A Nextel iniciou nesta segunda-feira (16) sua operação na tecnologia 4G LTE. A primeira cidade a receber a cobertura é a capital do Rio de Janeiro, e a operadora promete certa agressividade com seus planos bem competitivos.

Quem tiver plano a partir de 400 minutos já está apto a utilizar a rede 4G da Nextel. Portanto, a oferta mais barata custa R$ 129,99 por mês, com 4 GB de dados e ligações ilimitadas para qualquer operadora à noite e no final de semana. Se essa quantidade de minutos ou dados ainda for insuficiente pra você, a operadora possui planos de 600, 800, 2.000 e 2.500 minutos, com franquias de 6 GB, 8 GB e 10 GB.

nextel-smart-400-4G

Como todo início de operação, a cobertura de 4G da Nextel é um pouco restrita: está concentrada apenas na capital fluminense, com 300 antenas cobrindo 19 bairros cariocas. Parece pouco, mas perto da operação em 3G é uma cobertura bastante considerável para a cidade, visto que a Nextel possui, no total, 584 estações rádio-base registradas na Anatel para a cidade do Rio de Janeiro. Por contrato, a velocidade prometida para a tecnologia 4G é de 5 Mb/s, o mesmo oferecido pelas outras quatro operadoras.

Outro fator que beneficia a Nextel é a frequência adotada: a operadora oferecerá 4G na frequência de 1.800 MHz. Por ser uma frequência menor, a penetração de sinal é maior. Maior até mesmo que o 3G da operadora, que utiliza a frequência de 2.100 MHz. Compatibilidade com aparelho não deve ser um problema muito grande, visto que a maioria dos celulares que operam em 2.600 MHz também operam em 1.800 MHz.

iphones

Aliás, quem comprou iPhone 5 ou 5s no exterior pode se dar bem: o modelo A1429, vendido na Europa e pela Verizon nos Estados Unidos, possui a frequência de 1.800 MHz em 4G. Isso não vale para os iPhone 5 comprados no Brasil ou desbloqueados na Apple Store dos Estados Unidos. Quem tem qualquer modelo de iPhone 5s ou 5c (seja comprado nos EUA, Europa, Brasil ou Ásia) também poderá utilizar a rede 4G da Nextel: uma atualização de ajustes de operadora já foi aprovada pela Apple e será liberada aos clientes em breve.

Como disse anteriormente, a cobertura está restrita à cidade do Rio de Janeiro e não deve se expandir para outros estados tão cedo. A Nextel já possui a licença para operar na tecnologia em Minas Gerais e no Nordeste, e, apesar da rede 3G estar pronta há um bom tempo em alguns desses lugares, a operadora ainda não iniciou suas operações comerciais.

Para São Paulo, a situação é um pouco delicada: a operadora havia comprado a antiga Unicel, dona da falida Aeiou, mas o negócio foi desfeito pela Anatel e essa frequência deve ser repassada para a TIM por causa da interferência com telefones sem fio comprados no exterior. Resta, portanto, a participação do leilão de 700 MHz, algo que será um pouco difícil, já que existem apenas quatro lotes de frequências.

Com informações: Teletime

Receba mais sobre Nextel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados