Início » Telecomunicações » Quando a TV analógica será desligada na sua cidade

Quando a TV analógica será desligada na sua cidade

Governo adiou transição para TV digital pelo menos três vezes.
Para o desligamento do sinal, pelo menos 93% dos domicílios precisam captar TV digital.

Paulo Higa Por
TB Responde

Você já migrou para a televisão digital? O Ministério das Comunicações definiu, em junho de 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em cada município. Com a transição, que está sendo aguardada especialmente pelas operadoras, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. No Brasil, as redes móveis de quarta geração usam atualmente as faixas de 1.800 MHz e 2.600 MHz.

Os primeiros a terem o sinal de TV analógica desativado serão os moradores de Rio Verde, município de 197 mil habitantes localizado em Goiás que foi escolhido para ser a cidade piloto. Isso aconteceria no dia 29 de novembro de 2015, mas o cronograma acabou sendo adiado pelo governo. O atraso também afetou as grandes capitais, como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro, que teriam o sinal desligado ao longo de 2016.

Se o desligamento da TV analógica não atrasar novamente, este é o cronograma:

As demais cidades, que teriam o sinal analógico desativado até 2018, não tiveram as datas de desligamento divulgadas. Agora, a expectativa é que a transição completa ocorra até 2023.

O governo adiou a morte da TV analógica pelo menos três vezes. No início, a previsão era que a transição para o sinal digital ocorreria integralmente em 2016. Depois, o Ministério das Comunicações havia previsto que Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro teriam o sinal desligado já na primeira metade de 2015, o que não vai acontecer.

Mas antes disso...

aviso-tv-analogica

De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off.

Pelo menos 360 dias antes da data prevista para o desligamento do sinal analógico no município, a Anatel deverá promover uma campanha publicitária na TV aberta para informar a população. Na região metropolitana de São Paulo, a partir de 21 de maio de 2015, as emissoras passaram a exibir periodicamente um símbolo no canto da tela para informar que o telespectador está vendo a programação pela TV analógica.

Além disso, é a Anatel que será responsável por distribuir set-top-boxes gratuitamente para famílias cadastradas no Bolsa Família. Esses conversores deverão suportar recursos de interatividade (por meio do Ginga) e acessibilidade. Na cidade-piloto de Rio Verde, os primeiros conversores já começaram a ser distribuídos. Os interessados precisam fazer um pré-cadastro no telefone 147 para retirar o conversor, que será pago pelas operadoras que venceram o leilão da faixa de 700 MHz.

Publicado originalmente em 23 de junho de 2014. Atualizado em 1 de fevereiro de 2016 devido ao adiamento no cronograma.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel de Quadros dos Santos
Simples! Você oferecerá o conversor e fará um curso de reciclagem pra conserto de TV digital e de conversores, trabalho há 20 anos com informática e estou sempre me atualizando. Informação é tudo meu caro amigo, e muito sucesso na sua nova jornada profissional.
Daniel Felipe Rodrigues
Que tao oferecer e instalar kits receptores de tv digital para quem tem uma tv sem suporte a digital, ou até mesmo antenas para tvs digitais
Waliton Klimak
Eu de verdade acho que essa troca de sinal analogico para digital facilitara a censura de emissoras de tv futuramente pelo presidente da republica ela facilitara a entao censura previa
olavo andrade
O conversor digital só serve para TV antigo que não tem mais peças de reposição, passando a ser uma propaganda enganosa.
Nelio Gomes
Estão exagerando demais, criando muita expectativa sobre a TV DIGITAL, estão nos vendendo gato por lebre.
wanderson Souza
Com todo respeito Sr.868686.É conhecido de todos que o importante para um pode não importar para outros, isso é fato.Talvez, o Senhor no ápice de seu conhecimento deveria largar um pouco de assistir a sua TV por assinatura manipuladora e estudar o conceito de liberdade.Se não quiser pode continuar sem estudar, já que permanecer na ignorância é um exercício da liberdade.Obrigado.
Romêu Paranhos Gomes
minha tv que num vendo pra compra esses lixos lcd de forma alguma,compro converso mas minha tv permanece,tvs boas igual as que ja sairam nâo fabricam mais, a começa pela marca sharp,cce,mitsubhi,..
Zeca Pensador
a globostta sempre adiando a troca do sinal
Joselito M da Silva
Demorou, más chegou!!!
Joselito M da Silva
Concordo Andre!
Joselito M da Silva
Valeu, más o nome correto do país é VENEZUELA, com apenas um A!
Ryan Martins
Caracas, capital da Venezuelaa :)
Ryan Martins
E ai amor, duvida ainda?
Joabson diogo
eu quero saber quando vai vim para são gabriel bahia
Icaro Miguel
eu amei essa e gostei de mais pra mim e melhor no sinal degital
Carlos Teixeira
Também estou de acordo com o Roberto tanta sabedoria para pouca educação pede para você ficar na TV analógica pois eu bem prefiro a digital para sua informação eu já lido com sistema digital faz mais de 25 anos ainda aqui no Brasil n se falava em sistema digital eu já fazia instalações de receptores digitais você antao e de muita ma qualidade com tanta sabedoria que prefere a analógica do que o digital não entendo não pois eu estava instalando as mídia box com antenas de 1.70 e o sinal ficava sim com alguma dificuldade de alguns canais ficar a 100% pois comecei a instalar com 1.90 menino zerou tudo a 100% e sou garantia as pessoas garantias minhas não de marcas eu mesmo dou se você souber instalar uma antena não trava desde que montei as mídia box ainda não tive nimguem vir reclamar comigo valeu abraço
Roberto
Troca o ténico por um técnico!
Leandro Alves Calegalim
Ser humano não é perfeito quando vê tanta ignorância e leiguice em plena era informatizada.
Leandro Alves Calegalim
Infelizmente você faz parte da massa que acredita em tudo amigo, não leva a mal tá. Não sei se soube, mas as antenas e transmissores VHF já foram leiloados pelas principais operadoras de telefonia celular, entende a pressa do desligamento? Eu preferiria um sinal que pega constante mesmo sendo analógico do que um que trava mesmo com antena ideal, cabos e aparelho todos corretos e bem instalados. Se TV analógica fosse ruim, não existiria a mais de 50 anos. Mas afinal de contas, o sinal aberto agora só tem merda mesmo, a Globo tinha cada filme nas sessões de madrugada, dos anos 80, filmaços. Bom mesmo é o youtube, ver o que quer a hora que quer. E outra, o pessoal que compra as Tvs fininhas pra mostrar para os cunhados a "tevezona", compra LG, que por enquanto a trancos e barrancos ainda tem conserto na maioria das vezes. Porque o pessoal compra as "pilco", estraga, preço caro demais, daí chora igual nenê reclamando do preço.
Carlos Teixeira
com tantas respostas aqui que eu li e como ja estou dentro do sistema digital faz mais de muitos anos eu falo uma cois para quem nao esta satisfeito tudo tem a ver com a instalação o tamanho da parabólica as condições do fio( cabo ) e os conetores estarem bem montados mas 1 o tamanho da parabolica interessa eu moro no interior os povos que vendem os receptores falam em parabólicas de 1.70 mas essa nao pega todos os canis a100% ai eu so uso a de 1.90 e garanto a voçes 47 canais todos a funcionar sem travas uma boa sintonia fina conseguem por todos os canais a funcionar em com boa qualidade e so ter muita paciência paa regular
Carlos Teixeira
e eu pergunto também a ele sera que ele ta satisfeito com a operadora que ele usa sera que ele ve os canais que ele quer pode ser se pagar o pacote inteiro da operadora que libera os canais todos assim podemos falar que ele tem uma boa carteira onde guarda o dinheiro que deus abençoe mas agora quem nao tem condições de pagar gosta de ver tv livre para mim o sinal teria de ser obrigatório ser liberado para todo o brasil e nao por estados e uma vergonha as operadoras so liberarem o sinal para onde eles querem
Carlos Teixeira
so voçe ter bem instalada que nao trava nao entao antes prefere ver os canais chuviscando com pintinhas do que o sistema digital a imagem limpinha em alta definiçao melhor ainda do que os canais das operadoras em HD então voçe precisa se manter do mesmo jeito a antiga valeu rapaz
BY DINO
Olá a todos. Bem, vou tecer alguns comentários de acordo com o que li e estudei a respeito da transição TV Analógica/TV Digital. Sabemos que as coisas andam devagar no Brasil, isto por vários motivos. O sinal de celular no Brasil teve o seu "apagão" analógico em 2008, quando ocorreu a última transmissão analógica de celular no país, ou seja, demorou 18 anos (1990) até o celular ser totalmente digital em nosso país. A TV vai demorar algo parecido. O último cronograma fala que em 2023 ocorrerá o "apagão" da TV analógica no país (TV digital começou em 2007 - portanto, 16 anos de previsão). Com relação ao sinal (imagem e som), digo sem dúvida que a qualidade é infinitamente superior. As considerações que faço tem a ver com a qualidade do sinal (potência, equipamentos, etc) das emissoras e a qualidade do receptor (antena, conversor e até mesmo a tecnologia do aparelho de TV). Estes fatores influem muito no resultado final em nossos lares. Moro em Manaus e aqui o sinal é forte somente com a Globo, Band, Record e AmazonSat. As outras emissoras da cidade precisam melhorar e em qualquer caso, é necessário uma boa antena externa. Os travamentos são por conta da qualidade do sinal e da antena receptora (inclusive o posicionamento da mesma, já que o sinal digital é visada direta, é direcional). O sistema da TV digital no Brasil é bom. Eu parabenizo as equipes que trabalharam no projeto, encabeçado pela UFPB e PUC-RJ. Sem o esforço destes profissionais ainda estaríamos na idade da pedra em matéria de sinal de TV. O middleware GINGA precisa ser melhor explorado, é fato. Entendo também que precisamos acreditar no projeto e fazer nossa parte. Tem muita gente comprando antena ruim, conversor de bolsa família, etc e reclamando. Brasileiro tem mania de reclamar sem fazer sua parte. É notório esta característica de nosso povo. Precisamos entender outra coisa: não existe tecnologia de qualidade sem investimento, começando por uma simples antena doméstica até os equipamentos de uma emissora. Tecnologia custa dinheiro.
Thalita Melo
tu ainda duvida?
Jorge Manoel Nauffal
Hein? Alguém no Brasil já inventou a transmissão de imagem a distância? Se for na velocidade da inteligência política nacional, vai demorar muito, mas muito, muito mesmo!
Sr. Patrick
vc duvida ainda ?
Adanilson Lopes
bom quanto a isso só tenho a dizer que assisto tv fechada 0800 entendedores entenderão rsrsrsrs
Paulo Cesar
tv digital..aqui onde moro tem alguns canais..mas onde se viu ficar caindo o sinal direto...isso nao e digital
Edu
Em 2030 ainda teremos várias cidades sem sinal digital, é o Brasilzão véio.
Roberto
Não tarde, mas por incompetência desse governo mesmo, nunca sabe nada!
Roberto
É mais fácil a Globo ver a sua morte, vai esperando...
Roberto
Esqueceu que aqui é o Brasil? Se fosse noutro lugar, há 6/8 anos já tava feito! É pra desligar? Desliga já! O que está esperando? Já foi avisado e bem antes, chega de esperar.
Roberto
Esqueceu que aqui é o Brasil? Se fosse noutro lugar, há 6/8 anos já tava feito! É pra desligar? Desliga já! O que está esperando?
Roberto
Credo, quanta sabedoria pra tanta má educação...
Roberto
É... mas não precisa ficar GRITANDO! Aqui ninguém ainda é surdo!
Pedro Cosme
o gov,anuncia que é de graça o sinal digital,mas se não comprar não tem nada de graça.
Jefferson de Souza
Aqui na grande São Paulo tem muitos Canal em HD infelizmente alguns tem os seus Transmissores de pouca Potência não tendo boa Sintonia em lugares mais baixos.
Jefferson de Souza
Aqui na grande São Paulo tem muitos Canal em HD infelizmente alguns tem os seus Transmissores de pouca Potência não tendo boa Sintonia em lugares mais baixos.
Leonardo Lemos
È amigos... aconteceu
Leonardo Lemos
È amigos... aconteceu
André
Aqui em casa é sinal aberto e pega a"Grobo", Record, Sbt, Tv Cutura
André
Globosta..
wemy
Na minha opinião isso vai servir para travar certas transmissões indesejadas, pois o sinal digital é muito mais fácil de se manipular. Dessa forma, continuarão a manipular a sociedade.
wemy
Na minha opinião isso vai servir para travar certas transmissões indesejadas, pois o sinal digital é muito mais fácil de se manipular. Dessa forma, continuarão a manipular a sociedade.
Carla Cristina Silva
a unica merda q salvava a tv era a mtv, alguns anos antes dela falir...
O resto é só lixo dia e noite, é só jaba, propaganda em cada segundo...
viva o fim da tv!
fernando dniz
só uma pergunta, pq o governo tem que "doar" para o pessoal do bolsa familia setup box?, lembro que qndo era criança nos anos 80 só quem tinha dinheiro que tinha tv em casa, hj ate isso é de muita necessidade para que o governo tenho que custear para os mais carentes?
Willian Capille
Até acabarem esses prazos já vai estar na hora de mudar para 8K
Ruber Silva
eu comprei a parabolica da oi,,tem todos os canais da parabolica analogica e mais alguns,,sendo que globo,,record,,sbt,,band,,rede tv,,sao em hd...dependendo do lugar custa entre 650 a 690 reais com a instalação incluida.
Marcia
KKK ficaram um ano anunciando q em São Paulo/SP a data seria 15/05/16 e agora foi pra 29/03/17... como a coisa - não - anda
Mar Tim
KKK ficaram um ano anunciando q em São Paulo/SP a data seria 15/05/16 e agora foi pra 29/03/17... como a coisa - não - anda
Aline
Será???
FSociety
Vou comprar só porque vou assistir jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão porque se não nem compraria detesto os programas da tv principalmente da Rede Esgoto e Band bosta etc...
Anônimo
Vou comprar só porque vou assistir jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão porque se não nem compraria detesto os programas da tv principalmente da Rede Esgoto e Band bosta etc...
Agamenon Aires Cavalcante
e de torrar o saco, kkkkk regina caze, faustao, luciano rulk e outras personalidades que da nojo pra quem assisti.
Leandro Alves Calegalim
O alcance do sinal analógico sempre foi maior. Chiando ou não, estava pegando. Agora pacotes de dados não tem alcance longo, ainda mais em UHF! . Isso vai dar bode!
Rafaela Moraes
Eu não vejo a porcaria do esquenta, mas aparece um monte de retardado que vê, só porque voce falou nessa porcaria.. Zé Povinho gosta de assistir lixo mesmo
Gilberto Alves Filho
Ô país atrasado da porra hein. Enquanto ainda estão mirando do 480p pro HD, não é nem Full HD 1080p, é pro HD mesmo 720p (pra ser ter uma ideia do nível do atraso). Enquanto isso lá no Japão várias operadoras e redes de TV já estão transmitindo 4K por fibra-ótica, e lá os cidadãos ganham um salário bom e o preço das coisas é mais baixo e todo mundo pode comprar sem problemas nenhum uma TV 4K da Samsung ou da Sony de 75 polegadas. Enquanto aqui no Brasil muita gente ainda está atrasado, eu vejo direito pessoas usando TVs de tubo, eu ainda vejo gente usando aquelas TVs Mitsubishi de 1990, povo atrasado hein
Juci.
Então, parece que colocar na pontas separada, ok, em alguns caso melhorava a recepção da antena. Mas "ligar" as duas com palha de aço é que dava o xabu...
.
Tipo, nem tô afim de testar, então... :P
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Nunca ouvi falar, quanto ao choque se for tomar com o aço também deve tomar ao tocar na antena.
Supersonic
Nunca ouvi falar, quanto ao choque se for tomar com o aço também deve tomar ao tocar na antena.
Juci.
Isto não é mais perigoso? Tipo, quando eu era criança (agora nem tenho tv em casa, então sei patavinas sobre antena/sinal, blablá) ouvia história de povo que tomou choque, queimou receptor de tv e otras cositas más com este lance de palha de aço na antena...
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Esses já são digitais.
Supersonic
Esses já são digitais.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
As de tubo vão continuar funcionando mas As LCD também vão começar a estragar, tenho uma que já foi p saco.
Supersonic
As de tubo vão continuar funcionando mas As LCD também vão começar a estragar, tenho uma que já foi p saco.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
So sinal analógico usa uma frequência que pode ser usada para outras coisas como o sinal 4g, além disso a TV é cada vez menos usada como fonte de informação.
Supersonic
So sinal analógico usa uma frequência que pode ser usada para outras coisas como o sinal 4g, além disso a TV é cada vez menos usada como fonte de informação.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Esse sinal pode ser Usado para outras coisas como sinal 4g de longo alcance, e benefícios do bolsa família ganham um decodificador.
Supersonic
Esse sinal pode ser Usado para outras coisas como sinal 4g de longo alcance, e benefícios do bolsa família ganham um decodificador.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Vai sim, melhora o sinal igual.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
O problema do satélite é que não tem transmissão da programação local.
Supersonic
O problema do satélite é que não tem transmissão da programação local.
Supersonic
Vai sim, melhora o sinal igual.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Geralmente é a transmissão, eu uso uma antena interna da Philips que é ligada na tomada para reforçar o sinal, só a globo pega estável o resto depende, SBT mesmo não pega mais a meses, antes tinha sinal relativamente estável, só falhava de vez em quando.
Supersonic
Geralmente é a transmissão, eu uso uma antena interna da Philips que é ligada na tomada para reforçar o sinal, só a globo pega estável o resto depende, SBT mesmo não pega mais a meses, antes tinha sinal relativamente estável, só falhava de vez em quando.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Em várias casas por aí só pega globo no sinal aberto.
Supersonic
Em várias casas por aí só pega globo no sinal aberto.
Supersonic
Na terra dele como na maioria só deve pegar globo na aberta.
Eliezer
Nunca.. na minha cidade só pega 2 canais... já que não vai pegar nenhum, e viva a parabólica, a Oi, SKY, etc....
O fantástico senhor raposo
Aqui é assim, so tem globo, tanto digital como analogica
Isaias Freitas
Acontecera em 29 de novembro? Qdo foi feito essa matéria? Aqui em RV adiou pra 15 de fevereiro, semana q vem. Acho q dessa vez vai.
Burnerman_X
Não é exatamente assim. O uhf tem problemas enormes de perda de sinal, isso é um fato.
No Rio de Janeiro todas as transmissões saem do morro do Sumaré, porém só essa transmissora não dá conta, já que a cidade é dividida por vários morros enormes. Com isso temos repetidoras em Jacarepaguá e Campo Grande, porém nem todas as emissoras tem repetidoras, e quem mora em Jacarepaguá ou Campo Grande tem que contar com o resquício de sinal que chega do Sumaré.

Aqui mesmo na região de Jacarepaguá basicamente só Globo e SBT pegam bem, Record pega com falhas, Band mais falhado ainda e Rede TV nem sonha em pegar. Já troquei de antena, cabeamento, set-top box e até usando a própria tv para pegar o sinal digital, nada dá jeito. Pelo o que ouvi falar, Rede TV só tem a transmissora do Sumaré, provavelmente Band e Record também, mas devem emitir o sinal com mais potência.

E estou falando da segunda maior capital do país, imagine como deve ser em cidades menores e cidades do interior.

Chuto que o problema seja mais de transmissão do que de recepção. E a tabela acima não vale mais, já adiaram todos os prazos.
HomeroGamer-BanidodoMB
Em alguns lugares só a Globo tem sinal.
Homero Gamer
Em alguns lugares só a Globo tem sinal.
Alisson Santos
Vão precisar atualizar esta postagem diversas vezes. Conheço bem o país onde eu vivo, vão adiar mais ainda quando chegar o fim do prazo.
Alisson Silva
Vão precisar atualizar esta postagem diversas vezes. Conheço bem o país onde eu vivo, vão adiar mais ainda quando chegar o fim do prazo.
abraaocaldas
Mais fácil trocar essa tabela por uma palavra: Nunca
Pessoal se stressa com coisas que nunca vão acontecer.
Claudio Heghedusch
So uma pergunta,por que ainda não funciona direito a tal tecnologia sendo que moro prox ao centro de São Paulo, comprei uma antena que dizem ser potente e paguei caro!mas a droga do sinal eh super instável?Até mesmo o técnico não entendeu .
Wallace Dutra
É, a coisa tá difícil pros profissionais da área de concertos de TV, como Caçulinha, Julio Medaglia, André Rieu...

sdds Ray Conniff!
Giovane1997
Bom na verdade, eu vejo aqui diversas pessoas com informações e alegações equivocadas referente a TV Digital. No caso, vejo comentários "Ahh essa imagem trava toda hora" - "A Imagem digitaliza toda hora" - " Na minha região não é possível captar esse sinal" ou um dos mais comuns "Quando está nublado, com tempos chuvosos o sinal cai ou trava toda hora". Bom, o Sinal de TV aberta DIGITAL está disponível para todo território Nacional, isso é um fato (Até gente do Amazônias) consegue captar o sinal. No caso, esses problemas ocorrem devido a descuidos dos próprios consumidores, "ué mais como assim?" bom, simples, muitas vezes o consumidor pensa que todos os conversores são iguais e acabam comprando o mais barato, ou o mais bonito, porém o menos eficiente. No caso há diversos fatores que nós dizem se o conversor é bom ou não, talvez (não tenho certeza, até porque não utilizo conversor Digital e nunca comprei um) aquele conversor mais caro seja o melhor, com uma melhor configuração, e etc. Ou talvez aquele mais "feio" seja o mais eficiente. Por isso muitas vezes acabamos comprando um conversor bonito mas não eficiente, com uma configuração péssima. Ou acabamos optando por uma TV (Com conversor integrado) seja ela LCD, LED, PLASMA ou etc, sem pesquisar a fundo sobre a configuração da mesma. Ou até mesmo chegamos a comprar uma TV bacana com um bom conversor mas compramos uma péssima antena, "Ué mas antena faz diferença? não é tudo igual?" de maneira alguma, existem diversos tipos de antena, cada uma com suas vantagens, e até mesmo com capacidades diferentes. No caso uma boa pesquisa é tudo o que precisamos, ou pagar um pouco mais caro também convém. No meu exemplo, tenho uma TV LED com conversor Digital Integrado e uma Antena EXTERNA DTV 3000 da Aquário, na hora e compra-la eu olhei bem, verifiquei diversas coisas inclusive até mesmo a sua estrutura, como ela vai ficar para o lado de fora da casa, ela vai ter que aguentar sol, fortes chuvas, ventos, frio e etc. Ou seja para tudo isso, para suportar tantas situações climáticas é necessário uma boa estrutura e um material bem reforçado, inclusive prestei muito atenção nisso na hora de compra-la. "Mas existe antenas fajutas que quebram?" é claro que tem, existem diversas que em certas situações acabam quebrando ou se o vento derruba-la e a mesma cair no chão ela sofre graves danos. Bom resumindo, pesquisei também a potencia de captação de sinal da mesma, e instalei ela em cima da minha casa, resultado: Até agora tenho SINAL DIGITAL ABERTO de diversos canais, e nenhum trava, congela, e etc, nem mesmo com tempo nublado. Ou seja, tudo é questão de pesquisa, as vezes nem são os produtos que são ruins, mas sim também o próprio sinal que Emissora transmite. Ou seja, eu prefiro mil vezes o sinal DIGITAL, o Analógico é um SINAL clássico, que marcou, foi o primeiro SINAL, acho que nunca vou esquecer dos fantasmas e chuviscos na tela rsrs, mas agora temos coisa melhor, e querendo ou não a TV DIGITAL só tende a se aprimorar cada vez mais. Eu utilizo e recomendo.
3-6-9
Todos os seres humanos são ignorantes, o que muda é o quão ignorante cada um é. Um são mais outros menos. O problema é que a maior parte da humanidade é ignorante num nível extremo, por isso são facilmente manipuladas.
Sam86
Todos os seres humanos são ignorantes, o que muda o quão ignorante cada um é. Um são mais outros menos. O problema é que a maior parte da humanidade é ignorante num nível extremo, por isso são facilmente manipuladas.
andre
so me responde uma coisa vc n e manipulado tb n ou quer dizer que vc manda no carro que vc anda na cs que vc mora ou seja todos somos manipulados n pela tv mais sim pela maquina governista enta vc ignorada tb esse fato alem do mais se vc assiste a grade fechada tb esta sendo manipulado e pior roubado por essas operadoras enfim de n seria vc tb um ignorante
Rocha lE Rocha
O ATRASO É PARA FICAR VENDENDO ESTES RECEPTORES EM HD QUE ESTAS EMISSORAS CONTRATAM, GLOBO VC COMPRA UM RECEPTOR, SBT OUTRO, BAND OUTRO É UMA VERGONHA, ESSE É O MOTIVO DO ATRASO, TODO MUNDO GANHA E NOS PAGAMOS.
João pereira
O fato de não se conseguir captar o sinal de uma determinada emissora da tv, pode estar associado à localidade em que mora o telespectador em relação à antela do transmissor.
A transmissão de tv tem alcance ótico. Oque isso significa: se, do local onde o telespectador está, se enxerga a região onde está instalada a torre da antena do transmissor, ele vai ter uma boa recepção. caso contrário, ele terá que aumentar a altura da antena até ao ponto que se avista a região onde se localiza a torra. Caso contrário, so irá pegar reflexo, e, nunca sinal original.Se o lugar é muito baixo, e obriga a montagem de terre, é melhor optar pela transmissão via satélite. Hoje, já temos diversos canais hd livres pela parabólica normal. É só comprar um receptor de parabólica em hd.
francisco
nao vou mais colocar bom bril na antena?
ADEILTO ROCHA
moro em inubia paulista sp int minha tv e analogica mas eu tenho convensor da vivo pego 5 canais digitais red vida red globo record band sbt esse aparelho e preto serve para tev a cabo e banda larga tambem
allan jose muller gatto
eles não pode tirar esses canais analógicos isso e falta de respeito as pessoas que não tem nem quiser comprar uma televisão de hd
Hongaro
Não compara sinal digital por satélite que some com uma chuva mais forte, com sinal digital terrestre. O sinal digital terrestre é perfeito, uso desde 2008 aqui em São Paulo, e pode chover, trovejar, cair raios a vontade que imagem permanece intacta sem nenhuma interferência. Sinal analógico é um lixo, é coisa do passado.
Tony Hongaro
Não compara sinal digital por satélite que some com uma chuva mais forte, com sinal digital terrestre. O sinal digital terrestre é perfeito, uso desde 2008 aqui em São Paulo, e pode chover, trovejar, cair raios a vontade que imagem permanece intacta sem nenhuma interferência. Sinal analógico é um lixo, é coisa do passado.
Exibir mais comentários