Início » Jogos » Steam Machines da Alienware chegam em 2014 com Windows e controle do Xbox 360

Steam Machines da Alienware chegam em 2014 com Windows e controle do Xbox 360

Avatar Por
5 anos e meio atrás

Nós falamos que queríamos saber das Steam Machines durante a E3, e aparentemente ouviram nossas preces: a Alienware, uma das fabricantes das máquinas da Valve, avisou que seu Alpha Steam Machine será lançado em algum momento deste ano. A companhia revelou a novidade em seu booth neste primeiro dia oficial de feira.

Apesar do anúncio de que teriam seus lançamentos atrasados devido aos problemas na fabricação do Steam Controller, a empresa já definiu até mesmo o valor da sua máquina: US$ 549, acompanhada de um gamepad do Xbox 360.

Alienware Alpha-578-80

Se na teoria a Alienware já trata o setup como Steam Machine, na prática a história é outra: ao anunciar sua linha de PCs no ano passado, a Valve anunciou o Steam Controller, mas, principalmente, prometeu o lançamento de seu próprio sistema operacional, o SteamOS. O que limita a situação, no caso, é o fato do sistema ainda não estar pronto, obrigando a máquina da Alienware a rodar o Windows 8.1 com uma interface criada pela Dell, que permite aos usuários pularem a tela de logon e partirem direto para o modo Big Picture do serviço da Valve.

No total, a máquina deve ter o tamanho aproximado de um Wii U, de acordo com o Polygon. O site conversou com o diretor de marketing da empresa, Bryan de Zayas, e o próprio garantiu que uma das principais metas da Alienware era construir uma máquina pequena o suficiente para "desaparecer" nas salas de estar, mantendo os padrões de performance da companhia.

Esta versão do Steam Machine deve possuir duas entradas USB 3.0 e duas 2.0, saída para áudio ótico e um HDD SATA 3 de 500GB. Além disso, é possível customizar a configuração com processadores Intel Core i5 ou i7 da quarta geração, 8GB de RAM DDR 3, wireless dual-band 2x2 com Bluetooth 4.0 e HDD SATAs 3 de 1TB e 2TB. Na parte gráfica, a máquina possui GPU Nvidia com arquitetura Maxwell e 2 GB dedicados.

Caso queira, o usuário pode optar por instalar o beta do SteamOS e, quando o sistema for oficialmente lançado, receberá instruções da própria Alienware para fazer o update. Com o lançamento do sistema, os preços também devem cair, já que o Windows encarece o valor final.

Durante a CES deste ano, a Alienware já havia avisado sobre suas intenções de fazer com que sua máquina tivesse preços bastante competitivos com os do PlayStation 4 e do Xbox One. Ainda ao Polygon, representantes da empresa garantiram que ela está "definitivamente entrando no ramo dos consoles".