Início » Antivírus e Segurança » Criminoso diz que buscou informações sobre garoto sequestrado no Facebook

Criminoso diz que buscou informações sobre garoto sequestrado no Facebook

Avatar Por

Na semana passada, na cidade de Ilhota, em Santa Catarina, um garoto de 9 anos foi sequestrado. Após cinco dias nas mãos dos sequestradores, ele foi resgatado ontem pela polícia e o mentor do crime, Peterson da Silva Machado, foi preso. Na delegacia, ele deu detalhes de como o plano foi arquitetado, e a principal ferramenta é uma que todos utilizamos diariamente: o Facebook.

Peterson disse que sabia sobre a rotina do garoto e da família por causa de suas postagens na rede social. Foram 10 dias estudando o perfil do menino, onde ele descobriu a escola em que estudava e o que seu pai fazia. "Lá tem tudo da vida deles, tem até foto de dentro da casa família", explicou o sequestrador.

1332531700726-mark-zuckerberg

Esse não é o primeiro caso que ouvimos falar de criminosos se aproveitando das informações que inocentemente compartilhamos nas redes sociais (e isso tampouco se restringe ao nosso país).

É tão fácil obter informações sobre sua vida "real" - tipo o lugar onde você mora, os lugares que frequenta, os horários em que não está em casa - que, há alguns anos, o site Please Rob Me foi criado para mostrar o tamanho do perigo: se apropriando de informações do Foursquare e do Twitter, ele conseguia dizer se você estava em casa ou não. E, nesse caso, se trata de um robozinho fazendo isso; imagine alguém intencionalmente querendo descobrir.

Talvez não seja o caso de sair de todas as redes sociais imediatamente, mesmo porque hoje as utilizamos até como meio de comunicação. Mas vale dar aquela repensada se é realmente necessário compartilhar todos os seus passos com todo mundo; restringir a visualização de suas postagens somente aos amigos é uma medida simples e que pode ajudar na sua segurança.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Léris Marcos Molinari
Ta pensando que isso aq é diário particular, tem que se privar mais.
Odayr Jose Inacio
Já tinha visto um caso parecido nos EUA,tinha certeza q cedo ou tarde esta mania de qrer ficar se exibindo com bens materiais,dinheiro,jóias,carros casas etc p/td mundo ia dar merda, e colocar td sua rotina do q vc faz,tái o resultado,a sorte dos pais é q foram bandidos pé de chinelo,se fossem ''profissionais'' terminaria diferente,q sirva de lição :) :) :)
Verônica Trajano
Realmente precisa tomar algumas providências de segurança! Tem que observar o que as crianças postam e as configurações das postagens públicas!
Fer
É claro que a culpa é do Facebook, vilão cruel, não dos responsáveis pelo garoto deixar ele ter Facebook e usar livremente a internet com 9 anos de idade!
Fer
Confuso? Como? Se qualquer post tem lá quem consegue vê-lo, com um ícone dedicado, não escondido em menus.
Roberto Da Silva Rocha
Plano Alkimin de segurança pública 1 – Proibir a venda do celular de cartão; 2 – Proibir a venda de canetas Bic; 3 – Proibir a venda de automóveis possantes; 4 – Proibir a venda de motocicletas com assento para garupa; 5 – Proibir a realização de blitz no trânsito; 6 – Proibir a entrada no País de argentinos e de chilenos; 7 – Proibir o pagamento de aluguel adiantado; 8 – Proibir o pagamento de aluguel em US Dólar; 9 – Proibir a formação de quadrilhas; 10 – Proibir seqüestros em São Paulo; 11 – Proibir a criação de cativeiros; 12 – Proibir armas de fogo; 13 – Proibir o pagamento de resgates; 14 – Proibir o envolvimento de policiais em crimes; 15 – Proibir mentiras. 16 - Proibir a colocação de fotos dos bens e das viagens no Facebook
Adriano Dos Santos
Marcus Pessoa eu tambem tipo tenho 187 pessoas que conheço todas
Vagner Alexandre Abreu
Marcus Pessoa cara, pelo que li, vale para todos. Acho que tem uma matéria aqui no TB, só que me sobra preguiça para pesquisar :p
Vagner Alexandre Abreu
Marcus Pessoa Já é padrão a postagem apenas para pessoas do ciclo de amigos.
Dig Joy Buffet Infantil
eu vi essa reportagem na tv.
David Souza
Graciela Boni, Dig Joy Buffet Infantil :
Icaro Jose de Souza
é por isso que meu perfil é assim :D
@
As pessoas fazem do facebook um diário. Só que um diário público. ao contrario do que faziam a pouco tempo atrás onde se anotava os feitos mas não se mostrava pra ninguem em um caderno. Que sirva de lição para todos.
cacaaraujomatos
facebook é um aparato ao ego humano, infelizmente coisas como essa so vem a publico quando algo serio ocorre, não é normal colocar num site tudo o que faz da vida, alias é mto falta de senso, as pessoas precisam de privacidade, um perfil deve estar aberto apenas para pessoas que autorizadas a entrar, mas grande parte das pessoas abrem suas vidas como se fosse um outdoor numa avenida e isso no minimo dà discussões e briga e no ponto máximo acontecem coisas trágicas, imagine so se esse garoto tivesse sido abusado ou algo do tipo, alias so lembrando que seria de extremamente aproveito se o marco civil fosse aprovado pra conter pessoas com patologia de perseguição
Marcus Pessoa
Adriano Dos Santos sim, é verdade. É preciso um uso responsável. Eu só adiciono pessoas que eu conheço. E acho que tenho a sorte de ter amigos que não fazem oversharing.
Adriano Dos Santos
Marcus Pessoa mais tem controle de privacidade e tipo tudo bem você postar fotos de uma festa e tal mais tem pessoa que exagera posta muito informação pessoa ai e pessoa tem mais de mil amigos que nem conhece ai já viu
Marcus Pessoa
Guilherme Marafon exato. Devia ser padrão a postagem apenas para os amigos, como disse o Lucas aqui embaixo.
Guilherme Marafon
Marcus Pessoa mas também é cuidar com quem está vendo o que você publica.
Marcus Pessoa
Eu acho que para as contas novas esse já é o padrão. Mas muitas contas anteriores ainda estão no padrão antigo, que é postagens públicas.
Marcus Pessoa
Adriano Dos Santos eu acho normal. Vai numa festa, posta as fotos com os amigos, vai pra praia, posta as fotos também. Diz o que está acontecendo. Os amigos querem saber. Eu faço questão de ter notícias dos meus amigos.
Lucas Corrêa
O facebook deveria ser pressionado para que o padrão das postagens fosse para somente amigos, o que tem de usuários que nem conhece essas opções não é pequeno não.
Adriano Dos Santos
essa mania da pessoas postar tudo que ta fazendo da nisso
Marcus Pessoa
O Facebook ainda é bem confuso nessa coisa de saber quem está vendo as nossas postagens. Precisava ser mais simples e usável por qualquer um.