Quando o Quickoffice caiu nas mãos do Google, em junho de 2012, houve quem apostasse que a suíte seria a arma da empresa contra com o Microsoft Office, assim como houve quem acreditasse em sua descontinuação. Infelizmente, este último grupo estava certo: o Quickoffice será removido do Google Play e da App Store nas próximas semanas. Até que durou bastante.

A decisão veio a público na semana passada, mas foi ofuscada pelos anúncios do Google I/O 2014. O próprio evento, no entanto, deu indícios fortes da aposentadoria da suíte: uma das apresentações revelou que as ferramentas do Google Drive serão capazes de editar documentos do Microsoft Office, a principal bandeira do Quickoffice.

O pacote existe pelo menos desde 2002 e sempre manteve foco em dispositivos móveis, tanto que chegou a ser um dos softwares mais populares da finada plataforma Symbian. Mesmo com a versão completa sendo paga, a sua adoção no iOS e no Android também nunca esteve em baixa, o que explica o interesse do Google.

Quickoffice em um tablet Android

Quickoffice viverá para sempre em nossos corações, certo?

É verdade que, com possível exceção para a sua interface, o Quickoffice não recebeu atualizações funcionais muito expressivas desde a sua aquisição, mas em setembro de 2013 atraiu novamente as atenções ao passar a ser oferecido gratuitamente pelo Google.

É este ponto que nos faz questionar o que levou a companhia a decidir descontinuá-lo. Sem um esclarecimento oficial, nunca saberemos, mas não é novidade para ninguém que o Google costuma fazer aquisições para incrementar seus serviços. É o caso aqui, provavelmente: as ferramentas de escritório do Google Drive sempre foram prioridade, razão pela qual a empresa pode ter concluído que não vale a pena manter o mesmo tipo de tecnologia em produtos similares.

O Quickoffice será removido das lojas oficiais em breve (o Google não deu uma data exata) e não receberá mais atualizações, mas quem o utiliza não precisa correr para encontrar uma alternativa: nada impedirá o pacote de continuar funcionando nas instalações já existentes.

Com informações: ZDNet

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Vicentini
Vai no launcher, segura o ícone e arrasta para cima.
EFG
Remover o QuickOffice? Root + Titanium Backup. Não me responsabilizo por cgds alheias.
Fer
A Google seguiu o caminho mais lógico e torna os aplicativos mais específicos, tirando a capacidade de edição do app do drive e deixando a cargo do QuickOffice, agora ela "mata" o QuickOffice, mas, até onde entendi, vai continuar tudo na mesma, a edição de documentos ficará a cargo do Google Docs (anunciado na I/O), não do Drive, ela só resolveu simplificar as marcas (afinal, a reformulação do QuickOffice já tinha tornado ele um mero Google Docs, já que era impossível usa-lo sem o Drive).
Leonardo Domingues
Era a suíte que mais usava, uma pena.
macedo.andre
Fabio Honório, você não consegue desinstalar, porque, ele vem nativo no kitkat... Na realidade você apenas desativa ele.... Na próxima versão ele não virá....
Fabio Honório
Obrigado pela resposta macedo.andre.
Fabio Honório
Obrigado pela resposta macedo.andre.
Kim Pegorini
acho que em config/aplicativos tu encontra como desativar ele...
Felipe Mesquita Ramos
Tem que falar que as funcionalidades do Quickoffice (ler e editar arquivos do office praticamente) vão pro pacote de apps do Google Drive: Documentos, Planilhas e Slides; além de um motor nativo de leitura de .pdf na proxima versão do android. Ou seja, ninguem vai ficar sem opção.
Fabio Honório
Como faço para desinstalar o QuickOffice? A Google descontinuou também o botão desinstalar no Nexus 5... s...no meu Galaxy Tab deu para desinstalar normal.