Palm está de volta com um celular minúsculo

Marca icônica retorna ao mercado de smartphones, mas em um aparelho de 3,3 polegadas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Palm

A marca icônica Palm retornou ao mercado de dispositivos móveis nesta segunda-feira (15), só que de uma forma meio diferente: ela foi estampada em um smartphone com tela de 3,3 polegadas, sistema operacional Android 8.1 Oreo e um design minimalista. E, como que para provar que tamanho não é documento, o aparelho será vendido por um preço não muito amigável de US$ 349.

Antes, vale recapitular a longa história da Palm. Ela foi fundada em 1992, lançou o primeiro PDA de sucesso do mercado, o PalmPilot; se tornou uma das pioneiras no mercado de smartphones, com os Palm Treo; e também criou o webOS, um sistema operacional para smartphones que foi parar nas TVs da LG. A marca Palm foi vendida para a HP em 2010 e depois para a chinesa TCL em 2014.

O novo aparelho da Palm, que não tem nome específico, é um smartphone que você compra para… se afastar do seu smartphone. O site da empresa tem frases como “deixe seu celular para trás”, e explica que o Palm é um “produto ultramóvel do tamanho de um cartão de crédito com recursos inteligentes e ações rápidas para que você possa acessar instantaneamente tudo o que precisa e nada do que não precisa”.

Palm

Ele sincroniza com as mensagens de texto do seu smartphone principal e suporta um recurso da operadora americana Verizon para compartilhar o mesmo número de telefone, para que você possa alternar entre os aparelhos de maneira fácil. Além disso, é possível sincronizar dados de apps entre dispositivos, independentemente de o seu celular primário ser um Android ou iPhone.

Tudo fica dentro de um aparelho com tela HD de 3,3 polegadas, processador Snapdragon 435, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão. A câmera frontal é de 8 megapixels, enquanto a traseira tem resolução de 12 megapixels e acompanha um flash LED. E a bateria, apesar de ter uma capacidade de apenas 800 mAh, promete durar o dia inteiro.

Palm

O design tem proteção contra água e poeira (IP68) e dispensa a entrada de fones de ouvido de 3,5 mm. Também não há um leitor de impressões digitais; o desbloqueio é feito por reconhecimento facial. E o software, que roda uma interface simplificada sobre o Android 8.1 Oreo, traz recursos como o Life Mode, que bloqueia chamadas, notificações e até o sinal de celular ao desligar a tela.

O Palm começa a ser vendido em novembro nos Estados Unidos por US$ 349, inicialmente para clientes da operadora Verizon. Você teria um?

Palm – ficha técnica

  • Tela: 3,3 polegadas, HD, 445 pixels por polegada, Gorilla Glass
  • Câmeras: 12 megapixels (traseira) com flash LED e 8 megapixels (frontal)
  • Processador: octa-core Qualcomm Snapdragon 435
  • RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Bateria: 800 mAh
  • Sensores: GPS, Glonass, proximidade, bússola, giroscópio
  • Conectividade: 4G LTE, Bluetooth 4.2 LE, Wi-Fi 802.11b/g/n (2,4 GHz), USB-C e chip Nano SIM (não removível)
  • Sistema operacional: Android 8.1 Oreo
  • Dimensões: 50,6×96,6×7,4 mm
  • Peso: 62,5 gramas

Receba mais sobre Palm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados