem nada, são vulneráveis, de difícil remoção. Considero elas como vírus.
Lincoln Lamas
Matheus Marinho Não uso antivírus fazem anos e nunca tive problema. Para os casos onde amigos precisam usar o meu computador - o que raras vezes acontece -, uso uma VM (e sem essa de espetar pendrive).
Matheus Marinho
Vai nessa de melhor antivírus é o próprio usuário, vai que um amigo seu tá sem computador, pede para usar o seu e espeta a pendrive dele cheia de vírus no seu PC. Não usar antivírus é no mínimo sem-noção.
José A. W. Saban
Nunca ganhei tanto dinheiro ultimamente com a remoção do BAIDU e PSAFE dos micros de meus clientes...
Vinicius Araujo
Lucas Kwiatkowski

Hao123 não é um virus. É um portal de noticias, busca e agregador de links. Quem mantém o site ativo é o Baidu, outro grande conhecido, hahaha. Quem complica a vida do usuário é o próprio usuário que faz download de instaladores do Baixaki, ente outros, e não desmarca as opções.
Para os anunciantes, é até bom ganhar um $ do Hao123. Para o Hao123, só aumenta os views deles (voluntários ou não).
O Hao123 se enquadra em "programa indesejado" e não em "vírus".
Nicolas Yuri
Nenhum antivirus é suficiente quando se tem um parente no uso pc
Lucas Kwiatkowski
Isso é muito chato, porém, muito importante. Eu não notei a importância do antivírus
até começar a usar o Torrent, que serviu pra dar dor de cabeça, semana passada, fiquei
até 2 horas da madrugada removendo um chamado SupraSavings, eu sei que existem programas para malware, mas eu tava afim de usar o Regedit e ver até aonde eu chegava.
Deu certo, porém, não consegui remover o Portaldossites, fiz uma pesquisa no google gringo
e parece que a única forma de removê-lo é usando 5 programas diferentes...pois é =(
Agora eu vou aproveitar essa pesquisa e vejo se posso remover sem ter que baixar essa tropa toda kkkk Flw
Lucas Kwiatkowski
Paulo Higa Tudo bem? Tem como fazer uma matéria de como e porque sites
de vírus com o Hao123 ainda continuam ativos e nenhum hacker consegue tirá-lo
do ar, já que esses sites tem à única função de complicar a vida do usuário? Quem matém ele ativo, e porque? Quem pagaria para ser famoso por um vírus, quem colocaria sua propaganda em um vírus? Aguardo Resposta, obrigado e boa noite
Luiz Schiavinato
O Baidú já é um vírus uma verdadeira armadilha.
Vagner Alexandre Abreu
Melhor antivirus é matar os criadores de vírus, black hat hackers, donos de sites de links de arquivos com links para adwares, script kiddies, etc... e qualquer cara mau.
Renato Bertoldo
Não renovei meu Avira Professional, acabei pegando o BitDefender na promoção.
Vinicius Araujo
PSafe = Qihoo 360.
Baidu ficou com tested no Av-comparatives.
Vinicius Araujo
PSafe = Qihoo 360.
Baidu ficou com tested no Av-comparatives.
drclodoaldo
Como uso linux desde 2008 eu não uso nenhum anti-virus.
Como não sou gamer e nem uso programas exclusivos como autocad não sinto falta do windows!
Fabio Gamero
Cadê o Baidu nessa lista?
Joao Batista Endler
O melhor antivírus fica entre o teclado e a cadeira
mvsilva88
cade o comodo?
edgarr810
Não precisa de pesquisa pra saber que o Baidu
Gustavo Sant'Anna
Bitdefender e muito bom mesmo. Quando houver uma promocao, tambem comprarei :)
Marlon Santos
O melhor antivírus e não usar windows, e usar Linux ....
Iuri Kroth
opa, de seis, não tinha me tocado
mal ai XD
Paulo Higa
A Symantec reclamou de um teste da AV-Comparatives que o Norton foi pior que o Security Essentials. Então a AV-Comparatives tirou ele dos testes seguintes.

Aqui: http://securitywatch.pcmag.com/security-software/310393-symantec-declares-on-demand-antivirus-tests-misleading
Paulo Higa
Ganhou nota 5,5 de 6 em proteção. :-) Em desempenho ele foi pior (3 de 6).
José Carlos Alves
Eu não gosto, mas ninguem notou a ausencia do Norton no primeiro teste? Parece mais um teste tendencioso (normal ver isso) do Panda, todo mundo sabe que ele é muito ruim.
Rafael Pimenta Tuvo
No AV-Comparatives, o Trend Micro teve 27 falsos positivos e vc não o mencionou, destacando ainda o F-Secure, com 14. o.O

Mas legal o comparativo.
Anderson Antonio Santos Costa
Uso o Avira, porém o Avast tbm é um bom antivírus...Só espero q o Windows Defender melhore e chegue a ponto de rivalizar com essas soluções antivírus...
Victor Mateus Oliveira
Ainda existe antivirus?!
Mauro Lima
Uso Linux há um bom tempo, nunca precisei de antivírus!
Valério de Vito
nao uso nada, sou o antivirus do meu notebook...
Houmar Passarelli
Silas Lima Ele está sendo irônico ... --'
Iuri Kroth
acho que se enganaram ali, o Panda Cloud Antivirus ganhou nota 5,5 em performance
em proteção ele foi bem
Silas Lima
Nilberto, não é recomendado ter dois antivírus instalados e funcionando ao mesmo tempo.
Pesquise um pouco sobre isso.
Vlw
William Martins
Pra mim também! Pls ;)
Fabiano Batista Lima
Estou gostando do comodo internet security
Emanuel Sousa
Atualmente só uso o do Windows porque ele já tá ali nativamente mesmo. Verificação de sistema só se a central de notificações ficar implicando. Nem noto se ele faz automaticamente com um agendamento padrão.
Leonardo Barbosa
Baidu > all
Sousa Josthon
kaspersky internet security 2014 é o melhor !
rsrsrs
Rafael Machado de Souza
poh, cadê o Baidu e o PSafe?? hahahaha
em alguns clientes com maquinas mais modestas eu deixo o Windows Defender mesmo com verificação diaria. Se o computador é um pouco melhor eu opto pelo Avira.
O Panda eu não recmendo, pois bloqueia software de acesso remoto.
David Diniz
Continuarei usando o do Windows.
Thiago Xavier
Internet Security é um mesmo grupo?
Nilberto Melo
Baidu + PSafe = <3
Obrigado, Baixaki. Agora estou seguro.
Milton Chaves
Manda um pra mim. =)
Matheus Weissheimer Sartoretto
Teve site publicando notícia parecida umas semanas atrás sugerindo que os leitores instalassem o Avast. :P
Rai Siqueira
Peguei o bit defender em uma promoção por 29 Reais, e ainda ganhei 3 convites para enviar....
Lincoln Lamas
Melhor antivírus é o usuário