Nós falamos que queríamos saber das Steam Machines durante a E3, e aparentemente ouviram nossas preces: a Alienware, uma das fabricantes das máquinas da Valve, avisou que seu Alpha Steam Machine será lançado em algum momento deste ano. A companhia revelou a novidade em seu booth neste primeiro dia oficial de feira.

Apesar do anúncio de que teriam seus lançamentos atrasados devido aos problemas na fabricação do Steam Controller, a empresa já definiu até mesmo o valor da sua máquina: US$ 549, acompanhada de um gamepad do Xbox 360.

Alienware Alpha-578-80

Se na teoria a Alienware já trata o setup como Steam Machine, na prática a história é outra: ao anunciar sua linha de PCs no ano passado, a Valve anunciou o Steam Controller, mas, principalmente, prometeu o lançamento de seu próprio sistema operacional, o SteamOS. O que limita a situação, no caso, é o fato do sistema ainda não estar pronto, obrigando a máquina da Alienware a rodar o Windows 8.1 com uma interface criada pela Dell, que permite aos usuários pularem a tela de logon e partirem direto para o modo Big Picture do serviço da Valve.

No total, a máquina deve ter o tamanho aproximado de um Wii U, de acordo com o Polygon. O site conversou com o diretor de marketing da empresa, Bryan de Zayas, e o próprio garantiu que uma das principais metas da Alienware era construir uma máquina pequena o suficiente para “desaparecer” nas salas de estar, mantendo os padrões de performance da companhia.

Esta versão do Steam Machine deve possuir duas entradas USB 3.0 e duas 2.0, saída para áudio ótico e um HDD SATA 3 de 500GB. Além disso, é possível customizar a configuração com processadores Intel Core i5 ou i7 da quarta geração, 8GB de RAM DDR 3, wireless dual-band 2×2 com Bluetooth 4.0 e HDD SATAs 3 de 1TB e 2TB. Na parte gráfica, a máquina possui GPU Nvidia com arquitetura Maxwell e 2 GB dedicados.

Caso queira, o usuário pode optar por instalar o beta do SteamOS e, quando o sistema for oficialmente lançado, receberá instruções da própria Alienware para fazer o update. Com o lançamento do sistema, os preços também devem cair, já que o Windows encarece o valor final.

Durante a CES deste ano, a Alienware já havia avisado sobre suas intenções de fazer com que sua máquina tivesse preços bastante competitivos com os do PlayStation 4 e do Xbox One. Ainda ao Polygon, representantes da empresa garantiram que ela está “definitivamente entrando no ramo dos consoles”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Lima
A postagem está errada ou o pessoal não leu, por enquanto estara com Windows com o nome SteamMachine Alpha da Alienware.. quando chegar o SteamOS, eles vão disponibilizar a Steam Machines com o OS'
Carlos Alex
Mas imagino que gere impacto no futuro do projeto mesmo. A não ser que a Valve tenha uma carta na manga.
Carlos Alex
Pois é, acho que deve ter rolado uma pressão por causa do atraso.
Carlos Alex
E eu achando que pra ter o "selo" de Steam Machine teria que sair de fabrica com o SteamOS. Sendo assim, eu já tenho uma Steam Machine em casa. o/
Carlos Alex
Em teoria sim, mas duvido que vão permitir. Provavelmente vão forçar a entrar na categoria dos consoles.
Carlos Alex
Vira essa boca pra lá.
Matheus Weissheimer Sartoretto
Mas como é que a Valve deixou eles usarem o nome de Steam Machine? Isso é dar tiro no próprio pé!
Arlys Souza
Guilherme MacLeod SIm, foi claro. Mas o fato de ser possível atualizar o hardware, já volta pra questão do usuário ter que se preocupar com isso... O que acaba dando na mesma de um PC. E acho que a vida útil de um pc pra jogos é bem menor que a dos consoles...a Mas enfim, acho que só o tempo dirá se isso dará certo ou não... eu ACHO que não vai vingar.
Romolo Van Halen
Pronto acabaram de fragmentar a Steam machine mesmo antes de existir, eu achava que o stem machine seria um grande incentivo aos devs criarem jogos multi-plataforma com o Linux em mente, mas agora isso se fragmentou e jogos somente para Win poderão rodar na steam machine.
Fer
Com uma Steam Machine com Windows e, consequentemente, muito mais jogos disponíveis, quem vai querem uma com SteamOS? Instalar ele então depois de comprar a maquina com Windows e pagar por este... Nem pensar!
Abraão Caldas
Pelo menos vai ter mais jogos que o SteamOS comum.
Felipe Marinho
3 vezes maldita Alienware
Guilherme MacLeod
Alienware não quis esperar.
BR-Windows
Que coisa... Falaram tanto de SteamOS, Steam Controller, agora vão lançar as Steam Machines com sistema operacional e controle da Microsoft.
Dereck Bolsanelo
A Valve tentando padronizar seu ecossistema com sistema operacional e controller e tudo mais, ai vem a alienware e bagunça todo o coreto, chama de steam machine, usando windows com controle o xbox kkkkkk tipo, só na gambiarra. Na minha opinião deveria ser adiado e lançar uma coisa no padrão certo, parece feito as pressas isso ai.
Exibir mais comentários