A Nextel iniciou nesta segunda-feira (16) sua operação na tecnologia 4G LTE. A primeira cidade a receber a cobertura é a capital do Rio de Janeiro, e a operadora promete certa agressividade com seus planos bem competitivos.

Quem tiver plano a partir de 400 minutos já está apto a utilizar a rede 4G da Nextel. Portanto, a oferta mais barata custa R$ 129,99 por mês, com 4 GB de dados e ligações ilimitadas para qualquer operadora à noite e no final de semana. Se essa quantidade de minutos ou dados ainda for insuficiente pra você, a operadora possui planos de 600, 800, 2.000 e 2.500 minutos, com franquias de 6 GB, 8 GB e 10 GB.

nextel-smart-400-4G

Como todo início de operação, a cobertura de 4G da Nextel é um pouco restrita: está concentrada apenas na capital fluminense, com 300 antenas cobrindo 19 bairros cariocas. Parece pouco, mas perto da operação em 3G é uma cobertura bastante considerável para a cidade, visto que a Nextel possui, no total, 584 estações rádio-base registradas na Anatel para a cidade do Rio de Janeiro. Por contrato, a velocidade prometida para a tecnologia 4G é de 5 Mb/s, o mesmo oferecido pelas outras quatro operadoras.

Outro fator que beneficia a Nextel é a frequência adotada: a operadora oferecerá 4G na frequência de 1.800 MHz. Por ser uma frequência menor, a penetração de sinal é maior. Maior até mesmo que o 3G da operadora, que utiliza a frequência de 2.100 MHz. Compatibilidade com aparelho não deve ser um problema muito grande, visto que a maioria dos celulares que operam em 2.600 MHz também operam em 1.800 MHz.

iphones

Aliás, quem comprou iPhone 5 ou 5s no exterior pode se dar bem: o modelo A1429, vendido na Europa e pela Verizon nos Estados Unidos, possui a frequência de 1.800 MHz em 4G. Isso não vale para os iPhone 5 comprados no Brasil ou desbloqueados na Apple Store dos Estados Unidos. Quem tem qualquer modelo de iPhone 5s ou 5c (seja comprado nos EUA, Europa, Brasil ou Ásia) também poderá utilizar a rede 4G da Nextel: uma atualização de ajustes de operadora já foi aprovada pela Apple e será liberada aos clientes em breve.

Como disse anteriormente, a cobertura está restrita à cidade do Rio de Janeiro e não deve se expandir para outros estados tão cedo. A Nextel já possui a licença para operar na tecnologia em Minas Gerais e no Nordeste, e, apesar da rede 3G estar pronta há um bom tempo em alguns desses lugares, a operadora ainda não iniciou suas operações comerciais.

Para São Paulo, a situação é um pouco delicada: a operadora havia comprado a antiga Unicel, dona da falida Aeiou, mas o negócio foi desfeito pela Anatel e essa frequência deve ser repassada para a TIM por causa da interferência com telefones sem fio comprados no exterior. Resta, portanto, a participação do leilão de 700 MHz, algo que será um pouco difícil, já que existem apenas quatro lotes de frequências.

Com informações: Teletime

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Bonifácio
Na loja da nextel me disseram que a frequencia não era compatível, ou seja, gastei 1650,00 e vou continuar sem 4G.
Rodrigo Bonifácio
Comprei semana passada um Moto x play xt1563, portanto não funciona o 4G da nextel.
Rafael Antunes Ferreira
É, infelizmente a cobertura 4G deles é bem limitada ainda, mas o 3G funciona mto bem. Encontrei uma página com todos os planos de internet deles e são bem atrativos http://portaldeplanos.com.br/planos-nextel-3g/
Alex Sales Moreira
4G a 7Mb? Essa Nextel ta de sacanagem! Como sempre a Nextel a anos luz atrás das concorrentes. Ainda estão na idade da pedra. Todas as outras operadoras já oferecem mais de 60Mb de velocidade no 4G. Quero muito mudar pra nextel mas eles tem muito que aperfeiçoar.
J_Eduardo
Lazaro, pode tirAr uma duvida? O lg 2g é compativel com o 4g nextel de 1800mhz? Comprei um.tenho o plano 4g mas ñ pega o sinal e nem aparece nas lista de redes para conectar.
@Sckillfer

Obrigado. Já li sobre a utilização de duas faixas diferentes em simultâneo na Europa e nos EUA, que muitas operadoras têm além da principal uma secundária.

F
Obrigado. Já li sobre a utilização de duas faixas diferentes em simultâneo na Europa e nos EUA, que muitas operadoras têm além da principal uma secundária.
Erik Vianna
Nextel está horrível, logo no início do 3G pareceu que era promissor e até que funcionou bem, por diversas vezes meu telefone mostrava ter sinal e eu não conseguia navegação ou receber chamadas, acabei fazendo portabilidade para Vivo e estou pagando o dobro, estava com a Nextel desde 2005 mas a Internet acabou virando necessidade e por último eu tinha que sair de lugares fechados para conseguir falar no telefone! Absurdo total! (Experiência com S4 e Z1)
Carlos Henrique Barrim
Fiz varios testes em bairros que passei nesta semana. Nunca menos que 5Mb nem mais de 7Mb
Marcos Marques
Como fica o Moto X? Ele não opera na frequência de 1.800MHz? Tem como configurar para utilizar o 4G?
Paulo Higa
Carlos Henrique Barrim, mantenha-nos informado sobre os testes! :-)
John Kheireddine III
Galera, para o seu iphone da Nextel ser atualizado para o 4G , siga esse procedimento. http://support.apple.com/kb/ht1970?viewlocale=pt_BR
Lázaro Monteiro
Como está a velocidade Barrim. O pessoal comentou que não passa de 7MBPS, é isso mesmo:
Carlos Henrique Barrim
Lázaro Monteiro Pois é, amanhã vou testar na Tijuca e posto o resultado
Lázaro Monteiro
Carlos Henrique Barrim Valeu. Vou esperar mais um pouco pra ver se melhora. Pra sair de 1MB e ir pra 3MB ou 4MB não vale a pena. Obrigado.
Exibir mais comentários