Início » Telecomunicações » Quando a TV analógica será desligada na sua cidade

Quando a TV analógica será desligada na sua cidade

Governo adiou transição para TV digital pelo menos três vezes.
Para o desligamento do sinal, pelo menos 93% dos domicílios precisam captar TV digital.

Paulo Higa Por
TB Responde

Você já migrou para a televisão digital? O Ministério das Comunicações definiu, em junho de 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em cada município. Com a transição, que está sendo aguardada especialmente pelas operadoras, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. No Brasil, as redes móveis de quarta geração usam atualmente as faixas de 1.800 MHz e 2.600 MHz.

Os primeiros a terem o sinal de TV analógica desativado serão os moradores de Rio Verde, município de 197 mil habitantes localizado em Goiás que foi escolhido para ser a cidade piloto. Isso aconteceria no dia 29 de novembro de 2015, mas o cronograma acabou sendo adiado pelo governo. O atraso também afetou as grandes capitais, como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro, que teriam o sinal desligado ao longo de 2016.

Se o desligamento da TV analógica não atrasar novamente, este é o cronograma:

As demais cidades, que teriam o sinal analógico desativado até 2018, não tiveram as datas de desligamento divulgadas. Agora, a expectativa é que a transição completa ocorra até 2023.

O governo adiou a morte da TV analógica pelo menos três vezes. No início, a previsão era que a transição para o sinal digital ocorreria integralmente em 2016. Depois, o Ministério das Comunicações havia previsto que Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro teriam o sinal desligado já na primeira metade de 2015, o que não vai acontecer.

Mas antes disso…

aviso-tv-analogica

De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off.

Pelo menos 360 dias antes da data prevista para o desligamento do sinal analógico no município, a Anatel deverá promover uma campanha publicitária na TV aberta para informar a população. Na região metropolitana de São Paulo, a partir de 21 de maio de 2015, as emissoras passaram a exibir periodicamente um símbolo no canto da tela para informar que o telespectador está vendo a programação pela TV analógica.

Além disso, é a Anatel que será responsável por distribuir set-top-boxes gratuitamente para famílias cadastradas no Bolsa Família. Esses conversores deverão suportar recursos de interatividade (por meio do Ginga) e acessibilidade. Na cidade-piloto de Rio Verde, os primeiros conversores já começaram a ser distribuídos. Os interessados precisam fazer um pré-cadastro no telefone 147 para retirar o conversor, que será pago pelas operadoras que venceram o leilão da faixa de 700 MHz.

Publicado originalmente em 23 de junho de 2014. Atualizado em 1 de fevereiro de 2016 devido ao adiamento no cronograma.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel de Quadros dos Santos

Simples! Você oferecerá o conversor e fará um curso de reciclagem pra conserto de TV digital e de conversores, trabalho há 20 anos com informática e estou sempre me atualizando. Informação é tudo meu caro amigo, e muito sucesso na sua nova jornada profissional.

Daniel Felipe Rodrigues
Que tao oferecer e instalar kits receptores de tv digital para quem tem uma tv sem suporte a digital, ou até mesmo antenas para tvs digitais
Waliton Klimak
Eu de verdade acho que essa troca de sinal analogico para digital facilitara a censura de emissoras de tv futuramente pelo presidente da republica ela facilitara a entao censura previa
olavo andrade
O conversor digital só serve para TV antigo que não tem mais peças de reposição, passando a ser uma propaganda enganosa.
Nelio Gomes
Estão exagerando demais, criando muita expectativa sobre a TV DIGITAL, estão nos vendendo gato por lebre.
wanderson Souza

Com todo respeito Sr.868686.
É conhecido de todos que o importante para um pode não importar para outros, isso é fato.
Talvez, o Senhor no ápice de seu conhecimento deveria largar um pouco de assistir a sua TV por assinatura manipuladora e estudar o conceito de liberdade.
Se não quiser pode continuar sem estudar, já que permanecer na ignorância é um exercício da liberdade.
Obrigado.

Romêu Paranhos Gomes
minha tv que num vendo pra compra esses lixos lcd de forma alguma,compro converso mas minha tv permanece,tvs boas igual as que ja sairam nâo fabricam mais, a começa pela marca sharp,cce,mitsubhi,..
Zeca Pensador
a globostta sempre adiando a troca do sinal
Joselito M da Silva
Demorou, más chegou!!!
Joselito M da Silva
Concordo Andre!
Joselito M da Silva
Valeu, más o nome correto do país é VENEZUELA, com apenas um A!
Ryan Martins
Caracas, capital da Venezuelaa :)
Ryan Martins
E ai amor, duvida ainda?
Joabson diogo
eu quero saber quando vai vim para são gabriel bahia
Icaro Miguel
eu amei essa e gostei de mais pra mim e melhor no sinal degital
Exibir mais comentários