Início » Telecomunicações » Você poderá cancelar telefone, internet e TV sem passar por atendentes a partir desta terça-feira

Você poderá cancelar telefone, internet e TV sem passar por atendentes a partir desta terça-feira

Emerson Alecrim Por

Cancelar assinatura de TV paga, acesso à internet ou telefone não deverá mais ser um exercício de paciência: nesta terça-feira (8), entra em vigor aquele regulamento da Anatel que obriga as operadoras a permitirem o cancelamento de serviços de telecomunicações pela internet ou por atendimento telefônico eletrônico.

Trata-se da Resolução nº 632, de 7 de março de 2014, que visa melhorar vários aspectos do tratamento dado aos clientes pelas operadoras. O foco no cancelamento de serviços não é surpresa: dificuldades para encerrar assinaturas de telefonia fixa ou móvel, acesso à internet e TV estão entre as principais queixas dos consumidores em relação ao setor.

De fato, é difícil encontrar alguém que já não tenha “sofrido” para cancelar estes serviços: atendimento demorado no SAC, transferência para vários atendentes, ligações que caem no meio do procedimento e excesso de burocracia são problemas conhecidos pela maioria dos clientes das empresas de telecomunicações atuantes no Brasil.

Com o novo regulamento, o usuário poderá ligar para o serviço de atendimento da operadora e efetuar o cancelamento de maneira eletrônica, isto é, utilizando apenas as opções numéricas do menu (aperte X para isso, aperte Y para aquilo e assim por diante), sem necessidade de falar com um atendente para completar o procedimento.

Se a chamada cair durante o atendimento, caberá à operadora retornar a ligação ao cliente logo em seguida e não mais o contrário, como acontece até agora.

O consumidor também deverá ter a opção de cancelar o serviço pelo site da operadora, embora possa ter que dedicar algum tempo para habilitar esta forma de acesso se ainda não o tiver feito, obviamente.

antenas vivo

Independente da forma de acesso, a operadora deverá informar ao cliente, além do número de protocolo, se há alguma multa a ser paga pela rescisão ou o valor da fatura proporcional aos dias em que o serviço tiver sido prestado.

O prazo para cancelamento não deverá ser maior que 48 horas após a solicitação. A operadora poderá contatar o consumidor para oferecer descontos ou benefícios adicionais à sua assinatura para tentar mantê-lo como cliente, mas somente dentro deste período.

Outras regras

A Resolução nº 632 prevê ainda as seguintes obrigações:

Créditos para celular pré-pago: as operadoras não podem mais oferecer recarga com validade menor que 30 dias. Além disso, o consumidor deverá contar com opções de crédito com validades de 90 e 180 dias;

Promoções para clientes novos e antigos: é comum encontrar promoções que só valem para clientes novos. A partir de agora, as operadoras não poderão fazer este tipo de distinção, ou seja, estas ofertas valerão tanto para novos usuários quanto para antigos;

Contestação de cobranças: quando o consumidor questionar uma cobrança, a operadora deverá respondê-la em até 30 dias. Se não o fizer dentro do prazo, a empresa deverá corrigir a fatura automaticamente ou, se o pagamento já tiver sido feito, devolver o valor questionado em dobro. O cliente poderá questionar faturas com até três anos de emissão;

Transparência: as operadoras deverão ser claras quanto às condições de seus serviços no ato da contratação. Duração de promoções, multa de rescisão, prazo para instalação de serviços e velocidade mínima de acesso à internet são exemplos de informações que deverão ser repassadas de maneira clara e organizada.

Segundo a Anatel, estas obrigações passam a valer a partir desta terça-feira para todas as operadoras que possuem mais de 50 mil clientes. Há ainda outras regras, mas elas têm prazos de implementação que vão de 120 dias a 18 meses a partir da data de publicação do regulamento (7 de março de 2014).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Johnny Welton
3 anos se passaram e essa opcao ainda nao fica clara no site da net, depois de procurar muito so tem a opcao de cancelar o plano todo e nao funciona
Vinicius Novaes
Mais uma lei que não pegou, acabei de tentar cancelar a minha Vivo TV só que o meu contrato possui "características especiais" então tenho que passar pelo atendente...haha, isso é Brasil, as empresas estão cagando e andando para as leis!
Jota Oliver
conseguiu?
Doralice Costa
Vou testar isso amanhã, quero cancelar uma tv paga
Igor Teixeira Da Silva
Sou assinante da NET de Niterói, e continua a mesma diferenciação entre valores de planos para CLIENTES NOVOS e ANTIGOS. E o pior que isso se encontra bem explícito no site da operadora. Abrirei uma reclamação no site da ANATEL para ver se consigo os mesmos benefícios de clientes novos.
Leonardo Rosa
Já tentei fazer um cancelamento de serviço da GVT e para qualquer opção selecionada é exibida uma mensagem avisando que a funcionalidade não está permitida e solicita contato telefônico.
Bruno Gross
Nos sites da Vivo existe a opção de cancelamento eletrônico mas ele está indisponível. No site da Net eu não achei. Se a Anatel não multar, essa porra nunca vai funcionar
Vagner Alexandre Abreu
E disso que falo
Vagner Alexandre Abreu
Diego Roldão Moura não sabe interpretar piada irônica não?
Diego Roldão Moura
Vagner Alexandre Abreu isso é troca de moeda ou mudança de plano econômico, sei lá. Se fosse por validade quando o Dólar, o Euro e o Iene vão ser trocados?
William Oliveira
Victor Mauricio Ai te ligam começa tudo de novo, e fica num loop
Antonio Carlos
As operadoras não são bobas. Pra você falar com preço promocional por 30 dias, você tem que recarregar no mínimo 25 reais por mês. Ai passa o mes, se você não usar o credito todo, você tem que fazer outra recarga de 25 reais, pra continuar falando com tarifas promocionais, senão teu credito não dura nada.
João Helio
Captei agora hehehe. Vlw mesmo hein.
Vagner Alexandre Abreu
Se dinheiro não tivesse validade, pagaríamos com contos de réis =p
Vagner Alexandre Abreu
Thiago Oliveira Santos o ruim é em casos como o meu, onde o celular mais recebe do que liga. Claro que com custos de telefone mais baixos, eu ligaria mais, porém já me "mal acostumei". Outra: uma das linhas minhas recebe bônus por ligação recebida. Gastava em torno de 20 reais por mês com cada operadora, até menos. Só que até entendo. Como dito em outro comentário, as empresas tem que se sustentar também. E 5 reais por mês é pouco para ajudar nisso.
Exibir mais comentários