Início » Aplicativos e Software » Uh-Oh! O ICQ não está de volta: ele sempre esteve aí, mas ninguém se importava

Uh-Oh! O ICQ não está de volta: ele sempre esteve aí, mas ninguém se importava

Paulo Higa Por

Uh-Oh! Lembra daquele saudoso alerta que o ICQ tocava quando você recebia uma nova mensagem? Hoje de manhã fomos surpreendidos com as notícias de que o ICQ, mensageiro instantâneo que surgiu em 1996 e fez muito sucesso no início da década passada, está de volta. Como assim? Ele ressurgiu das cinzas? Não, não é nada disso. Na verdade, o ICQ nunca morreu.

O ICQ atualizou recentemente seus aplicativos para Android e iOS, e isso só foi recebido com surpresa no Brasil porque as pessoas não lembravam que ele ainda existia. O mensageiro possui aplicativos para as duas plataformas há anos e estava presente no morto Windows Mobile desde 2009. Também havia um aplicativo em Java, feito para celulares mais simples, que (olha só!) tinha integração com o chat do Facebook.

icq

Apesar de não ter chegado tarde nos smartphones, ele não conseguiu pegar a onda de aplicativos como o WhatsApp: a Mail.Ru, atual dona do ICQ, afirma em um relatório que o mensageiro possuía 11 milhões de usuários ativos mensais em dezembro de 2013, bem pouco para um serviço que havia atingido a marca de 100 milhões de contas em 2001, quando o ICQ ainda era da America Online. Um dos poucos países onde o ICQ ainda é relevante é a Rússia, onde há inclusive vendas de UINs.

E o que o ICQ tem de bom? Basicamente, tudo o que os outros mensageiros já têm: você pode enviar mensagens de texto para seus contatos, e é possível anexar fotos ou mensagens de voz. Também dá para fazer uma chamada em vídeo. Um recurso interessante é a possibilidade de enviar SMS grátis, mas, como informa o próprio ICQ, isso só funciona com algumas operadoras da Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão e mais alguns países.

Em 2012, lemos notícias de que o ICQ estava de volta. Em 2014, estamos dizendo novamente que o ICQ está de volta. Se tudo correr como manda o roteiro, o ICQ será novamente esquecido na semana que vem, receberá uma versão nova em 2016 para tentar reconquistar sua relevância em outros países longe da Rússia e, novamente, todos falaremos sobre a "volta" do ICQ.

Uh-Oh!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@
Pois é o whatsapp copiou os outros mensageiros e muito mau copiado diga-se de passagem, já que não tem o que o ICQ tem como video conferência, emoticons (stickers) e transferência de qualquer tipo de arquivo. Ele nunca morreu, sempre existiu o problema é que as pessoas pararam de usar por puro modismo e o que o que me espanta é mudar para pior, pois o ICQ sempre foi melhor que o MSN (por exemplo).. Ele existe desde a década de 90 e nunca deixou de funcionar, veio se aperfeiçoando ao longo do tempo e recentemente recebeu esse upgrade para a versão 8.0 repleto de recursos e integração completa com o Android (e outros)...
@
Pois é o whatsapp copiou os outros mensageiros e muito mau copiado diga-se de passagem, já que não tem o que o ICQ tem como video conferência, emoticons (stickers) e transferência de qualquer tipo de arquivo. Ele nunca morreu, sempre existiu o problema é que as pessoas pararam de usar por puro modismo e o que o que me espanta é mudar para pior, pois o ICQ sempre foi melhor que o MSN (por exemplo).. Ele existe desde a década de 90 e nunca deixou de funcionar, veio se aperfeiçoando ao longo do tempo e recentemente recebeu esse upgrade para a versão 8.0 repleto de recursos e integração completa com o Android (e outros)...
@
ELVIS SOARES cara eu to em petrolina PE e mandei SMS de graça para São Paulo... Você está fazendo algo errado...
@
Patrick Atrick Trick o que é feice? Face? ah ta... tendi...
Enilton Figueredo Costa
É muito bom e leve, recomendo...
Enilton Figueredo Costa
Mas gente, o ICQ ressurge... Adeus sistema nativo de mensagens do Android, messenger do Facebook e Skype.
O saudosíssimo barulhinho do "Uh! Oh!" sim ele mesmo, está de volta substituindo estes e outros aplicativos e vem com muito mais coisas... Instalando em 3,2,1... o/
@
Pery Silvares Henrique Junior Galera é o seguinte, os meus contatos que já estão com o código da operadora dá erro, mas o que estão o número somente vão. O icq tem q corrigir isto senão vai ser um transtorno ficar tirando o código da operadora de cada contato para poder enviar o sms. Seria bom se o icq permitisse editar o número do contato no próprio aplicativo antes de enviar...
Saul Lima Santos
Pery Silvares Henrique Junior Eu mandei no meu celular android, conectado à rede wifi. Consegui mandar para vivo e claro, selecionando os contatos e enviando uma mensagem.
Romolo Van Halen
Bem se ele tiver o mesmo protocolo que fazia eu conversar com meus amigos mesmo quando conectava a 28.8Kbps no Win 3.11 eu acredito que ele vai ser perfeito para nossas redes 3G
Pery Silvares Henrique Junior
Saul Lima Santos como voce conseguiu? tentei de varias maneiras, pelo celular e pelo computador, e nao consegui enviar pra ninguem. parece que quando clico pra enviar SMS, ele tira o codigo da cidade do numero da pessoa. para qual operadora voce mandou?
Saul Lima Santos
Aqui o sms grátis funcionou para a claro...
Saul Lima Santos
To conseguindo enviar sms de graça aqui... demora um pouco, mas o celular recebeu...
Saul Lima Santos
Esqueceu de dizer que era / é o único dos messengers que tinha/tem um sistema de busca de usuários onde pode-se procurar pessoas por localidade, idade, interesse, idioma, etc e etc. Não conheço nenhum outro messenger com tal característica....
Eduardo Simon
Sim era quase um rival do msn
Joelson Medeiros
Exatamente, postei algo parecido semana passa, até postei o link da notícia, de junho de 2012, quando lançaram essa mesma versão que estão agora festejando, só porque alguém teve a ideia de colocar nos títulos dos posts que ele estava voltando pra competir com o Whatsapp...
Artezanal Decoração
Usei muito o ICQ, lembro que foi criado por dois Israelenses, foi uma revoluçao no Chat on line.
https://www.artezanal.com/
Antonio Fernando
Claro, o Whatsapp é do Face rsrs
Mike Metralha
Por via das dúvidas. Instalei no meu celular... rs
Mas foi uma época linda... Hahaha!
Sergio Lopes
funciona para pc?
Leonardo Caldas
Eu nunca deixei de usar. Tenho amigos europeus e, como bem informa a matéria, o ICQ ainda é bastante usado por lá. Só pra se ter ideia, meu UIN tem 6 dígitos!
EFG
ICQ... meeh, deviam mesmo era arranjar uma forma de reviver o IRC. .____."
Hugo Cardoso
Icq foi morto pelo MSN que foi morto Facebook que tbm matou o Orkut e que convive de boa com o whatsapp
Hugo Cardoso
Icq é o "velho'' whatsapp.
o tabacudo
Só pra avisar que também existe icq oficial para WP8 e W8
Railan Barbosa
Neji Rose Até hj lembro meu ICQ, vou baixar aqui, vlw =D
Mauricio Toczek
Se eu não lembro o UIN e não tenho mais acesso ao e-mail que usava, será que existe alguma chance de eu recuperar meu ICQ que não uso desde 2002?
trovalds
Bons tempos de ICQ. "Morreu" pelas mãos do MSN Messenger, que apesar de tomar o posto não tinha envio de mensagens offline (que o ICQ tinha desde sempre). Legal era ver o povo falando que tinha UIN de 6 e até de 5 dígitos (quanto menos dígitos, mais early adopter e "cool" você era). Eu era contente com meu de 7 dígitos, que por sinal lembro de cor até hoje.
Leandro Soares
SMS de graça na Rússia? Explicado o sucesso por lá... Se tivesse esse recurso aqui, seria o mais utilizado fácil, fácil.
Neji Rose
http://www.icq.com/download/icq/pt
Patrick Atrick Trick
Essa integração com o feice funciona no PC também ? Aliás, tem versão dele pra PC ? vou baixar, não gosto do skype