android-tv-hero

Depois de apresentar várias melhorias para a próxima versão do Android, o Google anunciou uma nova plataforma voltada para entretenimento. Chamado de Android TV, ele promete trazer conteúdo digital para a TV e deixá-la mais inteligente.

Como o nome já diz, o Android TV traz todo o núcleo do Android por trás da plataforma. Isso significa que é possível instalar aplicativos em uma TV compatível. Como o foco de TV é em entretenimento, todos os recursos são voltados para a mídia, ou seja, é possível comprar e alugar filmes da Play Store diretamente da TV. Também é possível acessar aplicativos de terceiros, como Netflix e Hulu.

android-tv-interface

O controle da TV pode ser feito de várias maneiras: um controle com um D-Pad e um microfone, um joystick completo, um smartphone ou um smartwatch com Android Wear, como foi demonstrado na apresentação.

A obrigatoriedade do microfone é devido às pesquisas inteligentes por voz: ao falar “Ok Google Now, Breaking Bad”, a TV automaticamente apresenta os episódios nos serviços que você tiver instalado na TV (como Netflix), bem como informações da série e de elenco.

Interface de busca do Google TV

Interface de busca do Google TV

Por ser uma plataforma com Android, o Android TV suporta aplicativos e até jogos da Play Store, bastando ter um joystick. Multiplayer também é suportado: foi demonstrada uma partida do jogo NBA Jam entre um dispositivo Android TV e um Samsung Galaxy Tab. Tudo funcionou perfeitamente, mas é válido ressaltar que são gráficos de jogos de celulares – não espere supergráficos encontrados em consoles como PlayStation ou Xbox.

jogos-android-tv

Ao contrário do Chromecast, o Android TV é completamente independente e não precisa de um outro dispositivo para funcionar. Entretanto, caso você utilize com outro dispositivo, fica ainda melhor: o protocolo Google Cast está integrado no Android TV. No final das contas, é como se o Chromecast já estivesse integrado na própria televisão.

Sony e Sharp são os dois parceiros do Google que terão TVs com o Android TV integrados. Se você já possui uma TV, quer o Android TV e não quer comprar uma TV nova, não se desespere: Asus e Razer também são parceiras do Google e farão set-top-boxes compatíveis com a plataforma.

Novidades para o Chromecast

A chave de ouro do Chromecast é o protocolo Google Cast. Depois de enaltecer sobre como o número de aplicativos com suporte ao Chromecast subiu, o Google quer tornar o Google Cast um ecossistema: os apps poderão adicionar um selo e estarão disponíveis neste site.

google-cast-ready

O Google quer que você deixe sua TV ligada por mais tempo. Agora, é possível personalizar as imagens de descanso de tela no Chromecast e adicionar fotos de museus, imagens selecionadas do Google Earth ou mesmo suas fotos pessoais. Com isso, sua TV vira um porta-retrato gigante na sua sala. Outras informações também estarão disponíveis, como previsão do tempo. Tudo para você deixar a TV ligada por mais tempo.

O Chromecast também passa a ser integrado com o Google Now: se você viu alguma obra de arte exibida nos slideshows do Google Cast e quiser saber mais sobre o conteúdo, basta perguntar ao Google Now o que está sendo exibido, e a resposta estará nas suas mãos. Isso também vale para outros conteúdos, como vídeos do YouTube, por exemplo.

Agora, não é mais preciso estar conectado na mesma rede Wi-Fi do Chromecast para fazer transmissão de conteúdo. Você pode deixar um amigo, por exemplo, transmitir um vídeo para a TV da sua casa sem que você precise informar a senha do Wi-Fi para ele. O telefone irá automaticamente identificar os Chromecasts mais próximos de você. Depois de selecionar, basta entrar com o PIN que aparece na televisão que a transmissão iniciará.

nearby-device-chromecast

Por fim, a grande novidade é que em breve será possível espelhar a tela do seu smartphone Android para o Chromecast (!). Entretanto, esse recurso só estará disponível para um seleto número de dispositivos. São eles: HTC One M7, LG G2, G2 Pro, Nexus 4, 5, 7 (2013), 10, Samsung Galaxy Note 3, Galaxy S4 e Galaxy S5. Novos dispositivos terão suporte adicionado em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Franslei Eduardo Monteiro Corá
Cara é verdade a google compra a motorola e não lança essa opção pro seu top de linha. fico louco com isso
Tiago Coimbra de Araújo
Será que essa Android TV já vem com o anti-virus instalado ??? Rsrsrsrsrsrs
Edmilson Junior
Deixar a tv ligada pode até ser viável em outros lugares mas com o custo de eletricidade no BR e a onda verde fica difícil.
Wellington Gabriel de Borba
Mas o X da questão, eu vou ter que comprar um set top box ou um ChromeCast já vai sanar a minha necessidade de ter a Android TV.
Ricardo Oliveira Andrade
Ainda mais as tvs sendo da sony. E não pedi a opinião de nenhum babaca, sobre meu comentários.
Ismael Pini Gonzales
Parabéns cara! Já pode ir pro Zorra Total, vai começa com figurante, mas com tanto talento um dia você chega lá!!!
Lucas Corrêa
Nossa, que engraçado hein.
Alexandre Oliveira
Fala sério.. Cadê o MOTO X nessa lista de espelhamento??
Ricardo Oliveira Andrade
Em Breve veremos televisões com vírus.
Dereck Bolsanelo
Não pretendo comprar um set-top-box porque para o meu uso o chromecast ja me serve, e achei legal isso de não precisar compartilhar a senha do wifi, e ja to vendo minha mãe usando fotos da família ao longo do dia na tv kkk