Início » Demais assuntos » Descansem em paz, TVs de plasma

Descansem em paz, TVs de plasma

Paulo Higa Por
Samsung vai parar de fabricar TVs de plasma em novembro

Samsung vai parar de fabricar TVs de plasma em novembro

No ano passado, a Panasonic anunciou que estava saindo do mercado de TVs de plasma para se dedicar ao OLED. Agora, outra gigante tomou a mesma decisão: a Samsung confirmou que sua produção de TVs de plasma chegará ao fim em 30 de novembro. Mais um prego no caixão da tecnologia, que recebeu muita propaganda negativa por causa dos problemas que afetavam os primeiros modelos.

O motivo oficial para a decisão da Samsung é o que nós já sabemos: a demanda por TVs de plasma despencou, portanto, a coreana pretende focar seus esforços em TVs de tela curva e com resolução 4K. Um estudo recente da NPD DisplaySearch mostra que as vendas das TVs de plasma (PDP), que nunca foram muito altas, estão tendendo a zero (mesmo em 2011, elas respondiam por apenas 6% das vendas):

Previsão de vendas das TVs CRT, LCD e plasma (em milhões de unidades). TVs LED nada mais são do que LCDs com backlight de LED, então entram na mesma categoria.

Previsão de vendas das TVs CRT, LCD e plasma (em milhões de unidades). TVs LED nada mais são do que LCDs com backlight de LED, então entram na mesma categoria.

A situação não é diferente no Brasil, onde as TVs de LCD dominam o mercado, com 83,1% das vendas de TVs no primeiro semestre de 2013, de acordo com a GfK. Plasma? Só 5%, o que é até compreensível, já que Panasonic e Samsung raramente destacam suas TVs de plasma topo de linha no Brasil, direcionando o marketing (e as vendas) para as TVs de LCD, mais acessíveis, mais baratas de se produzir e com margens de lucro superiores.

As TVs de plasma costumam ser melhores que as LCD em vários aspectos, especialmente em saturação, tempo de resposta e contraste, e elas normalmente aparecem no topo das recomendações de entusiastas: o Wirecutter, por exemplo, afirma que a melhor TV para se comprar hoje é justamente uma de plasma da Samsung, a F8500. Mesmo assim, entre o público em geral, elas nunca foram bem sucedidas. Por quê?

Talvez, o principal motivo seja o grave problema que afetava os primeiros modelos: objetos estáticos, como a marca da emissora, o placar do jogo de futebol ou faixas pretas em imagens 4:3, marcavam permanentemente a tela, em um problema conhecido como burn-in. Esse defeito também existia nas TVs CRT e LCD, mas em uma escala muito menor. Hoje, o burn-in permanente no plasma é coisa do passado. Mas quem vai arriscar seu suado dinheirinho?

Burn-in permanente em uma TV de plasma antiga (Foto: Wikipédia)

Burn-in permanente em uma TV de plasma antiga (Foto: Wikipédia)

Outras duas desvantagens do plasma em relação ao LCD também dificultaram a popularização. Por terem painéis frontais de vidro, as TVs de plasma emitem mais reflexos que as LCD, que trazem filtros polarizadores e anti-reflexos na frente do vidro, o que reduz o problema. Além disso, o plasma consome mais energia que o LCD — não é o suficiente para gerar uma conta de luz monstruosa, mas é o suficiente para afastar consumidores.

Com duas grandes fabricantes saindo do mercado, as TVs de plasma devem desaparecer totalmente do mercado nos próximos anos. Ainda sobrou a LG, mas não se surpreenda caso ela também decida parar de produzir essas TVs em breve: a sul-coreana também está investindo bastante em TVs OLED, Ultra HD e de tela curva.

Portanto, se você tem e gosta da sua TV de plasma, cuide bem dela: é pouco provável que você consiga comprar outra no futuro. E se as TVs de LCD não lhe agradam, talvez a resposta esteja nas TVs OLED — mas isso só daqui a alguns anos, já que elas ainda estão absurdamente caras.

Com informações: CNETFolha de S.PauloHDTVtestManual do UsuárioReuters.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Franco
é uma pena, tv de plasma tem a melhor imagem... uma plasma full hd entao nem se fala.. imagina se fizessem de plasma 4k... tvs pra mim só de plasma.. agora infelizmente vou ter q abandonar quando existirem aparelhos e conteudos em 4k.. ja q plasma nao tem suporte
Leandro Alves Calegalim
A, mais um detalhe, quem tem as TVs de LCD de grandes polegadas, olhem na etiqueta atras da TV, e me diga se o que ela consome é econômico. Elas usam um absurdo de consumo, conversa fiada para bobalhões que TV LCD são econômicas...
Leandro Alves Calegalim
Esse gráfico só mostra que o consumidor é burro, mas burro mesmo, e que os fabricantes são mais que espertos, pois se empurram garganta abaixo uma tecnologia podre de imagem que as LCDs exibem, que você só enxerga bem a imagem se ficar no centro da tela, É CLARO que vai fazer com que parem de fabricar as plasmas. Eu felizmente ou infelizmente tive a oportunidade de acompanhar as Tvs CRT "Tubo", as plasmas e LCDs, e na MINHA OPINIÃO, só lamento de verdade pelo fim das TVs de tubo e plasma, em termos de QUALIDADE e DURABILIDADE. Se os consumidores fossem exigentes, vamos citar igual antigamente, que não se levam por tela curvas, tela que coloca na bunda, coloca no teto, na privada, 8, 30.000 k...e lá vai... os fabricantes estenderiam e aprimorariam as tecnologias de qualidade. Mas fazer o que, como só a minoria a qual pertenço enxerga esses erros, só tenho a lamentar nesses murais de comentários. Boa sorte pessoal com as LCD ultra hiper avançada tela preta que é cinza HD 8k......
Jeff Sousa
Na verdade, as TV plasma de ponta tinham alguns truques pra evitar o burn in, ou vinham com amaciador interno, mas a maioria das populares mantiveram o problema do burn in por muito tempo, por isso a má fama.
Jeff Sousa
Todo display pode sofrer burn in, porém, enquanto a Plasma sofre desse efeito com apenas alguns minutos de utilização, os LCD e os CRT precisam de muito mais tempo pra isso acontecer. Burn in em LCD e CRT só ocorre em estabelecimentos, pois o display fica exibindo a mesma coisa indefinidamente (no caso de uma lanchonete, os preços ficam lá, estáticos pelo dia inteiro). Em casa é impossível, pois a imagem não fica num padrão "eterno" e os logos de emissora não tem contraste o suficiente pra marcar o display (além do fato da pessoa trocar de canal...).
Raul Amoretti de Souza
Para quem quer ver que o consumo de uma plasma tb não é alto... http://www.htforum.com/vb/showthread.php/172248-Review-Samsung-Plasma-3D-PL51D490-2011-%28-Review-com-fotos-3d-e-com-testes-reais-de-consumo-%29
Raul Amoretti de Souza
Cláudio Schilling Aqui tem um review completo da minha Plasma atual! Com medidas de consumo! Serio! Digo que é mito o consumo de "chuveiro"... http://www.htforum.com/vb/showthread.php/172248-Review-Samsung-Plasma-3D-PL51D490-2011-%28-Review-com-fotos-3d-e-com-testes-reais-de-consumo-%29
Cláudio Schilling
Assino em baixo, plasma sempre. LCD/LED não tem preto, tem cinza escuro. Licho!
Cláudio Schilling
Assino em baixo, plasma sempre. LCD/LED não tem preto, tem cinza escuro. Licho!
Raul Amoretti de Souza
As de plasma são as melhores sem dúvida! Não sei o porque de matá-las!!! Vou comprar minha última plasma e esperar as OLEDs, pois LED/LCD não dá!
Rodrigo Matias Silva
Tem um problema, uma TV OLED de 60" vai custar no mínimo uns 7~8 mil reais, deveriam primeiro baratear as OLED pra retirar as de Plasma
Gabriel Menossi Suriano
Tremenda burrice, mas enfim...
Pedro Machado
Minha TV de Plasma da LG esquenta e MUITO. Parece até que tenho uma lareira na sala.
EFG
Se não me engano LCD também pode sofrer com burn-in, não é tão frequente quanto as antigas plasma, mas pode sim ter o problema. Eu prefiro as TV com painel IPS e led backlight.Tem uma boa qualidade de imagem, não é perfeita. Mas ainda sim é anos luz a frente das com painel TN+F e Catodo Frio.
Cleber Gomes da Silva
Falou pouco e falou bonito! Infelizmente o povão vai pela mais econômica, tela fina e ainda acha que as imagens das telas não tem diferença...
Marcos Dias Meneghel
Sério que o efeito Burn-In não existe mais? Lembro que se falava MUITO desse efeito a alguns anos atrás. Mas NUNCA ouvi falar que os modelos mais novos não tinham esse problema. Não é uma informação muito espalhada. Talvez por isso afastou tanto possíveis consumidores. u.u
Railan Barbosa
Comprei uma Plasma LG há quase 4 anos, e foi a melhor compra de TV de anos. Quando comparo a LCDs da grande maioria dos meus amigos, é fácil ver a superioridade do contraste da Plasma. Não me arrependo nem um pouco, agora é torcer para ela durar mais pelo menos uns 6 anos para trocar por uma tecnologia futura e melhor. =]
Shaka00
Tenho TV de Plasma e sei que a diferença superior ao led é gritante. Espero que com isso caia os preços das TVs de Plasma no Brasil o quanto antes.
Paulo Higa
Acho que esse salto absurdo no tamanho das TVs OLED é só uma questão de segmentação de mercado. TV OLED ainda é muito cara, então é natural que o público sejam pessoas de maior poder aquisitivo. Pessoas com maior poder aquisitivo vão querer TVs com telas maiores, então vamos entregar isso a elas. Quando o OLED baratear e começar a se popularizar, provavelmente veremos TVs de tamanhos menores. A LG diz que os preços do OLED vão se equiparar aos do LCD em 2016. Em uma nota relacionada, a LG tem uma TV OLED de 55 polegadas, aquela de tela curva. :-)
Josiel Henrique
não gosto de LEDs-LCDs, parecem quadros de museu aquelas merdas pixeladas :/
trovalds
Belo texto elucidando o que "matou" a tecnologia. Só não tenho plasma aqui em casa porque telas menores que 42" em plasma praticamente não existem (a nível mundial) e esse tamanho pra mim é exagero. Agora é esperar o OLED chegar em tamanhos menores e finalmente pensar em migrar da minha 32" LCD. Aliás, tá aí uma boa questão pra uma discussão: os painéis OLED sofriam da barreira do tamanho e as primeiras telas que chegaram ao mercado eram de 11". De repente, conseguiram ultrapassar essa barreira, mas só que exageraram na mão e já pularam pras 84". Porque não trazer tamanhos menores? E, não menos importante: será que os tamanhos menores vão chegar em um futuro próximo?
Paulo Higa
A informação que eu tenho é justamente o contrário: LCD é mais suscetível a dead pixels que o plasma. Mas agora não tenho nenhum estudo confiável em mãos. :-P
RadiaLista PauLinho
sempre fui fã do plasma, não sei por que rsrs
Rodrigo Almeida
Dependendo do lugar que uma TV de plasma fica posicionada em uma sala, por exemplo, o reflexo é uma das coisas mais chatas.
Frank Vinnicyus
Dizem que plasma também tem muito problema de pixel morto, procede?
Luis Henrique Torres Bigode
Eu só fujo das Plasmas por conta do reflexo. Nem sei o quão ruim é comparado a LCD, mas como a TV aqui em casa fica perto da janela optei pela LCD.
Junior Carvalho
Mais um motivo para não comprar. Vai sair de linha.
Aparecido Barbosa
Aqui praticamente jaz uma tecnologia excelente,em prol do capitalismo,sim,pq TVs de plasma (a meu ver) conseguem ser muito superiores a modelos equivalente de LCD(leia-se LED) e por um custo muitas vezes menor,como a propria PL8500 que surra qualquer TV LCD disponivel no mercado hoje,e tem um custo até menor que outras TVs de 60~65" No caso da Samsung Sair do mercado,honestamente não fará falta,tendo em vista que em pleno 2014,ela vende Plasmas de 43 e 51" com resolução EDTV(480p),isso sim a meu ver ,é chamar o consumidor de trouxa,OU já era uma estratégia de marketing para queimar a tecnologia,barateando custos, e vendendo um produto inferior,se comparado com sua maior concorrente LG ,que vende produtos de tamanho equivalentes,mais com uma resolução HD(720p) pelo mesmo valor,ou até mais barato nos modelos de entrada Infelizmente só sobra a LG(por enquanto),que também tem ótimas plasmas,mais se ela continuar,podem ter certeza que os valores vão subir devido ao monopólio ,uma pena ....o jeito vai ser eu cuidar muito bem das minhas,pq honestamente,ainda não engulo a tecnologia LCD para TVs (eu tenho as 3 tecnologias em casa.. CRT,Plasma,LCD e LED/LCD)
Jean Franco
É uma pena, sou apaixonado pelo plasma, acho muito superior ao LCD atual. Talvez o OLED tome o lugar dele em qualidade, mas em preço via matar. :/
Felipe Amorim
Eu tenho uma TV de plasma da LG, nada a reclamar. Na época o vendedor explicou exatamente isso que está na matéria: Vendas baixas porque as pessoas simplesmente tinham medo de comprar uma tv de plasma. Mas pelo menos isso fez o preço abaixar =D A minha única reclamação é o reflexo que realmente atrapalha em alguns casos.
Danilo Bianchi Avenoso
A ignorância em geral matou as plasmas.
Guilherme MacLeod
Só a vantagem de ter um excelente contraste, uma fantástica taxa de atualização e uma tela gigante por um preço muito menor já seria suficiente pra deixa a tecnologia de plasma na frente de todas as outras. Mas o burn-in matou o plasma. Até hoje as pessoas não comprar TV de plasma pq "é ruim" (não sabem dizer o q é ruim, mas mesmo assim dizem).
Raphael Bonelli
Inclua na lista dos inimigos do Plasma os vendedores dos grandes magazines, treinados para mentir e desinformar sobre a tecnologia Plasma para vender as TVs de LCD e LED, mais baratas de produzir, piores e com preços mais caros. Chegou-se ao ponto em que um vendedor do Ponto Frio me chamou de "idiota" e "muito burro" por fazer questão de uma TV de Plasma.
Leonardo Domingues
A TV da sala em casa é um Plasma da Panasonic e comprei por opção, é uma excelente TV.