Você deve lembrar do Project Loon, projeto do Google que pretende levar a internet a locais onde não há sinal utilizando balões na estratosfera, certo? Há algum tempo, falamos que o Google pretendia trazê-lo para o Brasil.

E trouxe mesmo: o primeiro lançamento foi feito na semana passada, no dia 28 de maio, com dois balões. Hoje, foi lançada a segunda “bateria”.

O Google foi convidado pelo ministro das comunicações Paulo Bernardo para fazer os testes por aqui e teve como parceiras na empreitada a Vivo, que entrou com a conexão 4G, e a Telebras, que trouxe o conhecimento sobre a infraestrutura de telecomunicações no país.

Foi a primeira vez que o 4G foi utilizado no Loon e o lançamento feito mais próximo à linha do Equador até agora, o que permite ficar de olho no comportamento dos balões em regiões quentes.

DCIM100GOPRO

Os lançamentos foram feitos no Piauí, nas cidades de Teresina e Campo Maior. A escolha foi feita por necessidade regional: apenas 27% das cidades do Nordeste tem acesso à internet (é o pior índice do Brasil). Em Campo Maior, apesar de haver internet na área central, a área rural não tem.

Quem utilizou a conexão do Project Loon foi a escola Linoca Gayoso Castelo Branco, que aproveitou durante uma hora a rede LTE para a aula de Geografia com ferramentas como o Wikipedia e Google Earth.

_DSC3488

O ministro Paulo Bernardo esteve presente no lançamento de hoje e afirmou que é prioridade do Governo Federal levar a internet a toda a população em todo o país. “Dado o tamanho do nosso território e as dificuldades geográficas, todas as inovações são bem-vindas. O Projeto Loon pode apontar soluções criativas para regiões de mais difícil acesso na busca da universalização da oferta do acesso à internet em banda larga”, disse.

Essa é exatamente a intenção do Loon: levar a internet a lugares mais remotos, onde a infraestrutura “tradicional” é precária e o acesso à internet – e, consequentemente, à informação – fica debilitado.

A fase de testes no Brasil está concluída e, por enquanto, não há nenhum balão fornecendo conexão para o país.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabrício Cunha
Volta Google, volta! Não nos deixe aqui reféns das piores operadoras de telefonia e internet do planeta!
Italo Figueiredo
*197
Italo Figueiredo
Mais prático. Busque por HBAL127 na caixinha na esquerda
André Viana
Vi no radar esses balões e pensei que fossem aviões lol. Projeto interessante!
@
É um projeto muito interessante, e para quem desenha acompanhar a trajetória dos balões, velocidade e altitude, entrem nesse site http://www.flightradar24.com, e vá até a cidade de Teresina.
Gabriel Gonçalves
Levaram até Chromebook para a sala de aula :)
Fabio Araujo Lima
Precisamos de um balão desses aqui em Paulínia/SP também... A Claro não dá conta nem de oferecer sinal celular nem 3G quanto mais 4G...
Neto Crysalis
Legal! Vi essa materia no jornal local...
Jean Felipe Guilherme
Preciso de um balão desses aqui no Guarujá. Ser refém da Vivo é terrível.