Início » Demais assuntos » Descansem em paz, TVs de plasma

Descansem em paz, TVs de plasma

Paulo Higa Por
Samsung vai parar de fabricar TVs de plasma em novembro

Samsung vai parar de fabricar TVs de plasma em novembro

No ano passado, a Panasonic anunciou que estava saindo do mercado de TVs de plasma para se dedicar ao OLED. Agora, outra gigante tomou a mesma decisão: a Samsung confirmou que sua produção de TVs de plasma chegará ao fim em 30 de novembro. Mais um prego no caixão da tecnologia, que recebeu muita propaganda negativa por causa dos problemas que afetavam os primeiros modelos.

O motivo oficial para a decisão da Samsung é o que nós já sabemos: a demanda por TVs de plasma despencou, portanto, a coreana pretende focar seus esforços em TVs de tela curva e com resolução 4K. Um estudo recente da NPD DisplaySearch mostra que as vendas das TVs de plasma (PDP), que nunca foram muito altas, estão tendendo a zero (mesmo em 2011, elas respondiam por apenas 6% das vendas):

Previsão de vendas das TVs CRT, LCD e plasma (em milhões de unidades). TVs LED nada mais são do que LCDs com backlight de LED, então entram na mesma categoria.

Previsão de vendas das TVs CRT, LCD e plasma (em milhões de unidades). TVs LED nada mais são do que LCDs com backlight de LED, então entram na mesma categoria.

A situação não é diferente no Brasil, onde as TVs de LCD dominam o mercado, com 83,1% das vendas de TVs no primeiro semestre de 2013, de acordo com a GfK. Plasma? Só 5%, o que é até compreensível, já que Panasonic e Samsung raramente destacam suas TVs de plasma topo de linha no Brasil, direcionando o marketing (e as vendas) para as TVs de LCD, mais acessíveis, mais baratas de se produzir e com margens de lucro superiores.

As TVs de plasma costumam ser melhores que as LCD em vários aspectos, especialmente em saturação, tempo de resposta e contraste, e elas normalmente aparecem no topo das recomendações de entusiastas: o Wirecutter, por exemplo, afirma que a melhor TV para se comprar hoje é justamente uma de plasma da Samsung, a F8500. Mesmo assim, entre o público em geral, elas nunca foram bem sucedidas. Por quê?

Talvez, o principal motivo seja o grave problema que afetava os primeiros modelos: objetos estáticos, como a marca da emissora, o placar do jogo de futebol ou faixas pretas em imagens 4:3, marcavam permanentemente a tela, em um problema conhecido como burn-in. Esse defeito também existia nas TVs CRT e LCD, mas em uma escala muito menor. Hoje, o burn-in permanente no plasma é coisa do passado. Mas quem vai arriscar seu suado dinheirinho?

Burn-in permanente em uma TV de plasma antiga (Foto: Wikipédia)

Burn-in permanente em uma TV de plasma antiga (Foto: Wikipédia)

Outras duas desvantagens do plasma em relação ao LCD também dificultaram a popularização. Por terem painéis frontais de vidro, as TVs de plasma emitem mais reflexos que as LCD, que trazem filtros polarizadores e anti-reflexos na frente do vidro, o que reduz o problema. Além disso, o plasma consome mais energia que o LCD — não é o suficiente para gerar uma conta de luz monstruosa, mas é o suficiente para afastar consumidores.

Com duas grandes fabricantes saindo do mercado, as TVs de plasma devem desaparecer totalmente do mercado nos próximos anos. Ainda sobrou a LG, mas não se surpreenda caso ela também decida parar de produzir essas TVs em breve: a sul-coreana também está investindo bastante em TVs OLED, Ultra HD e de tela curva.

Portanto, se você tem e gosta da sua TV de plasma, cuide bem dela: é pouco provável que você consiga comprar outra no futuro. E se as TVs de LCD não lhe agradam, talvez a resposta esteja nas TVs OLED — mas isso só daqui a alguns anos, já que elas ainda estão absurdamente caras.

Com informações: CNETFolha de S.PauloHDTVtestManual do UsuárioReuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vanderclayson Osório

A tela do meu Galaxy S8 apresentou burn in, não é exclusividade do plasma não.

Lucas Franco
é uma pena, tv de plasma tem a melhor imagem... uma plasma full hd entao nem se fala.. imagina se fizessem de plasma 4k... tvs pra mim só de plasma.. agora infelizmente vou ter q abandonar quando existirem aparelhos e conteudos em 4k.. ja q plasma nao tem suporte
Marcel Nunes

Quanta BESTEIRA, sobre esses detalhes das TVs' que ninguém consegue sequer, perceber. Viva o LCD, assisto os filmes em HD e nao tem nada melhor, com as telas curvas, agora acessiveis, ficou melhor ainda. Então esse papo furado de preto que vira cinza., angulo curto, não tem nada a ver. Ha uns poucos anos a humanidade saiu da TV de tubo e ninguem morria por ter uma imagem de baixa definição. Éb muito mi.mi.mi desse povo que se acha o rei da cocada e sabe tudo de eletronica. Vou comprar uma tela curva e quando o OLED ficar mais barato, compro. MAs ficar nessa choradeira de que minha TV não mostra um preto infinito, é falta do kifa sim senhor....:):):)

Leandro Alves Calegalim
A, mais um detalhe, quem tem as TVs de LCD de grandes polegadas, olhem na etiqueta atras da TV, e me diga se o que ela consome é econômico. Elas usam um absurdo de consumo, conversa fiada para bobalhões que TV LCD são econômicas...
Leandro Alves Calegalim
Esse gráfico só mostra que o consumidor é burro, mas burro mesmo, e que os fabricantes são mais que espertos, pois se empurram garganta abaixo uma tecnologia podre de imagem que as LCDs exibem, que você só enxerga bem a imagem se ficar no centro da tela, É CLARO que vai fazer com que parem de fabricar as plasmas. Eu felizmente ou infelizmente tive a oportunidade de acompanhar as Tvs CRT "Tubo", as plasmas e LCDs, e na MINHA OPINIÃO, só lamento de verdade pelo fim das TVs de tubo e plasma, em termos de QUALIDADE e DURABILIDADE. Se os consumidores fossem exigentes, vamos citar igual antigamente, que não se levam por tela curvas, tela que coloca na bunda, coloca no teto, na privada, 8, 30.000 k...e lá vai... os fabricantes estenderiam e aprimorariam as tecnologias de qualidade. Mas fazer o que, como só a minoria a qual pertenço enxerga esses erros, só tenho a lamentar nesses murais de comentários. Boa sorte pessoal com as LCD ultra hiper avançada tela preta que é cinza HD 8k......
Jeff Sousa
Na verdade, as TV plasma de ponta tinham alguns truques pra evitar o burn in, ou vinham com amaciador interno, mas a maioria das populares mantiveram o problema do burn in por muito tempo, por isso a má fama.
Jeff Sousa
Todo display pode sofrer burn in, porém, enquanto a Plasma sofre desse efeito com apenas alguns minutos de utilização, os LCD e os CRT precisam de muito mais tempo pra isso acontecer. Burn in em LCD e CRT só ocorre em estabelecimentos, pois o display fica exibindo a mesma coisa indefinidamente (no caso de uma lanchonete, os preços ficam lá, estáticos pelo dia inteiro). Em casa é impossível, pois a imagem não fica num padrão "eterno" e os logos de emissora não tem contraste o suficiente pra marcar o display (além do fato da pessoa trocar de canal...).
Raul Amoretti de Souza
Para quem quer ver que o consumo de uma plasma tb não é alto... http://www.htforum.com/vb/showthread.php/172248-Review-Samsung-Plasma-3D-PL51D490-2011-%28-Review-com-fotos-3d-e-com-testes-reais-de-consumo-%29
Raul Amoretti de Souza
Cláudio Schilling Aqui tem um review completo da minha Plasma atual! Com medidas de consumo! Serio! Digo que é mito o consumo de "chuveiro"... http://www.htforum.com/vb/showthread.php/172248-Review-Samsung-Plasma-3D-PL51D490-2011-%28-Review-com-fotos-3d-e-com-testes-reais-de-consumo-%29
Cláudio Schilling
Assino em baixo, plasma sempre. LCD/LED não tem preto, tem cinza escuro. Licho!
Cláudio Schilling
Assino em baixo, plasma sempre. LCD/LED não tem preto, tem cinza escuro. Licho!
Raul Amoretti de Souza
As de plasma são as melhores sem dúvida! Não sei o porque de matá-las!!! Vou comprar minha última plasma e esperar as OLEDs, pois LED/LCD não dá!
Rodrigo Matias Silva
Tem um problema, uma TV OLED de 60" vai custar no mínimo uns 7~8 mil reais, deveriam primeiro baratear as OLED pra retirar as de Plasma
Gabriel Menossi Suriano
Tremenda burrice, mas enfim...
Pedro Machado
Minha TV de Plasma da LG esquenta e MUITO. Parece até que tenho uma lareira na sala.
Exibir mais comentários