Antes do lançamento do Nokia X no Brasil, Microsoft revela Nokia X2, smartphone que roda apps de Android

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Faz só quatro meses que colocamos as mãos no Nokia X, o primeiro smartphone da Nokia que roda aplicativos para Android. Não deu nem tempo de ele ser lançado no Brasil. Mas a Microsoft já anunciou um novo modelo: é o Nokia X2, smartphone básico com hardware atualizado que tenta corrigir alguns problemas encontrados na primeira geração.

O Nokia X tinha apenas um botão de voltar. Funcionava assim: pressionando uma vez, você voltava para a tela anterior; pressionando duas vezes, era possível ir direto para a tela inicial. No Nokia X2, há outro botão, o de início. Isso significa que agora é possível alternar rapidamente entre aplicativos, em uma tela que lembra bastante a do Windows Phone.

E falando em Windows Phone, a interface continua lembrando muito o sistema móvel da Microsoft, com blocos para todo lado. O Nokia X Software Platform, como a Microsoft chama seu Android modificado, foi atualizado para a versão 2.0 e traz mais opções de personalização de cores. Não há nada do Google, nem mesmo acesso ao Google Play, e todos os aplicativos são feitos para se integrarem ao ecossistema da Microsoft.

nokia-x2
Nokia X2 chega só quatro meses após Nokia X
Nokia X2 chega só quatro meses após Nokia X

O hardware melhorou em relação ao Nokia X, apesar do Nokia X2 continuar sendo apenas um smartphone de entrada. Fica mais fácil apresentar em formato de lista:

  • Processador: antes era um velho Snapdragon S4 Play dual-core de 1 GHz (Cortex-A5), agora é um Snapdragon 200 dual-core de 1,2 GHz (Cortex-A7);
  • RAM: dobrou, de 512 MB para 1 GB;
  • Tela: aumentou de 4 para 4,3 polegadas, mas manteve a mesma resolução de 800×480 pixels e o painel LCD. A novidade é a tecnologia ClearBlack;
  • Câmera frontal: o Nokia X não tinha, o Nokia X2 tem uma com resolução VGA;
  • Câmera traseira: a resolução aumentou de 3,2 MP para 5 MP, e agora é possível gravar em 720p (antes, o máximo era 480p). O Nokia X2 ganhou ainda um flash LED;
  • Bateria: a capacidade aumentou de 1.500 mAh para 1.800 mAh;
  • Armazenamento interno: continua sendo de 4 GB, com entrada para cartão microSD de até 32 GB.

São boas mudanças: as melhorias no processador e na RAM vão dar um gás ao desempenho, que não era ruim, mas também não era uma maravilha. A adição da tecnologia ClearBlack deve resolver um dos problemas da tela: se você leu nossas primeiras impressões, sabe que o display do Nokia X era praticamente um espelho e refletia muita luz, dificultando a visualização. No Nokia X2, isso não deve acontecer (ou deve acontecer em menor intensidade).

Talvez o único problema dessas mudanças é que, com o aumento do tamanho da tela e da capacidade da bateria, o Nokia X2 ficou ainda mais grosso e pesado: agora, ele tem nada agradáveis 11,1 mm de espessura e pesa 150 gramas. A carcaça, que antes era totalmente fosca, ganhou um acabamento brilhante.

Lá fora, o Nokia X2 será lançado por 99 euros, nas cores verde, laranja e preta. Posteriormente, estarão disponíveis os modelos amarelo, branco e cinza. Procurada pelo Tecnoblog, a Microsoft não divulgou informações sobre preço ou data de lançamento no Brasil.

No início do mês, a Microsoft convidou a imprensa para um evento do Nokia X que aconteceria no dia 10 de junho, mas adiou a coletiva sem informar uma nova data. Em contato com a Microsoft, a empresa nos informou que o Nokia X será anunciado no Brasil no terceiro trimestre do ano.

Atualizado às 12h36.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados