Início » Brasil Software » Notation é um rápido app de notas para Windows que sincroniza com o Simplenote

Notation é um rápido app de notas para Windows que sincroniza com o Simplenote

Por
4 anos e meio atrás

Há alguns anos, quando precisava fazer anotações rápidas para despejar uma ideia fervilhando na cabeça ou mesmo guardar informações importantes para produzir um texto, eu usava o velho Bloco de Notas. Como isso gerou um número enorme de arquivos *.txt perdidos, acabei migrando para uma solução própria para isso, o Simplenote. Mas parece que dois brasileiros conseguiram criar um aplicativo de notas para Windows ainda melhor.

Notation é rápido e sincroniza com o Simplenote

Notation é rápido e sincroniza com o Simplenote

Desenvolvido pelo analista de sistemas Alison Robson, o Notation é um aplicativo bem simples para tomar notas. Ele não faz nada especial em relação a outros aplicativos do gênero: a caixa de texto, por exemplo, nem sequer exibe formatação. No entanto, essa simplicidade é proposital: o Notation é rápido e consome poucos recursos de hardware.

A ideia do Notation veio do Rodrigo Ghedin, editor-chefe do Manual do Usuário, que há quase dois anos escreveu um texto em seu blog pessoal descrevendo como seria o aplicativo ideal de notas para Windows.

A interface é inspirada no também simplório Notational Velocity, exclusivo para OS X, e algumas características bacanas foram mantidas, como teclas de atalho: basta teclar WinKey+N para chamar o aplicativo a qualquer momento e Ctrl+Shift+F para procurar uma nota (ou simplesmente Ctrl+F para fazer uma busca na nota que estiver aberta).

Apesar do Notation não exibir texto formatado, você pode escrever suas anotações em Markdown e exportá-las em HTML. Se você tiver uma conta no Simplenote, melhor ainda: as anotações são sincronizadas na nuvem e podem ser consultadas nos aplicativos do Simplenote para Android, iOS e Mac, ou até mesmo pela web.

Gratuito, o Notation é exclusivo para Windows e pode ser baixado na página oficial.

Mais sobre: , ,