Início » Carro » Google quer mesmo chegar ao painel do seu carro: vem aí o Android Auto

Google quer mesmo chegar ao painel do seu carro: vem aí o Android Auto

Emerson Alecrim Por
5 anos atrás

O Google oficializou o plano de levar a sua plataforma móvel para o interior dos carros: entre os vários anúncios da recente edição da conferência para desenvolvedores I/O, a empresa revelou o Android Auto, sistema que permitirá o uso de seus principais serviços de maneira integrada ao veículo.

Android Auto

Com a novidade, o usuário poderá conectar seu smartphone Android diretamente ao painel do automóvel e, assim, acessar o Google Maps, realizar chamadas, ouvir músicas a partir do Play Music, agendar um compromisso no Calendar e várias outras tarefas enquanto dirige, mas sem recorrer diretamente ao aparelho: a ideia é que tudo seja feito a partir de toques rápidos no painel e, principalmente, com comandos de voz.

Para tanto, o elemento-chave da plataforma será o Google Now. Caberá à ferramenta não só executar os comandos de voz, como alertar o condutor de congestionamentos em seu trajeto ou da chegada de um SMS, por exemplo.

O contexto também é um aspecto que está sendo fortemente considerado: enquanto estiver dirigindo, o usuário poderá pedir para ser lembrado de um compromisso quando chegar em casa. Caberá à plataforma "perceber" que a pessoa desceu do carro (ou seja, que o smartphone foi desconectado) e entrou em sua residência (perceptível pelos recursos de localização) para cumprir com a tarefa.

O Google não quer que o painel do automóvel funcione apenas como uma mera extensão do smartphone, razão pela qual a plataforma Android Auto também suportará aplicativos de terceiros desenvolvidos especificamente para atividades no trânsito.

Em resumo, o Android Auto vem para fazer frente ao Apple CarPlay.

 Open Automotive Alliance

Assim como o Android "normal" dependeu dos fabricantes de celulares para emplacar, o sucesso do Android Auto está vinculado à adesão das montadoras. Ciente disso, o Google começou a cuidar de parcerias há algum tempo, quando criou a Open Automotive Alliance.

Graças a esta iniciativa, o Android Auto está sendo desenvolvido com o apoio de aproximadamente 40 empresas do setor automotivo, sendo que pelo menos 25 delas já manifestaram intenção de lançar veículos compatíveis.

A plataforma deverá ser lançada oficialmente no terceiro trimestre, junto ao Android L. Se as expectativas forem correspondidas, os primeiros carros integrados ao Android Auto deverão aparecer até o final de 2014.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.