Você deve lembrar do Project Loon, projeto do Google que pretende levar a internet a locais onde não há sinal utilizando balões na estratosfera, certo? Há algum tempo, falamos que o Google pretendia trazê-lo para o Brasil.

E trouxe mesmo: o primeiro lançamento foi feito na semana passada, no dia 28 de maio, com dois balões. Hoje, foi lançada a segunda “bateria”.

O Google foi convidado pelo ministro das comunicações Paulo Bernardo para fazer os testes por aqui e teve como parceiras na empreitada a Vivo, que entrou com a conexão 4G, e a Telebras, que trouxe o conhecimento sobre a infraestrutura de telecomunicações no país.

Foi a primeira vez que o 4G foi utilizado no Loon e o lançamento feito mais próximo à linha do Equador até agora, o que permite ficar de olho no comportamento dos balões em regiões quentes.

DCIM100GOPRO

Os lançamentos foram feitos no Piauí, nas cidades de Teresina e Campo Maior. A escolha foi feita por necessidade regional: apenas 27% das cidades do Nordeste tem acesso à internet (é o pior índice do Brasil). Em Campo Maior, apesar de haver internet na área central, a área rural não tem.

Quem utilizou a conexão do Project Loon foi a escola Linoca Gayoso Castelo Branco, que aproveitou durante uma hora a rede LTE para a aula de Geografia com ferramentas como o Wikipedia e Google Earth.

_DSC3488

O ministro Paulo Bernardo esteve presente no lançamento de hoje e afirmou que é prioridade do Governo Federal levar a internet a toda a população em todo o país. “Dado o tamanho do nosso território e as dificuldades geográficas, todas as inovações são bem-vindas. O Projeto Loon pode apontar soluções criativas para regiões de mais difícil acesso na busca da universalização da oferta do acesso à internet em banda larga”, disse.

Essa é exatamente a intenção do Loon: levar a internet a lugares mais remotos, onde a infraestrutura “tradicional” é precária e o acesso à internet – e, consequentemente, à informação – fica debilitado.

A fase de testes no Brasil está concluída e, por enquanto, não há nenhum balão fornecendo conexão para o país.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados