Início » Brasil » O estoque de endereços IPv4 no Brasil acabou

O estoque de endereços IPv4 no Brasil acabou

Depois de Ásia e Europa, América Latina e Caribe esgotam estoque de IPv4

Paulo Higa Por

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de endereços IP no Brasil, anunciou na manhã desta terça-feira (10) que o estoque de endereços IPv4 para a região da América Latina e Caribe chegou ao fim. O esgotamento na nossa região acontece anos após o mesmo ter ocorrido na Ásia, em abril de 2011, e na Europa, em setembro de 2012. E agora?

Minha internet vai parar de funcionar? Os escritórios das operadoras brasileiras vão explodir? A Skynet vai acordar? Calma, não é nada disso.

cabo-rede

A partir de agora, as organizações no Brasil poderão receber, no máximo, 1.024 endereços IPv4 a cada seis meses, que serão usados para ajudar na transição para o IPv6. Há 2 milhões de IPv4 para essa finalidade. Quando esse estoque acabar, haverá ainda outra reserva de 2 milhões de endereços IPv4 que só poderão ser solicitados por novas organizações — elas poderão fazer isso apenas uma vez, e receberão somente 1.024 números.

Enquanto o IPv4 suporta apenas 4 bilhões de endereços, o IPv6 possui 2128 ou 3,4x1038 endereços, um número tão grande que nem sei como escrever em extenso, então ainda vai demorar um tempão até que tenhamos outro problema semelhante. Essa quantidade enorme de IPv6 é importante porque, além da expansão natural das redes, estamos caminhando para a tal internet das coisas, na qual tudo estará conectado e até lâmpadas poderão ter um IP.

Como o estoque de IPv4 acabou, as empresas da América Latina e do Caribe precisarão implantar o IPv6 em suas redes. No Brasil, 68% das organizações já alocaram seus blocos IPv6, de acordo com o NIC.br, mas ainda será necessário substituir os equipamentos dos clientes, como modems e roteadores, por exemplo. Isso não será feito de uma vez só: a transição será gradual e acontecerá nos próximos anos.

Depois da Ásia, da Europa e da América Latina, os próximos a esgotarem seus endereços IPv4 serão os americanos e canadenses. A ARIN, que controla a distribuição de IP nos Estados Unidos, Canadá e ilhas próximas, distribuiu o último grande bloco de endereços IPv4 em abril; o esgotamento deve ser anunciado nos próximos meses. O último continente a ter endereços IPv4 esgotados será a África: a previsão é que isso aconteça por volta de 2020.

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Leao Hallak
500 mil? Estamos falando de MILHÕES !
Fernando Hasierr
Estamos em 2016 e essa notícia é falsa. Ainda restam mais de 500.000 ip's v4 no LACNIC. Consultem. Tecnoblog não entende nada.
Emprestimo Para Negativado
emprestimo para negativado online dinheiro para pessoas negativadas com nome sujo crédito para negativado sem consulta spc serasa para autonomos assalariados negativados com restrição sem comprovação de renda pessoa fisica e juridica empréstimo mesmo estando com cpf restrito emprestimos pessoais rapido facil e sem burocracia http://www.emprestimoparanegativado.com.br/ emprestimo para negativado online, crédito pessoal sem consulta ao spc serasa rapido facil seguro pela internet mesmo quem esta com restrição no cpf limpe seu nome com empréstimo para negativados crefisa faça seu emprestimo para negativado pessoa fisica, emprestimo mesmo com nome negativado e sujo em AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO
Sergio Henrique Oliveira
Alguém sabe se existe mercado para venda do IPV4 no Brasil? A microsoft comprou 700 mil. "Microsoft compra quase 700 mil endereços IPv4" http://tecnoblog.net/60422/microsoft-compra-quase-700-mil-enderecos-ipv4/
Cássio Oliveira
Faz tempo que rola essas notícias... Acho que tá é demorando pra organizar essa troca rsrs! Já tinha que ter saído!
Ivo
Já uso o IPv6 a um bom tempo, lembro que quando meu isp foi "trocar" pro ipv6 o youtube ficou bugado não carregava e pra resolver tive que desabilitar o IPV6, algumas semanas depois isso foi resolvido ^^
Wagner Vinicius Macêdo
Só eu não entendi a matéria? Leigos ficaram de fora. Quando eu li isso: Minha internet vai parar de funcionar? Os escritórios das operadoras brasileiras vão explodir? A Skynet vai acordar? Calma, não é nada disso. Achei, bom vão explicar o que isso muda na minha vida e o seu possível impacto a sociedade hehehe.
Ricardo Olonca
Rangel Martins Esse é o primeiro artigo. Estou escrevendo outros que devem ser publicados em breve.
Rangel Martins
Ricardo Olonca muito bom o artigo cara! OBrigado.
Chinnon Santos
O Modem da Netvirtual aqui em casa já recebe IPV6, a KingHost já vende hospedagem em IPV6.. algumas empresas já estão preparadas para a mudança...
Junior Carvalho
IPv6 Fera, flw ae.
carlos.i9mt
Sim muito entesante, poque referente as novas tecnologias do IPV6 sera de suma importância referente as casas inteligentes para aperfeiçoar toda a estrutura da casa com parte na tecnologia.
Luiz Henrique Vitório
Ricardo Olonca Agradeço muito. Valeu.
Ricardo Olonca
Poderão ser fixos (no caso de servidores), mas a maioria será dinâmico. Aliás, uma das vantagens do IPv6 é justamente a autoconfiguração. Se quiser saber mais veja o artigo que escrevi no endereço http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-fim-esteaacute-preoacuteximo/
Ricardo Olonca
Quem quiser pode ler meu artigo sobre o IPv6 em http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-fim-esteaacute-preoacuteximo/
@
Para ajudar a entender a quantidade de possíveis números IPv6, daria para utilizar 2.000.000.000 de números IPv6 por m2 em nosso planeta. Até o surgimento de nanorrobôs, dará para o gasto.
Diogo Fernandes
E isso ainda vem colaborar para a massificação do conceito de Internet das Coisas (IoT, no original em inglês), que prega que todo o tipo de equipamento, de lâmpadas a geladeiras, vasos sanitários a máquinas de lavar, estejam conectados à internet. Para isso, vamos ganhar todos um /64 e distribuir pela nossa casa.
Luiz Henrique Vitório
Diz a lenda que os IPs serão fixos e não serão mais dinâmicos. Alguém confirma?
Vagner Branco Pereira
Vai começar uma putaria chamada tunilamento kkkkkkk que bosta vei isso os pings vao ser monstruosamente altos
Tiago
Na verdade, não há necessidade de trocar boa parte dos equipamentos. O suporte a IPv6 é algo que depende do firmware, não do hardware, então simplesmente trocar para OpenWrt, por exemplo, pode solucionar o problema de aproximadamente a metade dos roteadores que estão em uso. Somente os que não têm recursos para suportar outro firmware que terão que realmente serem trocados ou esperar uma quase impossível atualização pelas fabricantes. Talvez surjam nesse período transitório firmwares mais simples, que até aqueles D-Link lixosos suportem, aí resolve o problema de todo mundo (que tenha conhecimento suficiente) logo.
Thiago Oliveira Santos
Já tinha muita cidade que funcionava em NAT, isto é, uma rede interna onde várias casas compartilhavam o mesmo ip externo para Internet, mas isso a nível de cidade. Eu conheci um cara no Paraná que não conseguia fazer, tipo, um servidor no PC dele porque a cidade tava em NAT. Isso porque já era difícil distribuir IPv4 pra todo mundo.
David Diniz
E já existe equipamentos(roteadores,modens ADSL e Cabo) para a troca ou poderá ser utilizad os atuais? E quando começara a mudança para IPv6 aqui?
Claudio Melo
Wallace Montenegro
Glauber Araujo
Nem me lembra disso.
Izabela Carolina
Boa contribuição para o meu TCC... *--* rsrs Josafá Brandão, Simone Martins
Marcelo Oliveira
isso me lembra um pouco o Bug do Milênio