Início » Celular » iOS 8 tem teclados alternativos, widgets na central de notificações e mais novidades

iOS 8 tem teclados alternativos, widgets na central de notificações e mais novidades

Nova versão do iOS possui forte integração com OS X e chega no terceiro trimestre.
iPad 2 e iPhone 4s, lançados em 2011, receberão iOS 8. iPhone 4 ficou de fora.

Paulo Higa Por

ios-8-oficial

Mais um ano de WWDC, mais um ano de iOS novo. A Apple apresentou na tarde desta segunda-feira (2) a oitava grande atualização do iOS, quase um ano após anunciar a maior reformulação na história do sistema móvel. Entre as várias funcionalidades novas, o iOS 8 traz forte integração com os Macs, permitirá o uso de teclados virtuais de terceiros (como o Swype) e exibirá widgets na central de notificações.

Integração com o OS X

Uma das principais novidades do iOS 8 é a forte integração com o OS X Yosemite. Com iPhone e Mac conectados, será possível fazer ligações telefônicas usando o microfone e alto-falante do computador. Além disso, no Mac você poderá enviar mensagens de texto ou terminar de escrever um email que começou no iPhone, por exemplo. O AirDrop, recurso de compartilhamento de arquivos, finalmente pode ser usado entre dispositivos iOS e OS X.

os-x-yosemite-ligacao-dr-dre

Mais social

ios-8-contatos

A tela de multitarefa, que exibe os aplicativos abertos recentemente, passará a mostrar seus contatos favoritos. Com um toque, será possível fazer uma ligação, enviar um SMS ou conversar por FaceTime. O novo iMessage permitirá enviar mensagens de áudio e vídeo. Assim como no Snapchat, será possível fazer as mensagens sumirem após um período de tempo determinado pelo usuário.

ios-8-mensagens

Caminho livre para os teclados virtuais de terceiros

ios-8-teclado

A Apple melhorou o teclado virtual do iOS, que ganhou o recurso QuickType. Ao digitar, o teclado irá sugerir a próxima palavra a ser digitada. O QuickType é inteligente, suporta o português do Brasil e aprende seu estilo de escrita conforme o uso, além de saber com quem você está falando: se você estiver conversando com um amigo próximo, as palavras sugeridas não serão as mesmas de quando você for enviar uma mensagem para seu chefe.

Pelo visto, o teclado virtual do iOS ainda não terá o recurso de digitar deslizando os dedos. Mas isto não deverá mais ser um problema: a Apple anunciou que os usuários agora poderão instalar teclados virtuais de terceiros. Durante a apresentação, Craig Federighi mostrou o Swype rodando no iOS 8, mas é bem provável que outros aplicativos, como o SwiftKey, finalmente estejam disponíveis no iOS.

ios-8-swype

Widgets, mas só na central de notificações

Outra novidade do iOS 8 é o suporte a widgets, mas eles ficarão restritos à central de notificações: a tela inicial ainda será exclusiva para os ícones de aplicativos. Ao instalar um aplicativo que suporte widgets, a central de notificações avisará que “um novo widget está disponível” e permitirá que você o adicione na tela, junto com as informações já existentes de bolsas de valores, calendário e previsão do tempo.

ios-8-widgets

ios-8-widgets-2

E falando em central de notificações, a Apple deu bastante atenção a essa parte. As notificações agora ganharam ações, como no Android. Quando um alerta de nova mensagem aparecer na tela, você poderá responder o SMS dali mesmo, sem precisar abrir o aplicativo Mensagens para isso. Para exibir as opções da notificação, basta deslizar o dedo para baixo.

ios-8-notificacoes

Mais liberdade

O iOS 8 está mais aberto para os desenvolvedores. Agora, aplicativos de terceiros poderão ser incluídos na tela de compartilhamento, permitindo que você envie facilmente uma foto para o Pinterest, por exemplo. Isso também possibilitará a comunicação entre aplicativos, um recurso já existente no Android e no Windows Phone, mas que no iOS é feito por meio de gambiarras dos desenvolvedores.

ios-8-fotos

Antes da novidade, o compartilhamento estava restrito a poucos aplicativos, como Twitter, Facebook e Mail. Outra boa notícia: o Touch ID, sensor de impressões digitais lançado com o iPhone 5s, foi liberado para os desenvolvedores. Ele servirá não apenas para desbloquear o iPhone ou autorizar compras, mas também para acessar dados em aplicativos de terceiros, como gerenciadores de senhas.

Saúde

ios-8-saude

Como apontavam os rumores, o iOS 8 tem um novo aplicativo voltado para saúde, o Health. Ele centraliza as informações vitais do usuário, como número de passos, qualidade do sono ou até mesmo pressão sanguínea e frequência respiratória. Os dados serão gerados por aplicativos que trabalharão com uma nova API, chamada HealthKit. Isso significa que, se você comprou uma Fitbit ou Nike+ Fuelband, por exemplo, é provável que as empresas lancem aplicativos atualizados que trabalhem com o Health.

Mas também não é preciso pensar muito para lembrar que toda essa história de saúde casa muito bem com um possível novo produto da Apple. Como um relógio inteligente, por exemplo.

Mais novidades

O iOS 8 traz uma série de outras novidades pequenas (mas não menos importantes):

  • Busca do Spotlight atualizada: agora, você receberá sugestões de restaurantes, resultados da Wikipédia, notícias relacionadas e aplicativos novos;
  • Compartilhamento familiar: será possível compartilhar músicas, filmes e aplicativos (!) com até seis membros da família que usem o mesmo cartão de crédito;
  • Maior integração de fotos com o iCloud. Os planos pagos de armazenamento no iCloud diminuíram de preço: US$ 0,99 por mês por 20 GB e apenas US$ 3,99 por mês por 200 GB. É possível comprar até 1 TB de espaço;
  • Siri ganhou o comando “Hey, Siri”. Assim como o “Ok, Google” do Google Now, não será mais necessário encostar no iPhone ou iPad para enviar um comando de voz.

Quando chega?

O beta do iOS 8 está disponível para os desenvolvedores a partir de hoje. A versão final chega até setembro, provavelmente junto com um novo iPhone. A compatibilidade com iPad 2 e iPhone 4s, lançados em 2011, foi mantida. O iPhone 4, que estava sofrendo para rodar o iOS 7, como esperado, não receberá a atualização para o iOS 8.

ios-8-compatibilidade

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Amaral
Uso Android puro com Nexus 4 e Moto X, tive Iphone 5 e tenho um iPad 3, no Nexus pintei e bordei root, roms diversas, kernel, mod's e que eu posso dizer é mesmo ele puro ainda não é 100% estável meu motox trava rodando Cand Crush no Nexus 4 tive muitos outros problemas não adianta Hard reset porém as pessoas em sua maioria convivem com isto achando normal por nunca terem usado outras plataformas, com ios já fiz jailbreak e mesmo assim sempre se mostra estável e fluído... A Apple faz a diferença com as atualizações constantes até para aparelhos fora de linha por anos o que nem a Google faz para a linha Nexus que é dela, garantia mundial de seus produtos não de reparo mas de troca, acessórios infinitos, aplicativos muito bem feitos e agora com o Ios 8 vai ser muito massa, quem não viu a keynote sugiro assistir pois é muito bom a interação entre os produtos Apple vai ser uma experiência única... Tenho hj um moto X que é um belo aparelho, rápido, boa câmera, bons recursos vale a pena e meu iPad é tudo de bom e vai rodar ios 8 e com certeza continuar rápido e fluído como sempre foi.
Carlos Patricio
Quando vai ser liberado?
Guilherme Polonca
Antony Pena acontece que macfags não são a Apple. Não foi a apple que cuspiu pra cima, foram os fãs xiitas. Daí a empresa estagnar são duas coisas completamente diferentes
Guilherme Polonca
Antony Pena acontece que macfags não são a Apple. Não foi a apple que cuspiu pra cima, foram os fãs xiitas. Daí a empresa estagnar são duas coisas completamente diferentes
Wesley Firmino
1. Spotlight (busca) iOS 8 Busca A busca do iOS agora ficou muito melhor, pois também pesquisará na web. Mas a busca do Google, no Android, já faz isso há um bom tempo. 2. QuickType iOS 8 Teclado Recurso interessante para quem digita muito – algo comum nos dias de hoje. O teclado do iOS agora vai prever o que você quer escrever mostrando várias sugestões de palavras, o que adianta bastante a vida. Mas tanto o Android quanto o BlackBerry já têm o recurso há bastante tempo. 3. Teclados de terceiros iOS 8 Teclados de terceiros Essa provavelmente é uma das novidades mais desejadas por usuários que migraram do Android para o iPhone. No iOS 8 será possível instalar teclados feitos por terceiros, como o SwiftKey e o Swype, que trazem incontáveis recursos de digitação. Isso vai facilitar muito a vida dos usuários, mas o Android sempre permitiu a instalação desses apps. 4. Ativação da Siri falando “Hey, Siri” iOS 8 Siri Ok Google te lembra algo? O recurso, que veio à vida com o Google Now também foi incorporado pela Siri. Basta falar para a assistente da Maçã te atender. iOS 8 Fotos Todas as suas fotos serão sincronizadas automaticamente entre todos os seus dispositivos com iOS através do iCloud. O Google+ já faz isso há um tempo e, diferentemente da Apple, o Google oferece armazenamento ilimitado e gratuito para as fotos. 6. Widgets na Central de Notificação iOS 8 Widgets Outro recurso também muito esperado é o uso de widgets, que aumentam a funcionade de diversos aplicativos, permitindo que você interaja com eles sem precisar abri-los. O iOS 8 finalmente trará suporte a widgets, mas eles ficam limitados à Central de Notificações, o que pode ser algo bom também. O Android, por sua vez, já possui widgets há anos e eles podem ser colocados tanto na tela inicial quanto na tela de bloqueio. 7. iCloud Drive iOS 8 iCloud Drive Novo sistema de armazenamento na nuvem que sincroniza com todos os dispositivos com iOS, Macs e Windows. Opa, Google Drive e Dropbox. O problema do iCloud Drive é que ele provavelmente não convencerá usuários do Google Drive, google+ e Dropbox a trocarem de plataforma, porque ele é mais fechado e quase que restrito aos sistemas da Apple, o que limita o uso por empresas, por exemplo. 8. iMessage com mensagens autodestrutivas e envio de fotos e vídeos iOS 8 iMessage O serviço de mensagens da Apple pegou recursos do hangauts WhatsApp e Snapchat, como as mensagens autodestrutivas e envio de fotos, vídeos e mensagens de áudio. Mas também incorporou recursos próprios. A App Store ganhará o recurso de assistir os videos dos aplicativos antes de comprá-los kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já existe no android há anos.
Elton Fabricio
Diogo Gutierre Android é mais estável que o iOS???? Tá de brinqueition with me cara! hahahahhahahaha! Uso iOS desde 2009 e nunca cara, NUNCA tive que dar um boot no iPhone pq o sistema parou de responder... porque você acha que 98% dos usuários de iOS estão satisfeitos com o sistema? Eh cada uma viu....
Elton Fabricio
Luis Henrique Martins O iPad tá dando problema ou os apps do Facebook e Netflix? Por acaso seu iPad ja travou? Alguma vez já reiniciou ele? Teve que dar um book? Se sim, então concordo... seu iPad está com problema... mas o seu, não o meu.. o meu só reinicio quando sai atualização. ;)
Elton Fabricio
Luis Henrique Martins O iPad tá dando problema ou os apps do Facebook e Netflix? Por acaso seu iPad ja travou? Alguma vez já reiniciou ele? Teve que dar um book? Se sim, então concordo... seu iPad está com problema... mas o seu, não o meu.. o meu só reinicio quando sai atualização. ;)
Elton Fabricio
Filipe Fleming Plágio????? OK, vamos ver... * A Integração com o OS X foi uma cópia do Android? Por acaso da pra atender chamadas e enviar SMS direto do Chromebook? (Se é que alguém usa isso) * iMessage copiou algumas funções do WhatsApp? Sim, nem todas (vide visualização de vídeo em dentro da janela), mas vale lembrar que o Google copiou o iMessage quando criou o Hangout. * O Swipe foi copiado do Android? Ahhh tá, pensei que ele fosse um app desenvolvido pela Nuance, pelo visto me enganei. * O QuickType da Apple é uma cópia de uma funcionalidade do Android? Ahhh tá, pensei que ele foi baseado em um app chamado SwiftKey (que leva o mesmo nome da empresa desenvolvedora) disponível para Android. * Heath? Desconheço um app ou função nativa do Android com as mesmas características * Spotlight buscando informações na Wikipedia, contatos, apps, etc... desconheço função semelhante no Android * Compartilhamento familiar (Deus, estava muito esperando por isso), desconheço função semelhante no Android * Siri com comando "Hello Siri", antes de dizer que foi cópia do "Google Now", responda... quem veio primeiro, Siri ou Google Now? * Autorizar apps através de digital (TouchID) foi copiado do Android também? Só concordo que chamar a siri através da voz e responder mensagens a partir da central de notificações foram retiradas do Android... de resto, muito mimimi e pouco argumento.
Steven Oliver
entendo sua colocação, mas sou hard user tanto do iOS quanto do Android. Usei o S3 por 1 ano até trocar pelo S4. Fiz tudo que você pode imaginar nele, root, reconfigurei o GPS entre outras coisas. Ele nunca travou. Antes do iPhone 5 eu tinha um 3GS que vivia travando. O 5 costuma reiniciar do nada, principalmente depois da atualização par ao iOS7. Sei que cada um tem sua experiência e suas preferências, mas o que parece ser regra para um nem sempre é para o outro.
Steven Oliver
Aluízio Semblano Eu tinha entendido errado sua resposta. Concordo com você. Eu também acho que um deveria copiar e melhorar o que o outro fez.
Helena Paiatto
Humm gostei muito !
Sergio Paiato
•Siri ganhou o comando “Hey, Siri”. Assim como o “Ok, Google” do Google Now, não será mais necessário encostar no iPhone ou iPad para enviar um comando de voz. . Por acaso vai funcionar em nosso idioma?
Sergio Paiato
•Siri ganhou o comando “Hey, Siri”. Assim como o “Ok, Google” do Google Now, não será mais necessário encostar no iPhone ou iPad para enviar um comando de voz. Vai estar disponível para a nossa lingua?
Uberdam Walker
Cadê inovação? Foi pro túmulo com o Jobs...
Exibir mais comentários