O SwiftKey, teclado virtual que se destaca pela previsão de palavras, já fez inúmeras promoções no Google Play, mas agora foi além: a partir de hoje, o SwiftKey para Android é gratuito para todos os usuários, em todos os países, por tempo indeterminado. Além de se tornar grátis, o aplicativo recebeu uma grande atualização e ganhou novas funcionalidades.

Mas se o SwiftKey já foi instalado por milhões de usuários e constantemente aparecia na lista dos aplicativos pagos mais baixados, por que ele se tornou gratuito? De acordo com o The Verge, que entrevistou o diretor de marketing Joe Braidwood, o SwiftKey está mudando o modelo de negócios: agora, a empresa pretende investir mais em design e ganhar dinheiro com temas para o teclado.

A decisão foi motivada pelo fato de que usuários de países em desenvolvimento, como o Brasil, estão menos dispostos a gastar dinheiro em uma versão melhorada do que já vem gratuitamente em seus aparelhos. E faz sentido: o SwiftKey foi criado em uma época em que o teclado nativo do Android era bem inferior. Hoje, o teclado do Google melhorou bastante e deve atender bem a maioria dos usuários.

Os temas são uma das principais novidades da nova versão: você pode comprar mais de 30 visuais personalizados para o teclado na SwiftKey Store, acessível nas configurações do SwiftKey. Os preços variam de acordo com o dólar, mas neste momento é possível adquirir um tema por R$ 2,59 ou pacotes de cinco temas por R$ 7,48. Como agradecimento, os usuários que já haviam comprado o SwiftKey podem resgatar gratuitamente um pacote de 10 temas.

swiftkey-temas

A nova versão do SwiftKey traz um novo tema padrão, o Nickel, que é baseado no antigo tema Cobalt e tem esse nome porque… o níquel vem logo após o cobalto na tabela periódica. Há mais de 800 emojis, e eles são suportados pela previsão: o SwiftKey aprenderá em quais contextos você usa determinado emoji e passará a sugeri-lo nessas ocasiões. A atualização traz melhorias na previsão de palavras e no recurso SwiftKey Flow de digitar deslizando os dedos.

Você pode baixar o SwiftKey gratuitamente no Google Play. Os recursos antigos, como a sincronização do dicionário com a nuvem e previsão de palavras baseada nas suas contas do Gmail, Facebook, Twitter e Evernote, continuam disponíveis. Se você já era usuário antigo do SwiftKey, atualize o aplicativo e acesse as configurações; você verá um botão para resgatar o pacote de temas.

Ainda não sabemos se o mesmo modelo de negócios será aplicado para outras plataformas: além do Android, o SwiftKey estará disponível em breve para o iOS 8, que (finalmente!) suporta teclados virtuais de terceiros.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Neves
Melhor, agora dá para postar emoticons(emojis) em qualquer aplicativo. Ele antes já copiava dos comentários das pessoas, mas agora é nativo <3
Adriano Garcez
Não consegui me acostumar com esse teclado. Ainda prefiro o padrão do Google que vem no Moto G, que também tem swype. A previsão de palavras é muito melhor. A única coisa que incomoda é ter que dar um long press no 'ponto' pra ter 'vírgula'.
Diemerson Morais
Desinstala a versão da Amazon e instala pela Play Store. Vai dar para baixar os temas normalmente. Só logar com a conta que você utilizava para sincronização... Google, Facebook etc.
JP Malaquias
Eu era evangelista do Swype há uns 2 anos.. Mas o fato de você não precisar digitar (deslizar) a palavra toda me permite ser bem mais eficiente com o 'key..
Caio Everton
Mesma dúvida. Amazon tem histórico de não atualizar com a mesma frequência que a Play Store, não sei por qual motivo.
Rodolpho Camargo
Só eu acho o Swype mil vezes melhor? Já tentei trocar pelo SwiftKey umas quatro ou cinco vezes, inclusive hoje, mas sinto meu Nexus 4 pesado depois da instalação. Além disso, acho que a previsão e a maneira de o Swype lidar com o backspace e com a inserção de novas letras no meio de palavras já digitadas é bem melhor.
João Gustavo
Após o Windows Phone adicionar esse modelo de teclado nativamente, achei inteligente eles fazerem isto para o Android. Tenho um tablet com android e vou aproveitar esta novidade.
Fer
Não tô acreditando...
Filipe Fleming
Não tem código, é só ir em temas que tem um pacote em destaque lá.
Deybson Amorim
E o SwiftKey Tablet? rs
Felipe Carvalho Dal Píccolo
Eu já havia comprado o Swype + Dragon, mas por curiosidade acabei testando o Swiftkey e sem dúvidas nenhuma concluí que ele é superior! Com certeza vale a pena, até porque existem muitos temas bacanas e a um preço super acessível!
Matheus Tymburibá Elian
Eu queria que eles me dessem algum benefício por ter comprado a versão de tablet que foi descontinuada...Pelo menos dessa vez, foi justo...Não dá pra ficar sem esse teclado.
Vinícius Pontes
PS: eu mandei baixar pro celular via PC (google play web), naquele esquema de "enviar pro dispositivo" em que o celular baixa automaticamente depois, não sei se pode ter sido isso. Abs
Vinícius Pontes
Paulo Higa , foi algo estranho mesmo, depois quando fui ver já estava baixando. Mas o pedido de código de resgate da Google Play realmente apareceu inicialmente. Obrigado
Paulo Higa
Estranho. Se você já tinha comprado o SwiftKey, não deveria pedir código. Aqui foi só tocar no botão para "comprar" os temas.
Exibir mais comentários