Início » Internet » Está mais rápido sincronizar arquivos pelo Dropbox

Está mais rápido sincronizar arquivos pelo Dropbox

Paulo Higa Por

Sincronizar arquivos entre computadores pela internet é prático, mas a velocidade de upload das conexões faz com que esse processo seja bastante demorado. O Dropbox está tentando tornar a tarefa menos dolorosa com a "sincronização por streaming", que promete diminuir significativamente o tempo necessário — teoricamente, é possível até dobrar a velocidade na sincronização de arquivos grandes.

Como funciona? A explicação parece tão simples que não dá para entender por que não fizeram antes. Antes, seu computador enviava para o Dropbox aquele vídeo gigante de 3 GB e, só depois do demorado upload, outras máquinas começavam a baixar o arquivo. Com a nova técnica, você enviará apenas pequenos blocos de cada vez, que serão imediatamente baixados por outras máquinas. Conexão ativa por mais tempo, velocidade mais alta, todos felizes.

dropbox-streaming-sync

A explicação completa, obviamente, envolve questões mais complexas e pode ser lida no blog do Dropbox. A nova técnica entra em ação sempre que um arquivo for maior que 16 MB e normalmente diminui o tempo necessário para a sincronização de um arquivo em aproximadamente 25%. No cenário ideal, em que o download e upload das conexões são iguais, o ganho de velocidade tende a 100%.

Para aproveitar a nova técnica de sincronização, você precisa baixar a última versão do cliente do Dropbox, que também inclui melhorias nas notificações e novos idiomas. Antes que a sincronização por streaming funcione aí, é necessário que o Dropbox libere o recurso na sua conta — se isso ainda não foi feito, será nas próximas semanas.

Agora só falta diminuir os preços.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

feliperaimo
Me referia a outra matéria, desculpe ;(
feliperaimo
Aê Paulo, mais uma dica sensacional, o link de referência do Metheoro 2.0 também está excelente, show, funcionou comigo, agora vou esperar as 24h pra testar e aviso aqui qualquer coisa ;)
Tiago Celestino
"Agora só falta diminuir os preços.", fake!!
Jose Ronaldo Rossato
boa
Caio Henrique
É uma cópia do BTSync.. E que bom que o Dropbox implementou, porque era uma vantagem do BTSync.
Paulo Higa
A versão 2.10 já está disponível para download. O Dropbox usa o mesmo esquema de numeração de versões que o kernel do Linux usava: 2.6 (estável), 2.7 (experimental), 2.8 (estável), 2.9 (experimental), 2.10 (estável), por isso você usa a 2.8. :-)
trovalds
O correto título seria: "Vai ficar mais rápido...", já que a implementação oficial depende de um update tanto no server como no programa cliente. Segundo o blog, vai ser testado na versão 2.9.x e oficialmente lançado na versão 2.10.x. Atualmente, a versão do cliente (aqui pelo menos) é a 2.8.2. No mais, eles vão fazer algo parecido com o que ocorre com os torrents: a sincronização vai começar já a partir do momento em que os servidores do dropbox sinalizarem que existe(m) arquivo(s) novo(s) a serem compartilhados. Não vou detalhar mais, mas na prática não se vai esperar que um arquivo inteiro seja armazenado no dropbox pra depois disparar a sincronização com as demais máquinas que usam o mesmo compartilhamento.
Alexandre Salau
Torrent, é você? É praticamente a mesma coisa que o BitSync.
Leandro Soares
Estou prevendo que não vai funcionar muito bem no Brasil. Aqui é costume das operadoras de banda larga fazerem Traffic Shaping...
Silvio Ney
Praticamente, os mesmos fundamentos do torrent, né? Aliás, fica um p2p. Mas seguinte, isso seria útil necessariamente para clientes que usam compartilhados com vários outros (empresa).
Jedielson Almeida
Legal... mais um passo rumo à nuvem!