Início » Celular » Uma olhada de perto no beta do iOS 8

Uma olhada de perto no beta do iOS 8

Por
5 anos atrás

ios-8-oficial

Durante a Worldwide Developers Conference 2014 (WWDC), a Apple mostrou para todos o futuro de seus sistemas operacionais. Junto com o OS X Yosemite, o iOS 8 recebeu várias novidades que estarão disponíveis em breve para seu iPhone, iPad e iPod touch.

Poucas surpresas na aparência

O choque do iOS 7 em relação ao sistema mais antigo foi gigantesco: o design havia sido completamente reformulado, com ícones mais coloridos e uma interface cada vez mais lisa.

Visualmente falando, não houve tantas mudanças no iOS 8: a interface é a mesma, os ícones são os mesmos e o modo de usar também. De longe, quem vê uma pessoa usando o iOS 8 achará que é o iOS 7. A única coisa que notei é que as fontes e os espaçamentos ficaram um pouco maiores em determinadas áreas do sistema, como no aplicativo Telefone, por exemplo.

Notificações

A Central de Notificações passa a ter apenas duas abas: Hoje e Notificações. A aba Perdidas foi perdida no desenvolvimento do sistema. O mais legal de tudo é que você pode ocultar apenas uma única notificação: supondo que você tenha cinco notificações no WhatsApp, por exemplo, você pode ocultar apenas uma dessas notificações e deixar as outras quatro por lá. No iOS 7 e anteriores, só era possível fechar todas as notificações de determinado aplicativo.

Ainda falando sobre a Central de Notificações: será possível adicionar Widgets logo na primeira aba. Por padrão, os conhecidos resumos do dia, Calendário, Lembretes, Bolsa e o resumo do dia seguinte estão no sistema. É possível que aplicativos de terceiros tenham suporte a widgets e criem novas funções a partir da Central de Notificações – como um atalho para rede sociais, por exemplo, seria possível ali.

notificacoes-ios8

Agora também será possível responder notificações diretamente do pop up que é exibido no canto superior da tela: basta arrastá-la para baixo que uma caixa com opções aparecerá. Se for algum convite para o Calendário, por exemplo, você poderá aceitá-lo ou recusá-lo dali mesmo. Se for uma SMS, surgirá uma caixa de texto para responder diretamente da notificação.

Teclados

O novo teclado do iOS 8 foi bastante melhorado e trouxe um recurso que a gente conhece de longa data em outras plataformas: a predição de texto. Uma barrinha que se situa acima do teclado passa a exibir sugestões e correções para a sua digitação. Quem não gosta desses palpites, pode ocultar a ferramenta apenas deslizando a barrinha para baixo. Funciona muito bem, mas é necessário um pouco de paciência até o celular se acostumar com sua forma de escrita.

Outra boa novidade do iOS 8 é a possibilidade de ditar textos. Clicando no microfone, você pode falar o texto que quiser. Essa função já se encontrava disponível no iOS 6 e 7, mas apenas o iOS 8 traz suporte ao português brasileiro. Na maioria das vezes funciona muito bem e é possível pontuar o texto, uma vez que ele reconhece a palavra “ponto” como “.”,  “vírgula” como “,” e assim por diante.

teclado-ios8

O iOS 8 trouxe ainda um recurso extremamente aguardado por muitos usuários iOS e que talvez seja uma das maiores razões para se instalar o sistema: teclados de terceiros. Com a nova API, será possível que o usuário instale o teclado que preferir, como o Swype ou o SwiftKey, que já existem no Android há um bom tempo. Mas não pude testar nenhum, uma vez que aplicativos com suporte ao iOS 8 só deverão ser liberados no dia do lançamento oficial da atualização.

Mensagens

Novas funções chegaram ao iMessage: será possível enviar mensagens de voz (como no WhatsApp), bem como tirar uma selfie ou criar um vídeo curto para anexar à mensagem. A forma de manuseio da câmera é bem similar ao Snapchat: você deve segurar o botão enquanto grava o vídeo.

Na parte de mensagens de voz, a Apple colocou algo bem interessante para evitar desconforto ao utilizar a função em locais públicos: ao elevar o telefone até a orelha, você passa automaticamente a gravar uma nova mensagem. Se você recebeu uma mensagem nova, poderá ouvi-la da mesma forma. Se você prefere ouvir a mensagem diretamente no alto-falante, não há problemas: basta clicar no Play que ela é reproduzida imediatamente.

mensagens-ios8

Nos grupos de mensagens, funções básicas foram implementadas. Agora é possível nomear uma conversa, assim como sair de uma (acredite se quiser, até o iOS 8 não era possível sair de um grupo de mensagens!). Também é possível colocar apenas aquele chat no Não Perturbe, e é possível compartilhar sua localização enquanto você está com a janela de chat aberta.

Outra parte legal das mensagens é a nova integração com dispositivos: se você possui um iPad com iOS 8 ou um Mac com OS X Yosemite, poderá enviar SMS através desses dispositivos, utilizando o seu iPhone como um gateway para tal. Isso é muito interessante, uma vez que nem todo mundo usa iPhone para poder usar iMessage.

Novos recursos de imagens

A câmera finalmente trouxe recursos básicos que eram desejados há muito tempo por todos. Um simples timer de até 10 segundos foi integrado na interface da câmera, algo que fazia muita falta e só era encontrado em aplicativos de terceiros. Outra boa novidade é que é possível regular a luminosidade logo na câmera: basta segurar o dedo e deslizá-lo para cima e para baixo.

IMG_1974

Outro modo está disponível na câmera: o Time Lapse. Com ele, é possível filmar time lapses (d’oh) sem necessitar de aplicativos de terceiros. Veja um exemplo.

Melhor integração com aplicativos de terceiros

Infelizmente não pude testar essa parte, mas é importantíssimo mencionar que o iOS está mais aberto para que desenvolvedores integrem melhor seus aplicativos ao sistema. Agora, na chamada Central de Compartilhamento, será possível que se encontrem novas opções por lá. Atualmente, você poderá espalhar suas fotos e vídeos apenas por mensagens, email, iCloud, YouTube, Facebook, Twitter e Vimeo.

Com essa nova API, você poderá enviar uma foto para o WhatsApp, por exemplo, diretamente do aplicativo de fotos. Isso também vale para outros serviços, como Dropbox, OneDrive, e possibilita que aplicativos também conversem com outros aplicativos.

A integração não para por aí: será possível editar fotos em outros aplicativos, como o VSCOCam, diretamente no aplicativo Fotos. Ela será guardada na biblioteca, sem que você precise sair de um aplicativo e entrar em outro.

Conclusão

É um pouco complicado tirar conclusões sobre uma atualização apenas utilizando um beta: existem vários bugs no sistema, vários aplicativos não funcionam direito (ou simplesmente não funcionam, como é o caso do WhatsApp) e várias das novidades do iOS 8 dependem de aplicativos de terceiros para funcionarem.

Entretanto, a evolução do iOS 7 para o iOS 8 deixa claro para nós que o objetivo da Apple é integrar melhor todos os seus dispositivos. Recursos como chamadas telefônicas convencionais e SMS através do Mac, por exemplo, confirmam a teoria da Apple que cada dispositivo é melhor para um determinado momento do dia, e não é necessário manter todos os dispositivos junto a você ao mesmo tempo.

Há muito trabalho pela frente: a Apple precisa melhorar o sistema e os desenvolvedores irão criar novidades para a nova versão. Enquanto isso, só nos resta aguardar: a versão final só deverá estar disponível no mês de setembro, provavelmente junto ao lançamento de um novo iPhone.

ios-8-mensagens

O iOS 8 estará disponível para iPhone 4s, 5, 5c e 5s, iPod touch (quinta geração, com conector Lightning) e iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4), iPad Air, iPad mini e iPad mini com tela Retina.

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.