Início » Telecomunicações » Nextel começa a vender planos com 4G no Rio de Janeiro

Nextel começa a vender planos com 4G no Rio de Janeiro

Lucas Braga Por

A Nextel iniciou nesta segunda-feira (16) sua operação na tecnologia 4G LTE. A primeira cidade a receber a cobertura é a capital do Rio de Janeiro, e a operadora promete certa agressividade com seus planos bem competitivos.

Quem tiver plano a partir de 400 minutos já está apto a utilizar a rede 4G da Nextel. Portanto, a oferta mais barata custa R$ 129,99 por mês, com 4 GB de dados e ligações ilimitadas para qualquer operadora à noite e no final de semana. Se essa quantidade de minutos ou dados ainda for insuficiente pra você, a operadora possui planos de 600, 800, 2.000 e 2.500 minutos, com franquias de 6 GB, 8 GB e 10 GB.

nextel-smart-400-4G

Como todo início de operação, a cobertura de 4G da Nextel é um pouco restrita: está concentrada apenas na capital fluminense, com 300 antenas cobrindo 19 bairros cariocas. Parece pouco, mas perto da operação em 3G é uma cobertura bastante considerável para a cidade, visto que a Nextel possui, no total, 584 estações rádio-base registradas na Anatel para a cidade do Rio de Janeiro. Por contrato, a velocidade prometida para a tecnologia 4G é de 5 Mb/s, o mesmo oferecido pelas outras quatro operadoras.

Outro fator que beneficia a Nextel é a frequência adotada: a operadora oferecerá 4G na frequência de 1.800 MHz. Por ser uma frequência menor, a penetração de sinal é maior. Maior até mesmo que o 3G da operadora, que utiliza a frequência de 2.100 MHz. Compatibilidade com aparelho não deve ser um problema muito grande, visto que a maioria dos celulares que operam em 2.600 MHz também operam em 1.800 MHz.

iphones

Aliás, quem comprou iPhone 5 ou 5s no exterior pode se dar bem: o modelo A1429, vendido na Europa e pela Verizon nos Estados Unidos, possui a frequência de 1.800 MHz em 4G. Isso não vale para os iPhone 5 comprados no Brasil ou desbloqueados na Apple Store dos Estados Unidos. Quem tem qualquer modelo de iPhone 5s ou 5c (seja comprado nos EUA, Europa, Brasil ou Ásia) também poderá utilizar a rede 4G da Nextel: uma atualização de ajustes de operadora já foi aprovada pela Apple e será liberada aos clientes em breve.

Como disse anteriormente, a cobertura está restrita à cidade do Rio de Janeiro e não deve se expandir para outros estados tão cedo. A Nextel já possui a licença para operar na tecnologia em Minas Gerais e no Nordeste, e, apesar da rede 3G estar pronta há um bom tempo em alguns desses lugares, a operadora ainda não iniciou suas operações comerciais.

Para São Paulo, a situação é um pouco delicada: a operadora havia comprado a antiga Unicel, dona da falida Aeiou, mas o negócio foi desfeito pela Anatel e essa frequência deve ser repassada para a TIM por causa da interferência com telefones sem fio comprados no exterior. Resta, portanto, a participação do leilão de 700 MHz, algo que será um pouco difícil, já que existem apenas quatro lotes de frequências.

Com informações: Teletime

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Bonifácio
Na loja da nextel me disseram que a frequencia não era compatível, ou seja, gastei 1650,00 e vou continuar sem 4G.
Rodrigo Bonifácio
Comprei semana passada um Moto x play xt1563, portanto não funciona o 4G da nextel.
Rafael Antunes Ferreira
É, infelizmente a cobertura 4G deles é bem limitada ainda, mas o 3G funciona mto bem. Encontrei uma página com todos os planos de internet deles e são bem atrativos http://portaldeplanos.com.br/planos-nextel-3g/
Alex Sales Moreira
4G a 7Mb? Essa Nextel ta de sacanagem! Como sempre a Nextel a anos luz atrás das concorrentes. Ainda estão na idade da pedra. Todas as outras operadoras já oferecem mais de 60Mb de velocidade no 4G. Quero muito mudar pra nextel mas eles tem muito que aperfeiçoar.
J_Eduardo
Lazaro, pode tirAr uma duvida? O lg 2g é compativel com o 4g nextel de 1800mhz? Comprei um.tenho o plano 4g mas ñ pega o sinal e nem aparece nas lista de redes para conectar.
F
Obrigado. Já li sobre a utilização de duas faixas diferentes em simultâneo na Europa e nos EUA, que muitas operadoras têm além da principal uma secundária.
Erik Vianna
Nextel está horrível, logo no início do 3G pareceu que era promissor e até que funcionou bem, por diversas vezes meu telefone mostrava ter sinal e eu não conseguia navegação ou receber chamadas, acabei fazendo portabilidade para Vivo e estou pagando o dobro, estava com a Nextel desde 2005 mas a Internet acabou virando necessidade e por último eu tinha que sair de lugares fechados para conseguir falar no telefone! Absurdo total! (Experiência com S4 e Z1)
Carlos Henrique Barrim
Fiz varios testes em bairros que passei nesta semana. Nunca menos que 5Mb nem mais de 7Mb
Marcos Marques
Como fica o Moto X? Ele não opera na frequência de 1.800MHz? Tem como configurar para utilizar o 4G?
Paulo Higa
Carlos Henrique Barrim, mantenha-nos informado sobre os testes! :-)
John Kheireddine III
Galera, para o seu iphone da Nextel ser atualizado para o 4G , siga esse procedimento. http://support.apple.com/kb/ht1970?viewlocale=pt_BR
Lázaro Monteiro
Como está a velocidade Barrim. O pessoal comentou que não passa de 7MBPS, é isso mesmo:
Carlos Henrique Barrim
Lázaro Monteiro Pois é, amanhã vou testar na Tijuca e posto o resultado
Lázaro Monteiro
Carlos Henrique Barrim Valeu. Vou esperar mais um pouco pra ver se melhora. Pra sair de 1MB e ir pra 3MB ou 4MB não vale a pena. Obrigado.
Carlos Henrique Barrim
Lázaro Monteiro https://www.flickr.com/photos/[email protected]/14297616317/
Carlos Henrique Barrim
Lázaro Monteiro Aparece 4G. https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10458667_734769266588663_570223654735481425_n.jpg
Lázaro Monteiro
Carlos Henrique Barrim Mas aparece o símbolo LTE ao lado da barra do sinal ou continua mostrando 3G: Tira um screenshot do aparelho e posta aqui o link.
Carlos Henrique Barrim
Navegação ta fraquíssima, pelo menos no ponto que estou. Ainda não testei em outros bairros. Fiz um teste no aplicativo Simet e deu 3.8Mb, um pouco mais que dava no 3G. Da pra postar vídeos aqui nesses comentários??
Barrim
Pessoal, recebi a atualização da Apple e estou utilizando o 4G.
Lázaro Monteiro
Como está a velocidade aí. O pessoal está comentando que chega no máximo a 7MBPS, é isso mesmo. Posta um vídeo aí de speedtest.
Carlos Henrique Barrim
Acabei de receber a atualização e estou navegando em 4g
Carlos Henrique Barrim
Pessoal, acabei de receber a atualização e estou navegando em 4G. Estou próximo ao Riocentro utilizando o IPhone 5s 1457
Lázaro Monteiro
Até onde eu sei o único aparelho que não está funcionando na rede 4G era o iPhone, mas entrando em contato com o suporte eles informaram a seguinte lista de compatibilidade. O único aparelho que funciona neste momento é o Sony Xperia SP. Até o final deste mês deva liberar pro Samsung Galaxy S4 e S4 mini. A atendente me explicou muito bem os motivos da demora. Como o 4G da Nextel opera numa frequência diferente da padronizada nas demais operadoras(2600MHZ), os fabricantes acabam precisando lançar um update para liberar a freqüência 1800MHZ pra uso e também tem questão do licenciamento, principalmente no iPhone. Por isso tanta demora. Até existe um procedimento no iPhone que altera essa frequência, mas não é nada oficial, por isso eles não podem passam tal informação, pois precisam padronizar uma solução a fim de passar a todos os clientes, que segundo a atendente, são muitos que possuem iPhone na Nextel. O boato que correu de que só iria funcionar com o iOS 8 é falso, visto que estou utilizando o Beta 2 do novo iOS e não funciona. Só nos resta esperar esse update da Apple que, segundo a Nextel vai ser liberado no final de Julho à início de Agosto. Espero ter sanado sua dúvida. Qualquer coisa estamos aí. Abraço.
Anderson Almeida da Silva
Bom dia, Lázaro! Os clientes da Nextel (como eu) usuários do Moto X estão reclamando que a empresa informa que este aparelho não é compatível com o 4G da empresa, sabe me dizer se essa informação procede? Comprei o meu aparelho diretamente com eles. Um abraço!
Márcio Klebert
Parabéns por sua dedicação, Lázaro! Muitíssimo obrigado! Abraço e muito sucesso a você.
Lázaro Monteiro
Não amigo. A tecnologia 4G só foi implantada nos iPhones pela Apple a partir do iPhone 5, portando todos os modelos de 4S existentes no mundo não são compatíveis com o 4G. Lembrando que se você quiser usar o 4G da Nextel num iPhone, terá que esperar a Apple lançar o iOS 8 ou comprar um dos modelos já compatíveis como, Samsung, LG, etc, quem estejam preparados pro 4G. Qualquer dúvida, estamos aí. Um abraço.
Márcio Klebert
Oi Lázaro! Li tudo mas fiquei meio confuso quanto aos modelos compatíveis para iphone e a frequência que a Nextel vai operar com o 4G... o amigo pode me responder se é compatível com iphone 4S modelo MD234BR/A. Atualmente, tenho o plano 3G 300 da Nextel. Super obrigado!
Márcio Klebert
Oi Lázaro! Li tudo mas fiquei meio confuso quanto aos modelos compatíveis para iphone e a frequência que a Nextel vai operar com o 4G... o amigo pode me responder se é compatível com iphone 4S modelo MD234BR/A. Atualmente, tenho o plano 3G da Nextel. Super obrigado!
bferreirabarros
Se mata
Lázaro Monteiro
Olá barrim, entrei em contato com a Nextel hoje e uma atendente da área de dados me informou que os usuários que possuem iPhone com iOS superior a versão 7.1, não podem configurar a APN manualmente pois essa opção foi removida pela Apple, mas ela informou que existe um outro método. Como moro em uma área não coberta ainda pelo 4G, amanhã entrarei em contato da Capital para fazer esse tal procedimento e lhe aviso se der certo. Mas a atualização, segundo alguns sites já foi enviada a Apple, mas como sabemos que ela é meio devagar pra liberar as coisas, acredito que dentro de poucos dias liberarão essa atualização que automatiza a conexão. Qualquer novidade me avise. Valeu.
barrim0257
Olá, eu adquiri hoje o plano 4G da Nextel e realmente não funcionou o 4G no meu iPhone 5s modelo 1457. Quem souber de algo sobre a atualização da Apple favor deixar contato aqui.
Leonardo Dos Santos Xavier
Interessante. Uma pena que só tive péssimas experiências com a Nextel.
João Vitor Da Silva
Oba ! O SHV-E330 vai pegar no Brasil !
Lázaro Monteiro
Pessoal, fiquem espertos. É tudo propaganda enganosa, o serviço somente será ativo em iPhones a partir de agosto quando deverá sair um puxa-te pro iOS ou atualização de operadora. Já estou brigando através da Anatel pois como eu era cliente 3G, agora não consigo voltar pro plano anterior pois disseram não estar mais a venda, resumindo, pura propaganda enganosa. CUIDADO.
mauricio.leonardo
Bom dia! A nextel está medindo esforços para atender seus clientes, tive a resposta que eu precisava. "Bom dia, Mauricio. O benefício será vigente enquanto você permanecer com o plano. Dúvidas! Sigo a disposição". Bem, parece que eles revisaram o 4G 400 minutos, as ligações somente a serão gratuitas a noite, nos finais de semana não, e esse benefício termina em março de 2015, já os assinantes 3g 300 não tem prazo para terminar. Outro benefício do 4G 400 são ligações em roaming não serão cobradas. Abraços!
Lázaro Monteiro
John, provavelmente eles vão enviar uma configuração pros iPhones como aconteceu no 3G. Só que até agora continuo navegando no 3G, porém a velocidade está bem melhor, chegando a 3.5Mbps.
Bruno Barros
Tb to nessa....... o meu é o A1533 tb, como disse ali na materia, e o atendimento da Nextel Brasil me falou agora, o aparelho basta funcionar na frequencia de 1800MHZ, que é o caso do IPHONE 5S USA A1533, como mostra no site da Apple Inc. abaixo. Qualquer coisa chama aí que conversamos mais...... de qualquer forma eu já fiz o pedido do plano e vou testar assim que eles ativarem, falaram que demora cerca de 3horas pra ativar. Vamos ver!!! http://www.apple.com/iphone/LTE/
John Kheireddine III
e como fica a configuração do aparelho , pq meu iphone é o modelo A1533 e só tem a opção ativar 3g, será que assim que eu adquirir a esse plano , eles irão mudar a configuração do meu iphone ?
Lázaro Monteiro
Olá mauricio. A promoção de noite e fins de semana continua válido para os planos 3G, porém parece que nos planos 4G os mais baratos vão vir somente com promoção a noite, e os planos mais caros(2000, 2500 minutos) virão também com promoção final de semana, ou seja a Nextel apenas limitou um deles, os 2 ainda permanecem, porém em planos separados. Espero ter ajudado.
John Kheireddine III
e como fica a configuração do aparelho , pq meu iphone é o modelo A1533 e só tem a opção ativar 3g, será que assim que eu adquirir a esse plano , eles irão mudar a configuração do meu iphone ?
mauricio.leonardo
Amigos sou assinante da Nextel Plano 300 Min 3G ligações gratuitas a noite e fins de semana, quando assinei este plano me foi dito pelo funcionário da Nextel que esse benefício não acabaria. Pois bem, pensando em aumentar a minha conta em R$ 30,00 e ter o tão sonhado 4G e 100 minutos a mais na minha franquia, lendo o contrato existe a seguinte cláusula: 2.1.7. Benefício “Nextel Ilimitado Noites” consiste em ligações locais (dentro do mesmo DDD) ilimitadas e gratuitas para qualquer fixo ou móvel, durante o período das 21 horas às 05 horas e 59 minutos válidas para ligações originadas dentro do DDD de registro do cliente. Este benefício estará disponível até Março/2015, ou seja, após esta data, as chamadas realizadas neste horário deverão ser descontadas da franquia (caso ainda exista) ou cobradas à parte; Pois bem, será que isso vale também para o meu plano 3G 300 Minutos? Por isso acho importante sempre estar atento aos contratos, já que os atendentes não informam isso! acabei de ser atendido pelo protocolo 201499978616233 e continuam insistindo que "as ligações gratuitas após as 21:00 e fins de semana" não terão data para terminar. Abraços!
mauricio.leonardo
Amigos sou assinante da Nextel Plano 300 Min 3G ligações gratuitas a noite e fins de semana, quando assinei este plano me foi dito pelo funcionário da Naxtel q
Lázaro Monteiro
Aqui lista completa dos modelos de iPhones compatíveis com o 4G da Nextel. iPhone 5: A1429 iPhone 5C: A1516, A1529, A1507(Brasil), A1456(USA), A1532(USA) iPhone 5S: A1518, A1530, A1457(Brasil), A1453(USA), A1533(USA) Atualizem o Post com estas informações. Espero ter ajudado.
Everton Favretto
Pode. A Nextel adquiriu o espectro num leilão de sobras, junto da banda H(2100, aonde eles tem 3G). Desde que eles cumpram as obrigações(que pra esse bloco são pequenas), podem colocar qualquer tecnologia nele. E muitos aparelhos já tem tanto banda 3(1800) e banda 7(2600) pelo fato de usarem essas faixas em conjunto, especialmente na europa.
Fer
Como assim ela vai utilizar a frequencia de 1.800MHz? Ela pode? E a padronização? Foi parar onde?
Lázaro Monteiro
Também sou assinante e estou satisfeito com o serviço, principalmente da internet 3G que apesar de prometerem 600Kpbs em contrato, recebemos 1Mbps. Também vou assinar o 4G, possuo um iPhone 5S comprado no México, modelo A1457, com homologação aqui, mesmo ele já sendo compatível com o 4G das outras operadoras, também funcionará no 4G da Nextel. Adorei.
Adriano Trenahi
Obrigado Lázaro! Já sou cliente 3g, confesso que miguei com medo de um serviço ruim mas me surpreendi. E como sou aqui do RJ, vou assinar o 4g daqui a tempo também :)
Lázaro Monteiro
Sim amigo. Confira neste link( http://www.apple.com/iphone/LTE/ ) todos os modelos com LTE, perceba que a frequência de 1800mhz está presente no seu modelo, sendo assim, será compatível.As 4 grandes operadoras de 4G no Brasil usam outra banda mais alta, 2,5ghz se não me engano, limitando a compra de iPhones no Brasil e em alguns poucos países da Europa. Nextel realmente está fazendo um belo trabalho, já está com mais de 1 milhão de assinantes na base 3G e vai arrebentar também no 4G. Viva a concorrência.
Adriano Trenahi
Peraí, agora me confundi. Tenho um iPhone 5S (a1533) comprado nos EUA (até então não compativel com a frequencia de 4g brasileiro). No caso da nextel, o 4g vai funcionar nesse modelo?