nokia_lumia_930_range1

Anunciado em abril desde ano, o Windows Phone 8.1 finalmente começou a ser liberado em escala global para aparelhos da Nokia: trata-se da atualização Lumia Cyan, que além desta versão da plataforma, traz algumas novidades exclusivas para os modelos mais recentes da marca.

Até então, somente usuários de aparelhos como Lumia 630 e Lumia 930 tinham acesso aos recursos do Windows Phone 8.1, uma vez que esta versão acompanha os referidos smartphones de fábrica. Para quem usa modelos que rodam o Windows Phone 8, não restava outra coisa a não ser esperar pela novidade (ou utilizar alguma “gambiarra” para obtê-la).

A atualização vale a pena, uma vez que o Windows Phone 8.1 traz recursos que melhoram sensivelmente a experiência de uso, como:

  • Coluna adicional de Tiles: agora é possível dividir a tela de início em três colunas e usar Tiles (aqueles blocos) com mais opções de tamanho;
  • Central de Notificações: arraste a barra do topo da tela para baixo para obter mais detalhes de notificações e acessar rapidamente os recursos mais importantes (simplesmente essencial!);
  • Cortana: a assistente de voz da Microsoft é outro grande atrativo, mas só funciona na versão em inglês da plataforma (a previsão é a de que a Cortana comece a “falar” português somente em 2015);
  • Teclado WordFlow: permite ao usuário escrever no teclado virtual arrastando o dedo entre as letras, no melhor estilo Swype ou SwiftKey.

Outras novidades incluem: Tiles com fundo transparente para permitir o uso de uma imagem como plano de fundo na tela inicial; tela de bloqueio mais personalizável; o app Wi-Fi Sense, que permite ao usuário compartilhar dados de acesso de uma rede Wi-Fi com contatos do Facebook ou Outlook.com; o monitor de consumo de energia Battery Sense e o pacote de ferramentas do Microsoft Office.

No que diz respeito aos recursos exclusivos da linha Lumia, a atualização Cyan traz uma nova galeria de fotos, melhorias no excelente aplicativo Nokia Camera, possibilidade de armazenar apps em cartões microSD, a mais nova versão da ferramenta de edição de imagens Nokia Creative Studio, entre outros.

Três colunas e tela de bloqueio mais personalizável

Três colunas de Tiles e tela de bloqueio mais personalizável

A atualização está sendo liberada de maneira gradativa, contemplando primeiro aparelhos desbloqueados e, posteriormente, unidades associadas a operadoras, de acordo com a Nokia. A disponibilização do update também varia conforme o modelo do dispositivo e o país – nesta página, é possível conferir o status de liberação na América Latina (a tabela referente ao Brasil mostra que somente o Lumia 925 está com o update disponível desde já).

Para descobrir se o seu aparelho já pode ser atualizado, basta ir em “Configurações / Atualização do telefone” ou simplesmente aguardar o sistema exibir a notificação correspondente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique
O meu atualizou o 8.1 Cyan e ficou muito ruim. Trava várias vezes, alguns app demoram uma eternidade para abrir. E olha que nem usei toda a memória e uso cartão SD de 32g pros apps. O meu é o 735. Alguém sabe me explicar isso?
El Catioro

Como se o Android saísse automaticamente para todos os Samsungs do mundo. ¬¬

Jaffindale
Como se o Android saísse automaticamente para todos os Samsungs do mundo. ¬¬
Aphonso Vinicius Garbin
Vale mais a pena instalar o 8.1 pra desenvolvedor ou esperar a atualizaçao automaticamente?
Emanuel Sousa
É, vi algo assim também. Há uma variação de product code (suponho que isso seja algo ligado ao lote), com diferentes firmwares respectivamente. Apenas um deles é o que foi liberado até agora: RM-892 VAR LTA BR CV BLACK (059T5T0), que infelizmente não é o nosso. Tomara que até o fim do mês a atualização chegue.
Guilherme Pereira de Menezes
Pelo que eu andei pesquisando, boa parte dos lumias 925 sem vinculo tem uma versão de firmware que a Nokia considera como lumia 1020 vinculado com a vivo... Bizarro...
Priscila Simões
Também estou aguardando no meu, nada ainda!! Mas vamos aguardar =D
Franklin Santos Santana
Tenho um lumia 925, e queria saber se isso aqui é verdade... muitos devem saber toda atualização do Windows Phone chega “em partes” e não em massa, com uma data oficial. Por essa questão isso deixa os usuários um tanto confuso. Ontem, por exemplo a Nokia começou a liberar a atualização Lumia Cyan que inclusive só chegou no Nokia Lumia 925 sem vinculo com operadora, (eu conseguir atualizar) Contudo, muitos usuários não receberam o update. Novamente a questão da liberação em lotes entra em cena. Veja o que a Microsoftpublicou hoje sobre a atualização no blog “Nokia Conversations”: Baixar imagens Traduzindo: Se você estiver usando o programa “preview for developers” no seu Windows Phone, talvez seja necessário retornar a versão normal já comercializada (Lumia Black/Amber) para que você possa instalar a Lumia Cyan. Mais informações CLIQUE AQUI. O que acontece é que, um exemplo: tenho um Lumia 630 que já vem com o Lumia Cyan daí instalei o preview for developers e me apareceu uma nova atualização ( que pode ser um update para o WP8.1 preview) até aí tudo bem, conseguir instalar normalmente. Já no meu Lumia 925 eu conseguir atualizar para o Lumia Cyan normalmente dia 15 quando foi liberada, só que ontem quando anunciamos aqui sobre esse novo update para o WP8.1 preview deu um erro ao iniciar a instalação e
Thiago Carvalho Petrolini
Exatamente no dia 15 recebi no meu 925. Tive apenas um problema com o WhatsApp, que não recebia as mensagens e ficava mostrando uma mensagem que dizia que o app era incompatível com o 8.1. Resolvi indo nas nas configurações do app e escolhendo o toque para as notificações. Como passe de mágica o app voltou a funcionar e parou de me alertar sobre incompatibilidade. Pode ser útil para alguém :]
Renato Mendes
Esperar parece ser a palavra chave pra quem usa ou pretende usar WP
Abraão Caldas
Igor Costa Eu percebi um monte e voltei para a versão stock, eu reportei vários bugs para a nokia, infelizmente eles são meio burros e não sabem o que é um bug report, fazer o que né....
Igor Costa
Mas essa versão de desenvolvedor recebe atualizações primeiro e também irá receber a Lumia Cyan, como todos os outros. A maior vantagem mesmo é receber atualizações feitas pela Microsoft em primeira mão. Claro que há o risco de ter alguns bugs, mas não muito raros. Eu mesmo não percebi quase bug nenhum no meu.
Vitor Gabriel
Abraão Caldas É que o Alecrim tinha falado que era gambiarra. =P
Nicholas Oliveira Silva
Lucas Guedes: Na página indicada (http://www.nokia.com/global/support/software-update/wp8-software-update/availability-in-latin-america/), se não tiver como "Not available", quer dizer que mais cedo ou mais tarde irá receber (Pelo que eu vi na lista, apenas alguns celulares da Claro em alguns países)
Abraão Caldas
Mas esse ai é o developer preview, agora está saindo a versão final.
Exibir mais comentários