Início » Demais assuntos » Tecnocast 001 – Trabalho remoto

Tecnocast 001 – Trabalho remoto

Paulo Higa Por

Você pediu, a gente ouviu! Após um hiato de cinco meses, limpamos as teias de aranha dos microfones para gravar o primeiro episódio da nova fase do podcast. Com nome novo, contagem reiniciada e uma proposta diferente, o Tecnocast 001 fala sobre Trabalho Remoto. Quais as vantagens? Por que os chefes ainda estão relutantes em liberar seus funcionários do escritório da empresa? Em que situações o trabalho a distância pode ser negativo?

001_wide

Trabalho Remoto (Arte por Marcel Müller @grigio)

Thiago MobilonPaulo HigaLeandro Alonso e Marcel Müller, todos em cidades diferentes, falam sobre os cuidados com as informações confidenciais da empresa, o tempo gasto em deslocamentos, a flexibilidade de horário e a monopolização dos grandes centros, além da nova fase do Tecnoblog: fora do Tecnocenter, nosso antigo escritório em São Paulo, o que mudou na editoria e quais as dificuldades que tivemos? É o que você vai descobrir neste episódio.

Caixa Postal

Caixa Postal é a seção do Tecnocast em que daremos nossos recadinhos e comentaremos as mensagens enviadas pelos queridos ouvintes. Como estamos no primeiro episódio, ainda não temos nenhum recado do público, mas você pode enviar seu comentário, sugestão, dúvida ou cartinha de amor para [email protected].

Na primeira Caixa Postal, explicamos por que ficamos parados por tanto tempo e adiantamos a principal característica do Tecnocast: o podcast antigo era focado em notícias; o novo será recheado de assuntos atemporais, para que você possa ouvir os episódios quando quiser, sem receio de escutar aqui o que já ouviu várias vezes em outros lugares.

Links citados no Tecnocast

Marcações

00h01m24s – Caixa Postal
00h14m12s – De onde cada um trabalha?
00h35m55s – Por que trabalho remoto?
00h40m46s – Fator psicológico: diferentes personalidades.
01h06m17s – Concluindo.

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

Tecnocast é editado por Radiofobia Podcast e Multimídia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rudy Sousa
Gustavo Tranquilo ? Como posso entrar em contato com você ?
Schneider Oak
Muito bom, parabéns pelo programa.
José Osório Azevedo Neto
Faltou falar sobre a Marissa Mayer, que proibiu o trabalho remoto no Yahoo. Ainda está valendo? Deu certo? Eu queria saber!
Edson Da Silva Bezerra
Trabalho remoto é bom para algumas pessoas, principalmente para aquelas que tem responsabilidade e compromisso, mas nem todos estão preparados para isso, resumindo: É melhor desde que encontre as pessoas certas... uma outra grande vantagem está no fato de escapar do trânsito precário e economizar tempo..
Anderson Costa
Estudo o tema trabalho remoto há 4 anos no Movebla e fiquei bem ansioso sobre o que vocês iam falar. Ficou bem legal o programa, as experiências pessoais enriquecem bastante o conteúdo. Mas acho que faltou falar de um problema: legislação. A lei trabalhista ainda não está apta ao trabalho remoto. A única coisa que temos é uma alteração recente no artigo 6º da CLT, no fim de 2011, que diz o seguinte: "equipara os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados à exercida por meios pessoais e diretos”. Então o que temos não é regulamentação, apenas reconhecimento da atividade. Existe também o projeto de lei 4505, de 2008 parado há 6 anos na Câmara Federal, que regulamentaria o teletrabalho. O país, infelizmente, anda muito lerdo nesse esforço. E isso trava as empresas de implementarem em larga escala o trabalho remoto. Acompanho muitos departamentos de recursos humanos de empresas brasileiras e posso dizer com toda certeza pra vocês: 90% das empresas brasileiras estão cientes dos benefícios do teletrabalho. Mas a maioria esmagadora ainda não adotou completamente isso justamente por falta de regulamentação adequada. O que existem são projetos pequenos com equipes selecionadas ou esquemas de trabalho em multinacionais que já são assim em outros países e acabam adaptados ao Brasil. Outra grande preocupação das empresas é como cuidar do ambiente para que o funcionário exerça sem problemas a atividade. Por exemplo, uma empresa de vendas que criou toda uma logística para preparar a casa do funcionário. Ele recebe a mesa, a cadeira e o computador de trabalho. A empresa fornece tudo porque é o que ela faria se ele estivesse dentro do escritório. É isso. Parabéns pelo podcast!
Gustavo Beneduzi
Diminui um pouco o volume da musica de fundo, fora isso mandaram bem no retorno e fizeram falta. =)
@
Que bom que voltaram, o podcast de vocês é o melhor. Gostaria de sugerir que não seja tratado um único assunto, fica massante 1hr ouvindo o mesmo tema. Grande abraço e bom retorno !
Rômulo Ricoy
Parabéns pela volta do podcast, fico excelente e o tema me interessa bastante. Fiquei interessado também nesse livro quiet, sou introvertido também e vi que o livro possui versão em português(pretendo ler em breve). É isso ai, aguardo os próximos podcast ;)
Josenilson Matos da Silva
Feliz pela volta do podcast e desejando muito sucesso nessa nova empreitada.
Luiz Claudio Benck
Muito bom mesmo! Recomendo, também: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-origem-das-8-horas-de-trabalho-e-por-que-devemos-repensa-las/71818/
Rômulo Pereira
Posso sugerir o www.trello.com e estudo da metodologia do desenvolvimento ágil SCRUM para vocês poderem ter um Quadro Online
gilbertoes1957
Gostei muito, mas senti falta das discussões e analises das "news" do momento. Em uma hora acredito que poderia haver tempo para ambos.
Jhonatas Ricardo
Ótima pauta. Peguei excelentes ideias para trabalhar do meu home office. Ficou top a volta!
Matheus Weissheimer Sartoretto
Parabéns gurizada! Fiquei com medinho dessa mudança, mas achei MUITO produtivo focar em apenas um assunto, achei que não ia ficar tão bom mas ficou show de bola! Fazia algum tempo que tinha parado de acompanhar os podcasts, então por coincidência voltei a ouvir no mesmo dia em que saiu esse reboot no projeto. Também gostaria de dizer que achei a entrada da Giovana pra equipe uma adição perfeita, simpatizo muito com o trabalho dela e a personalidade. E como gamer e membro do movimento LGBTT gostaria que vocês dessem uma olhada no projeto Gaming In Color (http://gamingincolor.vhx.tv/), acredito que ela como garota na cena também já tenha presenciado muito machismo, então fica a dica :)
Rodolfo Gutman
Assino a newsletter do ótimo Oene e na última o tópico foi : Redesenhando escritórios para introvertidos. No texto o autor indica reportagens que esmiuçam tudo o que foi dito no cast vale a leitura, aqui deixo os links externos citados na newsletter ( em inglês): http://www.theatlantic.com/health/archive/2014/06/an-office-for-introverts/372130/ http://www.theatlantic.com/features/archive/2014/04/the-origins-of-office-speak/361135/
Exibir mais comentários