Início » Antivírus e Segurança » Restaurar as configurações de fábrica no Android não é suficiente para apagar todos os seus dados

Restaurar as configurações de fábrica no Android não é suficiente para apagar todos os seus dados

Paulo Higa Por

Antes de vender, doar ou se desfazer do seu smartphone ou tablet Android, você provavelmente entra nas configurações do sistema e restaura os dados de fábrica, às vezes marcando uma caixinha para que todos os seus arquivos pessoais sejam excluídos. Na teoria, essa operação impede que o próximo dono tenha acesso a algum dado sensível ou constrangedor. O problema é que fazer apenas isso não é suficiente.

Como assim? Bom, você já deve ter ouvido algo semelhante sobre o HD do seu computador. Quando você exclui um arquivo da lixeira, o arquivo não é deletado de verdade: ele é apenas “marcado” como excluído para que aquela área do disco rígido possa ser sobrescrita novamente com outro arquivo. Se não houver sobrescrita de dados, o arquivo pode ser recuperado com os inúmeros softwares de recuperação disponíveis por aí.

android-apagar-dados

Era natural que isso acontecesse nos smartphones e tablets, mas um estudo da Avast, aquela do antivírus, deixou o problema mais claro: eles compraram 20 smartphones Android usados no eBay, usaram uma ferramenta genérica, disponível publicamente (o AccessData FTK Imager), e foram capazes de recuperar mais de 40 mil fotos, 750 emails e SMS, 250 contatos e os dados de identificação de quatro proprietários antigos.

Entre as mais de 40 mil fotos recuperadas, claro que alguma deveria ser potencialmente constrangedora: 250 eram selfies de homens pelados. Não é o tipo de foto que seus donos gostariam que vazasse por aí. E, como muita coisa não apenas da nossa vida, mas também do nosso trabalho, pode passar pelo smartphone, o acesso não autorizado aos dados pode causar prejuízos maiores.

Entre em "Criptografar telefone" e siga as instruções

Entre em “Criptografar telefone” e siga as instruções

Como evitar que o novo dono recupere seus dados, então? Como explica o CNET, o melhor procedimento é o seguinte:

1. Antes de restaurar os dados de fábrica, ative a criptografia no seu dispositivo no menu Segurança, nas configurações do aparelho. Isso fará com que seus dados só sejam acessíveis com uma senha definida por você. Assim, mesmo se os arquivos forem recuperados, será difícil lê-los.

2. Restaure as configurações de fábrica. Graças às inúmeras modificações que nossas queridas fabricantes fazem nos aparelhos, o caminho varia — no Android puro, essa opção está em um menu chamado “Fazer backup e redefinir”. Seu smartphone irá reiniciar e os dados, já criptografados, serão apagados.

Só os dois passos acima já são suficientes. Se você quiser garantir, encha o smartphone de dados inúteis (músicas ou vídeos que você não se importa que outros tenham acesso, por exemplo) para sobrescrever os dados anteriores e repita a etapa 2.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andrea Camara

Restaurei os padrões de fabrica e agora meu tablet não inicializa mais. Não sai da tela do logo. Já tentei inclusive o power + home + volume(+). Existe alguma solução?

086 diego
memória ram fica pouco pior
Carla Gonçalves Faria
Olá boa tarde, as vezes estou digitando no google, facebook e etc... e meu note 2 sai do que eu estava escrevendo e o teclado custa a aparecer é um saco e percebi que a internet nele não pega tão bem quanto no laptop, no note 2 a internet cai o tempo todo, se eu restaurar padrão de fabrica isso resolve, não corre o risco de piorar a situação e meu jogo Hay Day quando eu instalar de novo posso colocar para jogar do nível que eu tava. obs ele caiu no chão de voar a bateria
Mary Luckman
a wiffi do meu moto e aparece o tempo todo que esta ativando e nunca ativa, ja formatei par ver se resolvia o problema e nada aconteceu, continua do mesmo jeito, alguem me ajuda?
Camila Dalmolin
Alguém sabe dizer se a restauração das configuraçoes originais do aparelho apaga os arquivos que ficam como 'rastro' ao instalar e desinstalar apps? Meu celular acusa 100Mb de memória livre, entretanto quando tento instalar um app de 2Mb ele diz que a memória está cheia! Já tentei fazer root de diversas formas e nenhum permitiu acesso a estes arquivos :/ obrigada!
Lucas Corrêa
Eu tenho vontade de fazer isso, mas tenho medo pela questão do desempenho, se ficar lerdo fudeu de vez, não tem como voltar atrás =/
Mauricio Cavalcante
Ele pede o Pin toda vez que liga,em relação ao desempenho. Não altera nada mas o processo é irreversível
Paulo Cerqueira
Abraão Caldas Valeu cara! Era isso mesmo que eu queria saber. Assim que meu aparelho voltar da ass. técnica vou passar a utilizar a criptografia.
Abraão Caldas
Que eu lembre, só ao ligar o aparelho e ao desbloquear a tela , também quando você pluga no pc, só consegue acessar os arquivos se a tela estiver desbloqueada (com pin), recomendo que você também criptografe seu SD, porque muitas fotos acabam indo para lá também.
Paulo Cerqueira
Alguém que use a criptografia dos dados pode me dizer as implicações práticas do procedimento? Chega a ser perceptível a queda de desempenho? há alguma implicação no uso do aparelho no dia-a-dia? O PIN é solicitado só ao ligar o aparelho ou a cada acesso aos dados na memória? Valeu =)