Início » Aplicativos e Software » Google Now ganha suporte a 50 idiomas e já pode ser acionado de qualquer tela

Google Now ganha suporte a 50 idiomas e já pode ser acionado de qualquer tela

Emerson Alecrim Por
5 anos atrás

O Android L roubou a cena no primeiro dia do Google I/O 2014, mas várias outras novidades foram anunciadas no evento. Uma delas quase passou despercebida: agora, praticamente qualquer aparelho que tenha pelo menos o Android 4.3 e estiver rodando a versão 3.5.14 ou superior do app do Google Search (em português, Pesquisa Google) poderá executar tarefas a partir do comando de voz "Ok, Google".

Até então, esta funcionalidade - que, como você deve saber, é atrelada ao Google Now - estava disponível de maneira abrangente apenas no Moto X (graças ao chip dedicado que deixa o aparelho sempre à espera de comandos) e em alguns modelos que já rodam o Android KitKat, por exemplo.

Com a novidade, quase qualquer aparelho que tiver o Google Search 3.5.14 ou superior será compatível com o recurso. Não que o Google Now em si já não fosse suportado: é que, com o update, o usuário poderá dizer "Ok, Google" para dar seus comandos a partir de qualquer tela: se você estiver lendo seus e-mails, por exemplo, e falar a frase em questão, o Google Now será ativado imediatamente. O acionamento pode ser feito mesmo se o dispositivo estiver com a tela bloqueada.

"Ok Google" agora em qualquer tela

"Ok Google" agora em qualquer tela

A atualização também sinaliza algumas novidades referentes ao Google Now em si: agora, a ferramenta é oficialmente capaz de "entender" por volta de 50 idiomas, com o usuário podendo definir até sete como os principais para alternar rapidamente entre eles. Apesar disso, o Google ainda não confirmou o acionamento do comando "Ok, Google" em aparelhos configurados em idiomas diferentes do inglês.

Outras novidades incluem um histórico dos comandos falados e, de acordo com o Google, reconhecimento mais preciso da voz do usuário.

A versão 3.5.14 do Google Search foi lançada ontem (25), mas as funcionalidades estão sendo liberadas gradativamente aos usuários, podendo levar semanas para cobrir todas as contas. Assim, se o seu perfil ou dispositivo móvel ainda não recebeu a atualização, só resta esperar. Quando a liberação for feita, provavelmente será necessário acessar as configurações do aplicativo para ativar a funcionalidade.

Atualizado em 27/06/2014 às 17:14

Com informações: Droid Life