Se você é do tipo que presta atenção em todos os aspectos de desempenho do seu computador, talvez vá gostar de saber que o Google liberou recentemente uma versão de 64 bits do Chrome para Windows. A novidade já está disponível como Canary, uma espécie de canal experimental do navegador.

O Chrome de 64 bits é compatível com as edições 7 e 8 do Windows (desde que o sistema também seja de 64 bits, obviamente) e, por se tratar de uma versão Canary, é possível fazê-lo coexistir com o Chrome de 32 bits, ou seja, se você já tiver este último instalado, não precisará removê-lo ou modificá-lo.

Os desenvolvedores do navegador acreditam que, no atual estágio, a versão de 64 bits consegue ser cerca de 25% mais rápida que o Chrome de 32 bits estável (atualmente na versão 35). Apostar em seu desenvolvimento acaba sendo um caminho natural no final das contas, já que, de acordo com estatísticas do próprio Google, a maioria dos usuários do Windows já utiliza versões de 64 bits da plataforma.

Chrome Canary - 64-bit

As vantagens do Chrome de 64 bits não se limitam ao desempenho: embora o software não esteja em versão final, testes mostram que o navegador apresenta um índice de falhas quase 50% menor que o Chrome de 32 bits na renderização de páginas.

Além disso, o Chrome de 64 bits consegue aproveitar recursos de segurança mais atuais do Windows, como o ASLR (Address Space Load Randomization). Em termos de funcionalidades, por outro lado, não há qualquer novidade.

Convém frisar que esta é uma versão não finalizada, sendo destinada a desenvolvedores ou entusiastas que não entrarão em pânico se algum problema mais sério ocorrer.

Para quem prefere não arriscar, o Google ainda não informou precisamente quando pretende lançar a primeira versão final do Chrome de 64 bits, mas a julgar pelo nível de desenvolvimento atual, não deve demorar muito.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilberto Mario

Testado a uma semana não achei a grande mudança que eu tanto esperava que era o menor uso da memoria e se tratando de bugs nada de +

Niedson Barros
Uma coisa posso dizer, esta versão 64 bits está bem melhor que a 32 bits e consumindo bem menos memória ram. A Google acertou a mão nessa.
Leandro Ruel
essa versão do chrome é um beta tester. essa ai vem sempre com bugs
Joao Paulo Santos Silva
Aguardando a versão final. Essa aí ta bem bugada aqui.
Pedro Maich
Ficou com o layout meio zoado no meu PC, além de um pouco lento as vezes. Esperar um versão estável pra testar de novo!
Vitor
ASLR não é Address Space Layout Randomization?
Leonardo Domingues
Será que finalmente teremos melhoras no consumo de memória?
Marcelo Dias
Ta passando da hora de ter chrome 64 bits para Mac também! O Java, por exemplo, não funciona no chrome para Mac por ser 32 bits!
Allison Gabriel
Instalei no meu Windows 8.1 aki, esta travando na rolagem das páginas e é lento até para fechar!
Anderson Antonio Santos Costa
Boa notícia!!! Quem sabe a Mozilla não volta com o Firefox de 64 bits???
Danilo Azevedo
Quem sabe assim o firefox não volta a desenvolver uma versão x64...
Daniel Taiguara
Quando vai sair a versão 64 bits para mac ?????
Agronopolos Macho Alpha
Baixando já ele para testar Mas acho que se o Firefox não retornar a fazer a versão 64 bits ela terá sérios problemas
Leonardo Varella
Ja? Finalmente