Início » Gadgets » Financie isso: InkCase Plus, uma capinha com tela e-ink para seu smartphone

Financie isso: InkCase Plus, uma capinha com tela e-ink para seu smartphone

Por
5 anos atrás

Você deve se lembrar do YotaPhone, o smartphone feito na Rússia que tem tela de e-ink. Ele foi lançado no fim do ano passado sua principal característica é ter duas telas, uma de LCD e uma e-ink. A principal vantagem da segunda é o baixo consumo de energia: funciona como um e-reader, exibindo informações diversas mesmo que a bateria esteja no fim; ela aguenta dias ligada.

Só que o YotaPhone não foi lançado em muitos países; além da Rússia, alguns países europeus o receberam. É aí que entra o InkCase Plus, que busca virar realidade no Kickstarter.

Como o nome indica, o InkCase Plus é uma capinha para o celular que tem um algo a mais: ela acomoda uma tela e-ink que funciona como segunda tela do smartphone. É como se fosse uma daquelas capinhas que parecem um livro e se tornaram tão comuns nos últimos smartphones topo de linha, mas não apenas permitindo mexer em algumas funções do aparelho e sim com um dispositivo a mais.

Isso quer dizer que, se quiser utilizar só a tela e-ink, é possível separá-la do resto da capinha e levá-la por aí. Na primeira versão do InkCase, não dava: a capinha era rígida e a tela ficava na parte traseira do telefone (como é no YotaPhone).

af7cbc10cecf4ffa2314244888d89e0b_large

Enquanto a vantagem principal é economizar a bateria, há outras que “derivam” disso. O InkCase Plus diminui a necessidade de mexer no seu smartphone para consultar informações porque ele pode armazenar dados; então, é só dar screenshot nas coisas que for precisar e passá-las para a tela de baixo consumo. Isso é bem útil, por exemplo, em viagens: você pode guardar nela sua passagem de avião, mapas e lista de contatos de emergência.

Ela também ganha pontos no que diz respeito à personalização, pois pode exibir imagens escolhidas por você na tela de descanso. E, como utiliza a mesma tecnologia de um e-reader, também dá para ler livros, apesar da tela ser pequena; com uma carga da bateria, ela aguenta até 19 horas contínuas de leitura, segundo seus criadores.

O InkCase Plus ainda mostra notificações de aplicativos e ligações, que podem ser atendidas diretamente dele, e terá uma loja de aplicativos desenvolvidos especialmente para ele. Por fim, também tem o lado fitness: resistente a suor e a mudanças climáticas (novamente, segundo o fabricante), ele consegue rastrear seus avanços nos esportes, dispensando o uso do smartphone para isso.

Para quem quer ajudar a financiar o projeto e levar um InkCase Plus, as cotas começam em 79 dólares, com mais 15 para o frete internacional, e ele será enviado a partir de outubro. Ele já passou da meta de 100 mil dólares arrecadados; na publicação deste post, mais de 111 mil haviam sido investidos e ainda falta 29 dias para o fim da campanha.

Por que é legal? Porque permite que qualquer smartphone ganhe uma segunda tela.

Por que é inovador? Todo mundo já usa uma capinha para proteção no smartphone. Esta dá funções extras para ela, além de ser personalizável e favorecer a economia da bateria.

Por que é vanguarda? Apesar de smartphones com uma tela e-ink não serem novidade, esta é a primeira que pode ser até destacada do conjunto e usada independente do aparelho.

Vale o investimento? Sim. Com o tanto de funções que a InkCase Plus acumula, o custo-benefício dos 79 dólares parece grande; para efeito de comparação, o Kindle mais simples custa 69 dólares.