Início » Carro » Google quer mesmo chegar ao painel do seu carro: vem aí o Android Auto

Google quer mesmo chegar ao painel do seu carro: vem aí o Android Auto

Emerson Alecrim Por

O Google oficializou o plano de levar a sua plataforma móvel para o interior dos carros: entre os vários anúncios da recente edição da conferência para desenvolvedores I/O, a empresa revelou o Android Auto, sistema que permitirá o uso de seus principais serviços de maneira integrada ao veículo.

Android Auto

Com a novidade, o usuário poderá conectar seu smartphone Android diretamente ao painel do automóvel e, assim, acessar o Google Maps, realizar chamadas, ouvir músicas a partir do Play Music, agendar um compromisso no Calendar e várias outras tarefas enquanto dirige, mas sem recorrer diretamente ao aparelho: a ideia é que tudo seja feito a partir de toques rápidos no painel e, principalmente, com comandos de voz.

Para tanto, o elemento-chave da plataforma será o Google Now. Caberá à ferramenta não só executar os comandos de voz, como alertar o condutor de congestionamentos em seu trajeto ou da chegada de um SMS, por exemplo.

O contexto também é um aspecto que está sendo fortemente considerado: enquanto estiver dirigindo, o usuário poderá pedir para ser lembrado de um compromisso quando chegar em casa. Caberá à plataforma "perceber" que a pessoa desceu do carro (ou seja, que o smartphone foi desconectado) e entrou em sua residência (perceptível pelos recursos de localização) para cumprir com a tarefa.

O Google não quer que o painel do automóvel funcione apenas como uma mera extensão do smartphone, razão pela qual a plataforma Android Auto também suportará aplicativos de terceiros desenvolvidos especificamente para atividades no trânsito.

Em resumo, o Android Auto vem para fazer frente ao Apple CarPlay.

 Open Automotive Alliance

Assim como o Android "normal" dependeu dos fabricantes de celulares para emplacar, o sucesso do Android Auto está vinculado à adesão das montadoras. Ciente disso, o Google começou a cuidar de parcerias há algum tempo, quando criou a Open Automotive Alliance.

Graças a esta iniciativa, o Android Auto está sendo desenvolvido com o apoio de aproximadamente 40 empresas do setor automotivo, sendo que pelo menos 25 delas já manifestaram intenção de lançar veículos compatíveis.

A plataforma deverá ser lançada oficialmente no terceiro trimestre, junto ao Android L. Se as expectativas forem correspondidas, os primeiros carros integrados ao Android Auto deverão aparecer até o final de 2014.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Coimbra de Araújo
Aaaafffffff.... Pelo amor de Deus, ainda bem que existem concorrentes... Android já é o sistema mais vulnerável do mundo para smartphones, imagina para carros ???
Fer
Finalmente eles quicaram aquela tipologia horrível da antiga marca "android"!
João Victor Medeiros
Ninguém vai te xingar, cara. Todo mundo está percebendo que tu está sendo fanboy, te xingar seria ser ainda mais criança. ZzzZzZz
João Victor Medeiros
Ninguém vai te xingar, cara. Todo mundo está percebendo que tu está sendo fanboy, te xingar seria ser ainda mais criança. ZzzZzZz
Rafael Ramalho
Não entendi a piada
Fabio Vasconcelos
Se for da samsung sim
Andrew Kuhn
Será que o carro vai travar a cada km rodado também?

(xingamentos em 3,2...)