Início » Aplicativos e Software » Você já pode testar a versão de 64 bits do Chrome para Windows

Você já pode testar a versão de 64 bits do Chrome para Windows

Emerson Alecrim Por
5 anos atrás

Se você é do tipo que presta atenção em todos os aspectos de desempenho do seu computador, talvez vá gostar de saber que o Google liberou recentemente uma versão de 64 bits do Chrome para Windows. A novidade já está disponível como Canary, uma espécie de canal experimental do navegador.

O Chrome de 64 bits é compatível com as edições 7 e 8 do Windows (desde que o sistema também seja de 64 bits, obviamente) e, por se tratar de uma versão Canary, é possível fazê-lo coexistir com o Chrome de 32 bits, ou seja, se você já tiver este último instalado, não precisará removê-lo ou modificá-lo.

Os desenvolvedores do navegador acreditam que, no atual estágio, a versão de 64 bits consegue ser cerca de 25% mais rápida que o Chrome de 32 bits estável (atualmente na versão 35). Apostar em seu desenvolvimento acaba sendo um caminho natural no final das contas, já que, de acordo com estatísticas do próprio Google, a maioria dos usuários do Windows já utiliza versões de 64 bits da plataforma.

Chrome Canary - 64-bit

As vantagens do Chrome de 64 bits não se limitam ao desempenho: embora o software não esteja em versão final, testes mostram que o navegador apresenta um índice de falhas quase 50% menor que o Chrome de 32 bits na renderização de páginas.

Além disso, o Chrome de 64 bits consegue aproveitar recursos de segurança mais atuais do Windows, como o ASLR (Address Space Load Randomization). Em termos de funcionalidades, por outro lado, não há qualquer novidade.

Convém frisar que esta é uma versão não finalizada, sendo destinada a desenvolvedores ou entusiastas que não entrarão em pânico se algum problema mais sério ocorrer.

Para quem prefere não arriscar, o Google ainda não informou precisamente quando pretende lançar a primeira versão final do Chrome de 64 bits, mas a julgar pelo nível de desenvolvimento atual, não deve demorar muito.