Início » Aplicativos e Software » As fabricantes não poderão colocar interfaces personalizadas no seu carro, TV ou relógio com Android

As fabricantes não poderão colocar interfaces personalizadas no seu carro, TV ou relógio com Android

Paulo Higa Por
5 anos atrás

Se você não gosta das modificações que as fabricantes fazem nos smartphones e tablets Android, frequentemente incluindo falhas de segurança e recursos desnecessários que deixam os aparelhos mais lentos, saiba que os automóveis, televisores e relógios com Android não sofrerão do mesmo mal. O diretor de engenharia do Google, David Burke, informou que o software por trás desses dispositivos será controlado pelo Google, não pelas fabricantes.

Android Auto, Android TV e Android Wear, portanto, terão uma experiência de uso consistente, independentemente do dispositivo em que estiverem sendo executados. Burke, em entrevista ao Ars Technica, diz: "se você tiver uma TV em um quarto e outra TV em outro quarto, ambas com Android TV, nós queremos que elas funcionem da mesma maneira e tenham o mesmo visual".

A interface do Android Wear é simples e bonita (e as fabricantes não vão estragá-la)

A interface do Android Wear é simples e bonita (e as fabricantes não vão estragá-la)

Mesmo com o maior controle em relação à interface, o Google ainda permitirá que as fabricantes coloquem aplicativos pré-instalados nos aparelhos que executem funções exclusivas. Nesta página de ajuda, o Google lista os aplicativos adicionais inclusos no LG G Watch e Samsung Gear Live: o relógio da LG vem com relógio mundial e bússola de fábrica; o da Samsung, além da bússola, traz um cronômetro e medidor de batimentos cardíacos.

Por fim, como o Google estará no controle do software, isso significa que a empresa de Mountain View poderá liberar atualizações diretamente para o usuário, evitando o problema que ocorreu nos smartphones e tablets — hoje, só 13,6% dos usuários rodam a última versão do Android, o KitKat. No Android Auto, TV e Wear, a intenção é tornar essas atualizações automáticas e transparentes para o usuário, como o Chrome é hoje no seu PC.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.